quarta-feira, 9 de setembro de 2009

" O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO " Parte 7

A Obra do Espírito Santo

Se você imaginasse Jesus na cruz toda vez que encontrasse seu nome na Bíblia, você acabaria atordoado. A cruz foi, na verdade, uma parte importante de sua obra, mas não foi tudo. Ele fez muitas coisas antes de vir a terra, viveu uma vida plena aqui, e agora senta-se à direita de Deus. Sabendo disto, reconhecemos que a obra de Jesus tem múltiplas facetas. Mas quando as pessoas lêem a respeito do Espírito Santo, elas freqüentemente o vêem fazendo somente uma obra de um único modo. O resultado é absoluta confusão. Para estudar a obra de Jesus de modo lógico, organizemos sua carreira em categorias: Jesus antes de sua encarnação, sua vida na terra, sua crucificação, sua ressurreição, seu reino no Céu, sua volta, etc. Devemos fazer o mesmo com o Espírito Santo.

1. O Antigo Testamento

O Espírito Santo estava ativo no Antigo Testamento. Ele participou da criação: "A terra... estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas". Quando Deus disse, "Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança", ele estava provavelmente falando ao Filho e ao Espírito, desde que todos os três trabalharam ativamente para criar o homem. O Espírito revelou as palavras do Antigo Testamento a homens como Davi: "O Espírito do Senhor fala por meu intermédio, e a sua palavra está na minha língua". O Novo Testamento confirma que "homens... falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo"; veja também Hebreus 10.15; Atos 28.25

2. Os Apóstolos

João Batista predisse que alguns seriam batizados com o Espírito Santo: "Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo". Para João, o fogo simbolizava castigo. Ele advertia quanto à árvore infrutífera sendo "lançada ao fogo" e dizia que o Senhor queimaria como "a palha em fogo inextinguível". Portanto, João não poderia estar falando que todas as pessoas presentes seriam batizadas com o Espírito Santo e com fogo. Ele simplesmente identificou Jesus como aquele que administraria os batismos; o cumprimento revelaria quais pessoas os receberiam.

Jesus se referiu à promessa de João quando ele instruiu seus apóstolos imediatamente antes de sua ascensão: "E, comendo com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, a qual, disse ele, de mim ouvistes. Porque João, na verdade, batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias". Os apóstolos obedeceram a Jesus voltando a Jerusalém e, poucos dias depois, no Pentecostes, foram batizados no Espírito Santo.

Doze tinham sido escolhidos por Jesus para serem seus representantes e revelarem a mensagem do evangelhoO Espírito Santo iria equipá-los para esta obra. Ele lhes lembraria o que Jesus disse a elese os guiaria em toda a verdadede modo que eles pudessem testificar de JesusComo testemunhas oculares da ressurreição de Jesuso testemunho deles foi crucial para o desenvolvimento da igreja primitivada qual eles foram o alicerce Efésios 3.5; 2 Pedro 3.2; Judas 17

Aqueles que estão hoje esperando ter uma experiência "Pentecostal" podem cometer o mesmo engano que alguém que viajasse para Jerusalém para ver Jesus na Cruz. O batismo dos apóstolos com o Espírito Santo no dia de Pentecostes foi um evento único, sem repetição. Isto não significa que o Espírito Santo deixou de trabalhar hoje, mas que ele não está fazendo o mesmo trabalho hoje como o fez nos apóstolos. O alicerce da igreja foi lançado perfeitamente; não precisa ser lançado de novo.

2 comentários:

  1. Pastor, mas e os alicerces da igreja q n forma lançados, como é o caso dos paises da janela 10/40 que nunk sequer ouviram falar de Jesus...
    fikei confusa, quer dizer q n podem mais existir homens, que ao passarem a sombra cure, ou coisas do tipo? de que maneira diferente o Espírito Santo está trabalhando então?

    ResponderExcluir
  2. http://adaltoleal.blogspot.com/2013/10/normal-0-21-false-false-false.html?m=1

    ResponderExcluir