quarta-feira, 3 de março de 2010

Israel Cometeu Pecado ao Pedir Para Si um Rei?

Israel Pecou Cometeu Pecado ao Pedir Para Si um Rei?

Como pôde Deus condenar o pedido feito por Israel para que fosse constituído um rei quando em Deuteronômio 17 o Senhor havia dado as regras para a escolha de um rei?

As Escrituras testificam o fato de que Deus planejara um rei para Israel. Deuteronômio 17.14-20 estabelece especificamente as regras para a escolha de um rei em Israel. Entretanto, quando o povo de Israel pediu a Samuel que constituísse um rei, o Senhor disse a Samuel que o povo "não te rejeitou a ti, mas a mim, para eu não reinar sobre ele"(1Sm 8.7). Com pôde então Deus condenar o pedido de um rei feito por Israel, quando ele mesmo já havia dado as instruções para a escolha de um rei?

O contexto de 1 Samuel 8 mostra-nos que tanto a motivação como o método na busca de um rei foram incorretos. Em primeiro lugar, o motivo pelo qual eles queriam um rei não era certo. No primeiro versículo do capítulo 8 lemos que Samuel já tinha envelhecido, quando constituiu seus filhos por juízes em Israel. Entretanto, os filhos de Samuel não se comportaram de forma correta aos olhos de Deus. Quando o povo foi até Samuel, pedir que ele lhes constituísse um rei, não foi porque quisessem ter um homem de Deus reinando sobre a nação, mas porque queriam que um homem reinasse sobre eles. Eles consideraram erroneamente como atos de Samuel a administração que Deus vinha operando através dele.

No dia em que Saul foi escolhido, Samuel lembrou o povo de que foi Deus quem os livrara de todos os seus males, e disse-lhes: "Mas vós rejeitastes hoje o vosso Deus, que vos livrou de todos os vossos males e trabalhos..." (1Sm 10.19). Eles ignoraram completamente o fato de que era Deus quem os protegia e sobre eles reinava, e não Samuel ou qualquer rei humano que este constituísse. Consequentemente, não era a Samuel que eles estavam rejeitando, mas sim a Deus.

Em segundo lugar, eles erraram não buscando o Senhor no que diz respeito ao rei que governaria Israel. Não se preocuparam em pedir a direção de Deus. Eles simplesmente pediram a Samuel que lhes constituísse um rei. Quando os anciãos de Israel foram até Samuel, eles disseram: "Constitui-nos, pois, agora, um rei sobre nós, para que nos governe, como o têm todas as nações(1Sm 8.5). Entretanto, segundo Deuteronômio 17.15 Deus determinara especificamente que o povo estabeleceria um rei, "aquele que o Senhor...escolher".

O pedido feito pelo povo denuncia sua total desconsideração quanto à participação de Deus no processe da escolha. Na verdade eles rejeitaram a Deus como seu rei e ele não se agradou disso porque não buscaram um homem de Deus, nem empregaram o método de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário