quarta-feira, 3 de março de 2010

Como Sobreviver a Terremotos _ Parte 1

Para sobreviver aos terremotos

A casa não pôde ser abalada porque foi bem construída, foi edificada sobre a rocha. Haverá tempestades em nossa vida espiritual, mas se nós estivermos ouvindo e praticando a Palavra de Deus, as tempestades não poderão nos abalar "Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando? Todo aquele que vem a mim, e ouve as minhas palavras, e as pratica, eu vos mostrarei a quem é semelhante. É semelhante a um homem que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou o alicerce sobre a rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde abalar, por ter sido bem construída. Mas o que ouve e não pratica é semelhante a um homem que edificou uma casa sobre a terra sem alicerces, e, arrojando-se o rio contra ela, logo desabou; e aconteceu que foi grande a ruína daquela casa." (Lucas 6.46-49.)

"Segundo a graça de Deus que me foi dada, lancei o fundamento como prudente construtor; e outro edifica sobre ele. Porém cada um veja como edifica. Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará. Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo." (1 Coríntios 3.10-15.)

"[...] também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo." (1 Pedro 2.5.)

Igualmente, como discípulos de Jesus, somos edificações espirituais, as quais as Escrituras chamam pelos seguintes nomes: templo do Espírito Santo (1Co 6.19.), o templo (santuário) de Deus (1Co 3.16), edifício de Deus (1Co 3.9.), e casa espiritual (1Pe 2.5). E se nossos fundamentos estiverem edificados adequadamente, nossas estruturas serão fortes, firmes e capazes de resistir aos problemas.

Jesus, o alicerce

"Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo." (1Co 3.11.)

O melhor e mais perfeito tipo de fundação é a rocha. E para encontrá-la, os construtores removem outras bases menos estáveis, tais como: pedregulho, areia, barro e pedra porosa. A nossa vida espiritual também deve ser submetida ao mesmo processo. Se Jesus Cristo não estiver no centro de nossas ações, ou se nelas Ele não estiver envolvido, nada deveríamos fazer ou construir, pois Ele é a nossa rocha (1Co 10.4). Se tentarmos construir algo longe dessa verdade, então o dia (o dia do Juízo) trará isso para a luz. Na verdade, tudo o que edificarmos será testado, e, no final, seremos recompensados pelo que sobreviver (1Co 3.10-15). Jesus somente apoiará aquilo que Ele vir o Pai fazendo (Jo 5.19). Por isso, devemos pedir a Deus que faça a sua vontade em nossas vidas. Desse modo, saberemos que o que estamos construindo é por Ele sustentado.

Rocha ou areia?

Em Lucas 6.46-49, Jesus descreve dois modos de construir: sobre a areia (uma fundação instável) ou sobre a rocha (uma fundação estável). Muitas pessoas, incluindo muitos crentes, estão construindo as suas vidas em fundações instáveis, tais como: o materialismo, a ambição, o esporte, a educação, as filosofias, tradições e a sabedoria de homens etc. A única fundação estável é o Senhor Jesus Cristo: a Palavra Viva – a Verdade.

A partir dessa passagem, em Lucas, podemos fazer as seguintes indagações:

a) O que constitui uma vida sã? (v. 47)

"Qualquer que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática [...]" Relacionamento com Jesus.

b) Pode alguém ouvir e não fazer? (v. 46)

"Por que você me chama Senhor, Senhor, e não faz o que eu mando?"

Pode alguém conhecer a Palavra e não praticá-la? (Leia também Tg 1.21-25).

c) A que é comparado o homem que ouve e pratica a Palavra? (v. 48a)

"[...] é semelhante a um homem que constrói sua casa sobre a rocha [...]" Esse homem removeu tudo que estava entre ele e a pedra. Ele teve certeza de que era um fundamento sólido, porque cavou fundo.

"[...] quando vem a inundação, as torrentes golpeiam aquela casa [...]"

É próprio da vida passar pela tempestade (Hb 12.25-29). Ninguém escapa das tempestades.

e) O que aconteceu com a casa sobre a rocha?

A casa não pôde ser abalada porque foi bem construída, foi edificada sobre a rocha. Haverá tempestades em nossa vida espiritual, mas se nós estivermos ouvindo e praticando a Palavra de Deus, as tempestades não poderão nos abalar.

f) Qual é o perigo que corremos quando estamos construindo nossa vida espiritual? (v. 49a) "O que ouve as minhas palavras e não as põe em prática é como um homem que construiu uma casa no solo, sem um alicerce [...]" (ou na areia, como em Mt 7.26).

g) O que acontece com a casa sem alicerce? (v. 49b) "[...] No momento que a torrente golpeou aquela casa (a mesma inundação ou tempestade que golpeou a casa construída sobre a rocha), ela se desmoronou e sua destruição foi completa". Precisamos reconhecer qualquer fundamento instável em nossas vidas. Reconheça-os e, então, cave fundo até a rocha com a ajuda do Santo Espírito.

O que acontece depois?

Como cristãos, os fundamentos sobre os quais edificamos a vida cristã são importantes, sem eles é impossível avançar rumo à maturidade. Hebreus 6.1-3 lista as verdades fundamentais básicas (ou fundamentos da fé) sobre as quais nossa vida espiritual é construída. Esse texto estimula-nos ainda a prosseguir rumo à maturidade, rumo à vontade de Deus. A verdadeira maturidade ocorre sob a permissão de Deus. Se não lançarmos os fundamentos certos, Deus não nos permitirá continuar edificando o edifício de nossa casa espiritual. Há tantos cristãos imaturos, até mesmo entre os veteranos da fé. Isto é uma tragédia. Muitas dessas pessoas deveriam estar ensinando outros ou treinando seus próprios discípulos. Todavia, ao invés disso, ainda vivem como se fossem bebês espirituais em Cristo – precisam ainda de leite espiritual, em vez de comida sólida.

Por Pr. Aluízio Antônio

Fonte: radio gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário