quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A mágoa cega e impede o vislumbre da exuberância da vida"

"Achava-se ali, sentadas em frente da sepultura, Maria Madalena e a outra Maria." Mt 27.61
Que coisa sem sentido é a mágoa. Ela nos impede de aprender e conhecer, e até mesmo de querer aprender. Quando aquelas mulheres sentaram-se tristes junto ao sepulcro do Filho de Deus, acaso viram os dois mil anos de triunfo chegaram até nós? Não. Elas nada viram senão isto: " Nosso Cristo se foi!"
O nosso Cristo veio daquela perda que elas sofreram! Milhares de corações que choram têm tido ressurreição, no meio de sua tristeza; mas os observadores chorosos olham para o prenúncio de vida que ali desponta, e nada vêem. O que as mulheres contemplavam como o fim da vida era exatamente a preparação para a coroação: pois Cristo estava no silêncio, para que pudesse viver outra vez com toda a exuberância de poder.
Elas não viam isto. Lamentaram, e choraram, e se foram; depois voltaram ao sepulcro, movidas pelo coração. Ainda não passava de um sepulcro - sem futuro, sem mensagem, sem significado.
Conosco também é assim. O homem senta-se em frente ao sepulcro no seu jardim, e diz: " Esta tristeza é irremediável. Não vejo nela benefício algum. Não tirarei dela consolação." Contudo, muitas vezes é nas piores adversidades que está o poder de Cristo, esperando o momento de entrar em cena para nos livrar.
Onde parece estar a nossa morte, está o nosso Salvador. Onde termina a esperança, aí está o mais promissor começo dos frutos. Onde a treva é mais densa, aí está para raiar a fulgurante luz que não conhece ocaso. Quando a experiência toda está consumada, nós descobrimos que o jardim não é desfigurado pela presença do sepulcro.
Nossas alegrias se tornam melhores se há tristeza no meio delas. E as nossas trsitezas são iluminadas pelas alegrias que Deus plantou à sua volta. As flores podem não ser as de que mais gostamos, mas são flores do coração - amor, esperança, fé, alegria, paz - estas são as flores plantadas ao redor de cada sepultara cavada no coração do crente.

3 comentários:

  1. é meu grande amigo o texto tem muito a ver com nossas vidas.... muitas perdas, mas grandes ganhos... muitas lágrimas, mas uma vida cheia de felicidade que temos em Cristo Jesus nosso Senhor. "Onde parece estar a nossa morte, está o nosso Salvador"... quantas vezes achamos que não tem mas saída... aí Ele nos mostra que pode ser o fim para nós, mas é o começo para Ele...
    Meu amigo meus parabéns pelo BLOG. E agora estamos um pouquinho mais perto... quando publicares algo estarei vendo e vice versa... um abraço grande.
    A paz do Senhor para voce e sua família... e qualquer coisa conte conosco.

    Pr. Gualter Guedes

    ResponderExcluir
  2. Realmente... em meio a minha jornada de peregrinação rumo à Canaã, tenho aprendido a ver a glória de Deus em minha vida, em meu coração, pelo simples fato de Ele ser Deus, isto é, independentemente das bênçãos que Ele me dá. E, certamente, mesmo quando eu enfrento lutas (umas maiores, outras nem tanto), após eu haver louvado-O simplesmente pelo que Ele é, ou seja, Deus, lá na frente eu vejo a Sua doce e poderosa mão agindo a meu favor.
    Nosso Deus é assim. Nos abençoa com um simples toque, e nossos corações se alegram quando sentimos a Sua presença, de modo que as bênçãos e vitórias são apenas uma consequência. E, claro, não nos esqueçamos do fato de que Ele não permite que carreguemos fardos maiores do que possamos suportar. Portanto, ainda que estejamos sofrendo, creiamos que nada passa oculto aos olhos do nosso Pai. E se permanecermos fiéis a Ele e a Seus propósitos, em algum momento (determinado por Ele) iremos sentir a alegria de pertencer a um Deus tão maravilhoso como é o nosso Deus!

    ResponderExcluir
  3. Mto profundo isso pastor e o própio sábio escritor de Eclesiastes o o rei Salomão, escreve no capitulo 7:
    "2.Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque naquela está o fim de todos os homens, e os vivos o aplicam ao seu coração.
    3.Melhor é a mágoa do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração.
    4.O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos na casa da alegria."
    Ah se aprendessemos isso, iriamos evitar "desperdiçar" nosso tempo com as alegres porém passageiras diversões da vida, e nos ocupar mais em aprender a profundidade que ela nos passa a cada dia.
    Mtas x são as alegrias q nos cegam e nos tiram a atenção do foco que Cristo nos propõe com a sua vida, ter compaixão, que significa se por em lugar do seu próximo, o que significa desfocar de si mesmo, ou seja da sua alegria e focar-se no sofrimento do próximo, mas isso, quem quer fazer?
    Sábio seriamos se nos o fizessemos; peço a Deus que abra os nosso olhos para tal.
    Paz!!!!

    ResponderExcluir