terça-feira, 29 de setembro de 2009

Qual direção seguir?

"... tendo sido impedidos pelo Espírito Santo de pregar a palavra na Ásia." (At 16.6)

 

 

É interessante observar os métodos pelos quais Deus guiou estes primeiros arautos da Cruz. Consistiram em várias proibições quando eles intentavam tomar outra posição que não fosse certa. Quando iam dirigir-se à esquerda, para a Ásia, Ele os fez parar. Quando procuraram tomar a direita, para a Bitínia, novamente os fez parar.

 

 

Anos mais tarde Paulo iria fazer exatamente naquela região um dos maiores trabalhos de sua vida, mas agora a porta para lá lhe era fechada pelo Espírito Santo: a ocasião não era propícia par ao ataque às aparentemente inconquistáveis fortalezas de Satanás.

 

 

Apolo é que devia ir ali para uma obra pioneira. Paulo e Barnabé eram necessários mais urgentemente em outro lugar, e precisavam receber ainda um preparo maior antes de assumir aquela tarefa de tanta responsabilidade.

 

 

Caro irmão, sempre que você estiver em dúvida sobre a direção a tomar, submeta inteiramente o seu julgamento ao Espírito de Deus, e peça-lhe para fechar diante de você todas as portas, menos a certa.

 

 

Diga-lhe: "Bendito Espírito de Deus, eu lanço sobre Ti a inteira responsabilidade de fechares diante de meus passos toda e qualquer direção que não seja de Deus. Faze-me ouvir a Tua voz atrás de mim, toda vez que eu me desviar para direita ou para a esquerda.

 

 

Enquanto isso, continue na vereda em que está. Fique na vocação em que foi chamado, até que lhe seja claramente apontado um outro caminho. O Espírito de Jesus espera desejoso de ser também para nós o que ele foi para Paulo.

 

 

Precisamos apenas ter o cuidado de obedecer até mesmo à menor proibição que Ele nos fizer. E após a oração da fé, se houver diante de nós um caminho sem obstáculos aparentes, sigamos por ali, com o coração contente.

 

 

Não nos devemos surpreender se a resposta for uma porta fechada. Quando as portas estão fechadas à direita e à esquerda, é certo haver uma estrada para Trôade. Ali nos espera Lucas, e visões nos apontarão o caminho onde vastas oportunidades estão abertas e amigos fiéis estão à nossa espera.

 

3 comentários:

  1. É isso mesmo. Ai de nós, que muitas vezes queremos abrir uma porta aqui, outra ali, demonstrando, com isso, uma total falta de fé de que Deus está no controle de tudo em nossa vida.
    Deixemos, pois, todas as portas em Suas mãos, lançando sobre Ele toda a nossa ansiedade e prosseguindo rumo ao alvo para que, na hora certa, avancemos por uma porta aberta por Ele, cumprindo, assim, a tarefa que nos está proposta.
    Glória a Deus por todas as portas que nos são abertas e fechadas, no tempo certo, segundo a Sua infinita sabedoria!

    ResponderExcluir
  2. e qdo a porta tah emperrada?
    rs
    brincadeira... entendi o post
    Deus continue te abençoando sempre
    A Paz do senhor Jesus

    ResponderExcluir