terça-feira, 15 de setembro de 2009

" O NETO DO SACERDOTE ELI MORREU? ALGUÉM CHEGA A ESTATURA DE VARÃO PERFEITO? QUEM CHEGA VAI PARA A GLÓRIA?

Pastor João, a paz do Senhor!

Gostaria que o senhor me ajudasse a responder duas perguntas que me fizeram, porém eu não soube responder.
1. O neto do sacerdote Eli morreu ou não na hora do parto? Há alguma referência bíblica sobre isso?
2. Muitas vezes ouvimos alguns pregadores dizerem que quando uma pessoa chega a estatura de varão e varoa perfeitos, Deus os leva para glória. Há algum respaldo bíblico para essa questão?
Conto com a sua ajuda.

Um grande abraço!

Norma!

Olá minha querida irmã Norma. Como vai?

Tentarei responder por parte

1.O neto do sacerdote Eli morreu ou não na hora do parto?

Vamos ver o que diz o texto bíblico:" E sucedeu que, fazendo ele menção da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, ao lado da porta, e quebrou-se-lhe o pescoço e morreu; porquanto o homem era velho e pesado; e tinha ele julgado Israel quarenta anos.19 E, estando sua nora, a mulher de Finéias, grávida, e próxima ao parto, e ouvindo estas notícias, de que a arca de Deus era tomada, e de que seu sogro e seu marido morreram, encurvou-se e deu à luz; porquanto as dores lhe sobrevieram.20 E, ao tempo em que ia morrendo, disseram as mulheres que estavam com ela: Não temas, pois deste à luz um filho. Ela porém não respondeu, nem fez caso disso.21 E chamou ao menino Icabode, dizendo: De Israel se foi a glória! Porque a arca de Deus foi tomada, e por causa de seu sogro e de seu marido."           1Sm 4.19-22

Em primeiro lugar a Bíblia  explica-se, pelos versículos acima acerca das mortes, que:

a) Eli morreu quebrando o pescoço;

b) O filho de Eli, Finéias

c) A sogra de Eli e mulher Finéias

Quanto ao neto de Eli, que nascera mediante a momentos conturbados da história de Israel, o texto diz somente que sua mãe dera-lhe o nome de Icabode = sem glória ou não há glória. As parteiras até avisaram a mãe na tentativa, por assim dizer, de despertar-lhe o espírito, entretanto não foram felizes, a mulher não resistiu tamanha emoção.

Seu filho, Icabode, não morreu após o parto. Pelo menos a Bíblia não faz menção acerca disso.

A referência bíblica é a que já citei acima.

2. Muitas vezes ouvimos alguns pregadores dizerem que quando uma pessoa chega a estatura de varão e varoa perfeitos, Deus os leva para glória. Há algum respaldo bíblico para essa questão?

Vejamos o texto e contexto : "Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo," (Efésios 4 .13)
É NECESSÁRIO LER TODO O CAPÍTULO E OBSERVAR O CONTEXTO
a) Em primeiro lugar, não existe a palavra "varoa";
b)Em segundo lugar, Paulo, neste texto está se referindo a "unidade do Espírito" v.3 e a unidade da  fé" v.13 que são mantidas e aperfeiçoadas quando se aceita  a mensagem proferida pelos apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e doutores;
c) Exige-se crescer na graça, em maturidade espiritual e em Cristo sob todos os aspectos, como também, cheio da plenitude de Cristo e de Deus;
d) Não permanecer como criança, rejeitar os falsos mestres;
e)sustentar e falar com amor a verdade nas Escrituras
f) Andar com verdadeira justiça e santidade.
Precisamos considerar que Paulo está definindo que as pessoas espiritualmente "perfeitas" ou maduras e que possuem a plenitude de Cristo. De fato, ser espiritualmente maduro, significa não ser "meninos", que, instáveis, são facilmente enganados pelas falsas doutrinas e heresias humanas que enganam os"meninos" na fé.
O infantilismo do crente é expressado quando ele tem uma visão e compreensão inadequada das verdades bíblicas e pouca ou nenhuma dedicação a elas.
Respondendo de pronto a pergunta: Deus leva para a glória todo aquele que Ele desejar e quiser levar. Acredito que a fala dos pregadores se refere, por exemplo, ao caso de Enoque que andou com Deus e Deus o tomou para si.Também lembramos de Elias que foi tomado por Deus de forma repentina.
Entendo que quanto mais nos aproximamos de Deus, mais perfeito Ele se torna e mais defeito encontramos em nós mesmos. Quando nos referimos ao fato de chegarmos a estatura de varão perfeito Deus nos toma para glória, é uma forma, talvez mal explicada de dizer que quanto mais próximos de Deus, mais morto para o mundo.
Na realidade quando estamos em Deus através de Cristo, devemos nos considerar mortos para o mundo e vivos para Deus.
Uma coisa posso garantir: Deus não tolera concorrentes!

18 comentários:

  1. Não sou (nem de longe) boa de bíblia e não saberia explicar referida passagem. No entanto, não posso deixar de comentar algo que, na prática, é uma verdade a todo o discípulo de Cristo que, mais e mais, aproxima-se Dele: nossos defeitos vão, dia a dia, tornando-se mais evidentes para nós mesmos e automaticamente queremos nos aperfeiçoar, tornando-nos ao menos parecidos com nosso Mestre.
    Não é fácil, mas é algo que inegavelmente acontece a todos quantos decidem aproximar-se Dele.
    Quando digo que não é fácil, é porque toda mudança exige esforço e abnegação (e isso dói, muitas vezes). Todavia, a recompensa de um servo de Cristo transformado por Sua graça e amor é tamanha, e isso não tem preço.
    Vale, portanto, a pena passar pela peneira de Deus, rumo à estatura de "varão perfeito".

    ResponderExcluir
  2. ele nao morreu ,mas pela circunstancia creio que sua vida foi bem dificil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se eu não me engano o anjo fala a Eli que que toda a descendência iria morrer em dia idade jovem .

      Excluir
    2. A Bíblia faz menção de icabod no cap 14.1°SM V 2.Aitub, pai de um sobrinho de icabod, que vestia a túnica sacerdotal.nos leva a entender,que icabod, seguir o sacerdócio.

      Excluir
    3. Verdade,é no versiculo 3 de I Samuel capítulo 14:3 wue a Bíblia faz uma breve menção sobre Icabô,este filho de Finéias.

      Excluir
  3. Amei saber essas questões kkkk muito bom para o nosso enrequerimentos bíblicos e amei mais ainda quando o pastor explica a idade varonil. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito feliz quando em uma de minhas pesquisas, encontrei o pastor João Luís que a muitos anos não vejo, sou da assembleia de Deus em Cidade alta, min. De cordovil!
    Deus te abençoe sempre meu pastor!
    Irei visita-lo em breve!
    Pois sei que em sua casa há uma fonte a jorrar da parte de Deus!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  5. Uma pergunta você quis dizer que não existe o nome varoa no texto citado por Paulo ou na bíblia

    ResponderExcluir
  6. então não existe referencia biblica pra icabod morto mas citando palavras que sairam da boca de JESUS e se realemnte a criança morreu foi JESUS uem disse " deixai vir os pequeninos porque dos tais é o reino dos céus " sendo assim o menino morreu no parto sem a mente humana do pecado ele sim está no REINO DOS CÉUS como disse JESUS !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na vdd acredito q não,no livro de 1 Samuel cap14 ver3 fala sobre icabo,então acredito que não morreu quando criança!!

      Excluir
  7. tão não existe referencia biblica pra icabod morto mas citando palavras que sairam da boca de JESUS e se realemnte a criança morreu , foi JESUS Quem disse " deixai vir a mim os pequeninos porque dos tais é o reino dos céus " sendo assim se o menino morreu no parto sem a mente humana do pecado ele sim está no REINO DOS CÉUS como disse JESUS !

    ResponderExcluir
  8. Agora ficou confuso. Jesus se referia às crianças de sua época, não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me chamo Marilene: com certeza as crianças da sua época

      Excluir
  9. 1 Samuel 14:3 fala novamente sobre Icabô

    ResponderExcluir
  10. Eu entendo que o nome Icabode , já é a declaração de morte, pois sem a presença de Deus o ser humano está morto para Deus, e não se tem relato dele na Bíblia, mas isso serve de alerta para todos nós que servimos o Deus verdadeiro, para vivermos uma vida com temor e tremor.

    ResponderExcluir
  11. 1:32 da madrugada,Ouvi uma mensagem sobre esse Icabô e me parece que ele viveu pois seu nome está mencionado em 1 Samuel 14:3..
    Obrigada pela informação abençoada aí Deus abençoe 🙏

    ResponderExcluir
  12. Icabod , levou o sacerdócio adiante

    ResponderExcluir