quarta-feira, 30 de setembro de 2009

“Há Propósitos de Deus nas Tempestades”

"Foi-me bom ter eu passado pela aflição, para que aprendesse os teus decretos" (Sl 119.71)

É muito curioso que as plantas de mais vivas cores sejam encontradas nas mais altas montanhas, nos lugares exposto ao tempo mais rude. Os mais brilhantes liquens e musgos e as mais encantadoras florzinhas encontram-se em exuberância na altura de picos vergastados pelo vento e pela tempestade.

Uma das mais pródigas exibições de colorido que já contemplei (em vídeo) no mundo vegetal encontrava-se perto do cume do monte C., de mais ou menos três mil metros de altura. Toda uma fase da extensa rocha estava coberta de um líquen do mais vibrante amarelo, que resplandecia à luz do sol como se fosse a amurada de um castelo encantado.

Ali naquelas alturas, no meio de um cenário de desolação, exposto à fúria bruta das tempestades, esse líquen ostentava tons gloriosos como jamais apresentava nas regiões abrigadas do vale.

Tenho diante de mim enquanto escrevo, fotos de dois espécimes do mesmo líquen: um da montanha outro dos muros de um castelo escocês, ensombrecido entre sicômoros. A diferença entre eles, em forma e cor, é notável.

O espécime que se desenvolveu por entre as fortes tempestades da montanha é de um lindo matiz amarelo-pálido, e é maior em contextura e completo na forma; enquanto o espécime cultivado ao ar suave e às brancas chuvas do vale é de um fosco tom de ferrugem e de contextura escamosa e formato irregular.

E não é assim com o crente que é afligido pelas tempestades e desprovido de consoladores?

Enquanto não é batido e rebatido pelas tempestades e vicissitudes da providência de Deus, seu caráter mostra-se como que rude e obscurecido.

As aflições, porém, vão removendo a obscuridade, aperfeiçoam as formas de sua disposição interior e dão brilho e bênção à sua vida.

2 comentários:

  1. muitas vezes não entendemos, mas as lutas como o Sr disse são para nos lapidar; nós somos como um diamante bruto, o qual as lutas lapidam para que possamos resplandecer na gloria com Cristo

    ResponderExcluir
  2. To gostando de ver, Mallet agora ta comentando!!!!
    Deus tá moldando esse vaso mesmo!!!!

    ResponderExcluir