quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Como a Mulher de Deus deve se portar? Causa escândalo ter amigos homens?

De: Gisele bezerra Padrão Para: marques_joao2004@yahoo.com.br

Assunto: Pergunta

Pastor

É pecado a mulher usar calça, ou cortar o cabelo, ou alisa-lo, ou faezer as unhas, ou usar maquiagem, ou depilar-se, ou usar acessorios (colares, brincos, pulseiras, aneis) ????

Como uma mulher de Deus deve se portar nas vestes ? causa escandalo ter amigos homens?

Minha querida irmã Gisele, tentarei responder sua pergunta de forma bem resumida e bem clara.

Se você observar minhas postagens, certamente deve ter lido aquela que me refiro sobre doutrinas, usos e costumes. Lá você encontra ajuda par suas indagações acerca desse assunto.

A mulher de Deus tal como o homem de Deus deve se portar de maneira sóbria de forma a não dar escândalos. 

Pedro, em diversos momentos, fala sobre ser sóbrio. Nunca tinha reparado no uso desta palavra na Bíblia, mas ao fazer uma pesquisa rápida, vi que existem diversas ocorrências. São dezessete no total. Todas são feitas por Paulo e por Pedro. Existem dois significados, um diz respeito à sobriedade física e outra diz respeito à sobriedade mental. Seis têm um sentido físico e onze têm um sentido mais mental.

Não caberá aqui uma explicação detalhada de cada vez que se utiliza a palavra sóbrio(a), entretanto definindo a palavra "sóbrio"  encontramos:

1.  Moderado no comer, no beber, e em geral em todos os apetites sensuais.

2. Em que não há multiplicidade de imagens, de ornatos, de formas aparatosas.

Quero tomar as duas definições. Ser sóbrio é ser moderado em tudo, sem exageros, sem excessos, pois, todo excesso fal mal para o ser humano. Por outro lado tomando como base a 2ª definição entenderemos melhor a expressão do escritor sagrado quando diz que as mulheres devem vestir-se de maneira sóbria, isto é, sem excessos, comportamento que não provoque escandalo e nem chame atenção em qualquer sentido. Em outras palavras, equilíbrio é a base de tudo.

Também não podemos convergir tudo para as vestes. Porte também fala de comportamento, maneira de viver ( modus vivendis). Vida transformada pelo poder do Espírito Santo. As perguntas chave que devemos nos fazer sempre é: Se Jesus estivesse em meu lugar, faria isso? Ele vestiria minhas vestes, falaria o que eu falo, agiria como estou agindo? Meu comportamento, porte, postura  me apresenta como crente ou alguém precisa me ouvir dizer que sou crente?

Quando me olham percebem em minha aparência a transformação interior que sofri ou deixo dúvidas?

Quanto a amigos do sexo oposto, vale para ambos os sexos. Também depende do comportamento de qualquer dos dois sexos. Se eu não consigo ter amizade sincera e pura com alguém do sexo oposto, talvez seja um sinal de que ainda não estou liberto por completo.

Infelizmente somos ensinados e, de forma errada acreditamos que quando vemos pessoas do sexo oposto juntas, alguma coisa há entre eles. Ledo engano de quem assim pensa.

Quanto ao mais, diria que é necessário um comportamento, em todos os sentidos da seguinte forma: " Portai-vos de maneira que não deis escândalo". 1Co 10.32

Convém lembrar o caso daquele homem que o demônio possuiu seu corpo e, quando Jesus o libertou, a primeira coisa que ele fez foi  vestir -se.

5 comentários:

  1. Tem certas igrejas que proibem ir a praia e tal,

    de certa maneira, quando uma mulher via a praia, e usa aquele bikini, ela está praticamente nua (semi-nua), o que atrai mto a atençao dos homens além disso...

    e aí? como fica? o ambiente justifica o comportamento ?

    A paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. A paz de Cristo aos que lêem!
    Penso que, conforme o que disse o mestre João, sempre, em tudo (não somente nas vestes, mas nos comportamentos), devemos fazer-nos a pergunta básica: Jesus, o que faria? Ou, ainda, Ele aprovaria isso?
    Acredito que, dessa forma, tudo o que fizermos em nossas vidas passará a ter algum sentido para o Reino e/ou, no mínimo, passará pelo crivo de Cristo e, assim, nem precisaremos abrir nossas bocas para mencionar de Quem somos.
    Atentemo-nos, pois, para o fato de que o que quer que façamos, façamos antes a pergunta acima mencionada. Assim, certamente, o Reino de Deus estará sendo honrado.
    Com relação à pergunta específica do irmão, minha opinião pessoal, baseada no que acabei de dizer, é que há bikinis e bikinis. O bom senso deve, pois, ser a chave para a mulher que o usa.

    ResponderExcluir
  3. Mto sábia resposta.
    Eu queria ouvir msmo era um:pode isso, n pode akilo, mas eu acho q terei q ir pela minha conciencia.
    Obrigada pr.
    ps: se o sr tiver um estudo detalhado me mande por favor.

    ResponderExcluir
  4. Me cobre isso na Igreja que vou separar uma parte pra vc.
    Paz

    ResponderExcluir
  5. oii pr.eu sou uma jevem que está namorando com um rapaz que jah é quase pastor e na minha igrejá são chamados de emburges (eles só podem no normal namorar com obreiras)mas eu não sou obreiro no caso está vindo muita cobraça pra mim....então estou pesquisando pois estou meia que perdida quero saber o jeito que devo andar jeito que devo me vestir se tenho que mudar algo....

    ResponderExcluir