quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Uma forma de amuleto ou idolatria? - José é citado como advinho? - O que fazer..?

De: Gisele bezerra Padrão

Para: marques_joao2004@yahoo.com.br

Assunto: perguntas

Pastor gostaria de que me fossem esclarecidos algumas dúvidas 1ª - em Gn 30.41 Labão usou de um "amuleto" para que a criação de gados malhados aumentasse e ele pudesse enriquecer, seria isso supertição? também tem o episódio de Nm 21.9 em que Moisés também usa de um amuleto. gostaria de saber o significado dessas coisas.

2ª - José é citado como adivinho em Gn 44.15, que significa isso nessa passagem.

3ª - O que devemos fazer quando encontramos alguém endemoninhado na rua?

Olá irmã Gisele

Primeiro vamos ver o significado da expressão "amuleto". Amuleto = Pequeno objeto a que se atribui poder mágico de afastar males.

Precisamos considerar que Deus, a nenhum objeto deu poder de magia ou milagreiro. Isso é uma forma  que o homem encontrou, como sempre, de materializar aquilo que é imaterializável. Por exemplo, Deus quando quiz manifestar-se diante de Israel,  o fez em forma de núvem, pois que, se assim não fosse, certamente os israelitas teriam imitado através de algum objeto ou símbolo idólatra.

No caso em tela, (Jacó e Labão) Jacó estava trabalhando com base numa teoria genética de produção seletiva( o forte produz o forte e o fraco produz o fraco). Acreditava também que aquilo que o animal visse na hora da fecundidação afetava também a descendência. Essa última idéia foi amplamente utilizada até o século XX. Mas foi Deus quem fez que o plano funcionasse. (31.9).

No outro caso (José), é evidente que ele não praticava o ocultismo, o qual era e é proibido por Deus. consideremos:

a)  A palavra hebraica traduzida "advinha, também pode significar " perceber". Assim, pelo contexto, o exto também significaria que José não deixaria de perceber que o copo de prata desaparecera.

b) Pode ser, também que José estava tão somente adequando à sua imagem que os irmãos teriam dele como um governante egípcio.

Quanto à sua última pergunta, é necessário cuidado: Veja as definições para o verbo:

Encontrar=Verbo transitivo direto. 1.Deparar com (coisa, local, etc.); achar. 2.Defrontar-se com (pessoa). 3.Atinar com; descobrir: encontrar a solução de um problema. 4.Ir de encontro a (lit. ou fig.); chocar(-se). Verbo transitivo indireto. 5.Encontrar (2 e 4). Verbo transitivo direto e circunstancial. 6.Encontrar (2). Verbo transobjetivo. 7.Achar (em certo estado ou condição): Encontrei-o feliz. Verbo pronominal. 8.Entrechocar-se. 9.Ir ter com alguém. 10.Deparar por acaso. 11.Achar-se, encontrar-se. 

Qual deve ser sua titude se acontecer em uma dessas ocasiões verbais?

1. Esteja sempre pronta

2. Cheia do Espírito

3. Unção

4. Alicerçada na Palavra

5.Use sempre o discernimento do Esppírito

6. Ouça e obedeça a voz de Deus

7. Ore fazendo uso do Nome de Jesus para libertar.

8. Creia no poder do Nome de Jesus.

Espero que tenha lhe ajudado!

2 comentários:

  1. Obrigada pastor ajudou sim!!
    A Paz do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Gostei do esclarecimento tb.
    Acho q isto só vem a dizer sobre este BLOG> è serio e de confiança mesmo!
    paragens, Doutor!

    ResponderExcluir