quarta-feira, 30 de setembro de 2009

“Siga Sempre a Direção do Espírito Santo”

"Defrontando Mísia, tentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não o permitiu" (At 16.7)

Que estranha proibição! Aqueles homens iam para a Bitínia exatamente para fazer a obra de Cristo, e a porta foi fechada diante deles pelo próprio Espírito Cristo. Eu também já experimentei isto em certas ocasiões. Já me vi algumas vezes sendo obrigado a interromper uma carreira que me parecia útil e abençoada.

Veio a oposição e me forçou para voltar a trás; ou doença, e me impeliu a retirar-me para um deserto à parte.

Foi difícil, nessas ocasiões, deixar incompleto um trabalho, que eu acreditava ser uma obra do Espírito. Mas vim a me lembrar que o Espírito não tem somente serviços de atividade, mas também serviços de espera. Comecei a ver que no reino de Cristo não há somente momentos de ação, mas ocasiões em que se proíbe a ação.

Vim a aprender que o lugar deserto à parte é muitas vezes o lugar de maior utilidade na variada vida humana: mais rico em colheita do que as estações em que o trigo e o vinho foram abundantes.

Tenho tido que agradecer ao Bendito Espírito o fato de ter sido impedido de visitar muitas e estimadas Bitínias.

Assim, Espírito Santo, quero continuar a ser dirigido por Ti, ainda que venham desapontamentos em planos que me pareçam de utilidade.

Hoje a porta parece estar aberta para viver e trabalhar para Ti; amanhã, ela se fecha diante de mim exatamente quando estou para entrar por ela.

Ensina-me a ver outra porta, no próprio fato de ficar parado. Ajuda-me a achar a proibição de te servir ali, uma nova área de serviço. Inspira-me com o conhecimento de que um homem pode, às vezes, ser chamado a fazer o seu dever, não fazendo nada; a trabalhar, ficando quieto; a servir, pela espera.

Se me lembrar de quanto poder há na "voz mansa e delicada", não me queixarei se às vezes essa mesma voz, a Voz do Espírito, me disser: Não, não vá.

2 comentários:

  1. A solitude é um excelente momento para ficarmos a sós conosco, bem como para que o Espírito fale aos nossos corações. Muitas vezes, o agito do dia-a-dia impede-nos de receber algo Dele, seja uma instrução ou mesmo um simples afago em nossos corações tão cansados.
    Glória a Deus pelos momentos de quietude!

    ResponderExcluir
  2. esse seu texto me fez lembrar de um outro, onde Moisés subiu ao monte e lah ficou por 40 dias na espera de ouvir a voz de Deus e a ouvindo, e calmamente msmo sem comer nda, e sem ter ninguem por perto ele lá esteve e esperou para ouvir o q o Senhor queria, mas encontramos tb uma outra face da moeda Arão que se cansou de esperar juntamente com o povo e teve medo de perecer nasmãos do povo, e então se pos a trabalhar num mal negocio, a ociosidade e o medo o levaram a n mais esperar e confiar em Javé, e então fizeram exatamente o q n se devia faezr. Com isso podemos entender que melhor é estar isolado, e esperando confiante, do q estar cercado de mta gente, trabalhando, e satisfazendo a vontade da multidão, mas estar loge do Senhor.

    uma breve analise.
    peço q me corrijam caso tenha falhado naulgum ponto.
    A Paz do Senhor Jesus!!!

    ResponderExcluir