segunda-feira, 7 de setembro de 2009

"JESUS E A MULHER SAMARITANA" JOÃO 4.1-42

Se analisarmos com carinho o começo do capítulo, quase dá a entender que , devido ao que os fariseus tinham ouvido, Jesus ao retirar-se da Judéia, não batizava mais. " O batismo de preparação era serviço de um arauto, não de um rei. O batismo cristão pressupõe a morte e a ressurreição de Cristo.
Cenário e História : Samaria era a principal região do reino do norte de Israel, e ali se situava a capital (1Rs 16.24-29). Por volta de 700 a.C., os assírios conquistaram Samaria e introduziram gente de Babilônia e de outros países pagãos nas cidades de Samaria (2Rs 17.6-24).
Desde essa época os samaritanos se tornaram um povo de sangue misto, resultante do casamento misto, entre pagãos e judeus. A História nos diz que eles tinham o Pentateuco (os cinco livros de Moisés) e adoravam a Deus segundo essa parte do Antigo Testamento.
Todavia, jamais foram reconhecidos pelos judeus como parte do povo de Israel.
Como Jesus ganhava uma alma, como Ele aprofundou a discussão sobre Deus e sobre Ele próprio. A adoração aqui está em foco:
  1. Era um serviço individual e particular. É melhor, às vezes evangelizar um do que mil;
  2. Foi feito por quem estava cansado. Nós, muitas vezes, quando cansados, abandonamos o serviço;
  3. Ele pediu quando quis dar, e assim despertou os melhores sentimentos no coração da mulher: interesse, simpatia, generosidade, proteção;
  4. Ele provocou a curiosidade, instruiu a ignorância, revelou uma possível bem-aventurança v.10. Qual é o dom de Deus? a) o Senhor Jesus mesmo Jo 3.16; b) A vida eterna Rm 6.23; c) O Espírito Santo Jo 7.37-39.
  5. Ele tocou na consciência, referindo-se ao passado v.16. Essas palavra s visavam tocar a consciência dela referindo-se à sua história de imoralidade, a fim de que se arrependesse de seus pecados. Ela havia experimentado o primeiro marido bebendo daquela "água" e não ficou satisfeita. Ela, então, tentou o segundo, o terceiro, o quarto e o quinto marido. Visto que nenhum desses a satisfez, ela estava experimentando outro. A sua troca constante de marido era prova suficiente de que, por mais que bebesse daquela "água", ainda tinha sede.
  6. Ele satisfez o desejo de saber e revelou o que é culto aceitável a Deus. Muitos se preocupam com o lugar do culto, outros com o processo do culto, mas o essencial é o espírito do culto. Podemos então considerar: I) O preparo de um adorador. O homem natural não está em condições de ser a Deus aceitavelmente. Há condições para servir a Deus: a) Uma entrevista com o Salvador. (Este é o empenho e serviço do evangelista: conseguir que seu ouvinte venha achar-se na presença de Cristo.) b) Sentir confiança e liberdade em se abrir com Jesus; c) Uma consciência despertada para julgar todo o seu passado na presença do Senhor; d) Descobrir que é conhecido, mas não condenado pelo Salvador. II) O objetivo de um adorador: ver o Pai revelado em Cristo. Jesus é digno de adoração porque: a) Ele se manifesta em graça para com os mais indignos; b) Ele sabe suprir a nossa mais urgente necessidade espiritual; c) Ele não somente perdoa, mas protege. III) As condições para adorar: " em espírito e em verdade". Aqui se refere à natureza do Deus Trino completo; não se refere meramente ao Senhor Espírito. para adorarmos a Deus, que é Espírito, temos de fazê-lo com nosso espírito, que é da mesma natureza que Ele. Notemos que essas palavras foram dadas a mulher samaritana sobre a necessidade de ela exercitar o seu espírito para contatar a Deus Espírito. Contatar a Deus Espírito com o espírito é beber da água viva, e beber da água viva é prestar a verdadeira adoração. Aqui há necessidade de, exercício espiritual, mas não de uma exibição intelectual ou de uma despesa material com vestimentars incenso, música, etc., conhecimento e apreciação da verdade do Evangelho, tão positivo, tão profundo, que transborda em louvor e adoração. Esse é nosso espírito. Segundo a tipologia, Deus deve ser adorado (a) no lugar por Ele escolhido para sua habitação (Dt 12.5,11,13,14,18). (b) com ofertas (Lv 1-6). O lugar escolhido por Deus para Sua habitação prefigura o espírito humano, onde está a habitação de Deus hoje (Ef 2.22). As ofertas prefiguram a Cristo, que é o cumprimento e a realidade de todas as ofertas com que o povo adorava a Deus. Portanto, quando o Senhor instruiu a mulher a adorar a Deus Espírito em espírito e veracidade, ele quis dizer que ela deveria contatar a Deus Espírito em seu espírito em vez de em determinado lugar, e por meio de Cristo em vez das ofertas. Cristo é a realidade que produz a virtude humana da veracidade. Como Cristo já veio( vv 25,26), todas as sombras e prefigurações já passaram. "Veracidade" aqui, de acordo com o contexto, denota autenticidade e a sinceridade do homem (que são opostas à hipocrisia da adoradora samaritana imoral ) com vistas à verdadeira adoração a Deus. A realidade divina é Cristo (que é a realidade) como realidade de todas as ofertas do Antigo Testamento para a adoração a Deus.
  7. Ele declarou que era o Cristo. O serviço de um adorador é testemunhar do seu Salvador, ainda que isto importe em confissão de que Ele saber "tudo o quanto tenho feito"

Que o Senhor nos ajude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário