quarta-feira, 3 de março de 2010

Como Sobreviver a Terremotos – Parte Final

"A esse respeito temos muitas coisas que dizer e difíceis de explicar, porquanto vos tendes tornado tardios em ouvir. Pois, com efeito, quando devíeis ser mestres, atendendo ao tempo decorrido, tendes, novamente, necessidade de alguém que vos ensine, de novo, quais são os princípios elementares dos oráculos de Deus; assim, vos tornastes como necessitados de leite e não de alimento sólido. Ora, todo aquele que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, porque é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos, para aqueles que, pela prática, têm as suas faculdades exercitadas para discernir não somente o bem, mas também o mal." (Hb 5.11-14.)

Evidências de imaturidade em Cristãos: a) Tardios em ouvir São letárgicos e demonstram pouca disposição para serem conduzidos; não têm nenhuma direção ou disposição interior; muitos deles começaram a vida cristã entusiasticamente, mas tornaram-se insensíveis a Deus, no decorrer dos anos.

b) Irresponsabilidade

Nunca cresceram. Permanecem ainda infantis, não agindo como pessoas adultas.

c) Falta de participação Nunca contribuem com nada; apenas fazem número, e isso durante anos.

d) Falta de discernimento Na maioria das vezes, não conseguem nem mesmo distinguir entre o bem e o mal.

e) Instabilidade

Qualquer situação abala esses cristãos. Eles agem, frequentemente, como borboletas espirituais: pulando de uma igreja para outra.

Causas da imaturidade em cristãos: a) Na verdade, nunca nasceram de novo. As evidências de que nascemos de novo são inconfundíveis:

- O testemunho do Espírito (Rm 8.16).

- Tornamo-nos uma nova criação (2Co 5.17).

- Desejamos obedecer a Deus (1Jo 2.3).

- Amamos os irmãos (1Jo 3.14).

- Fazemos a vontade de Deus, e não mais a nossa (Mt 7.21).

- Temos sede de Deus (Sl 42.1-2).

b) Negligência

Eles não têm observado o princípio de negar-se a si mesmo para se manterem espiritualmente ajustados. Infelizmente, só acumularam coisas como as demais pessoas do mundo.

c) Desobediência

Não fazem o que Deus, em sua Palavra, lhes pediu para fazerem. O Pai, contudo, continua esperando pacientemente até que eles se decidam a obedecer.

d) Descompromisso

Permitiram que pequenas raposas destruíssem a vinha (Ct 2.15); fizeram coisas contrárias à vontade de Deus, obedeceram aos seus próprios desejos egoístas, em vez de fazerem a vontade de Deus. Essas coisas têm sido um peso sobre eles e estão deteriorando a comunhão deles com Deus. Eles estão tentando viver uma vida em que possam, ao mesmo tempo, agradar a si mesmos e a Deus. Assim, em vez de ter uma vida frutífera, usada no serviço a Deus, eles terminam frustrados e insatisfeitos – não agradam nem a si mesmos nem a Deus.

* 1 – Qual a importância da fundação para a estabilidade de uma construção? Quais os nomes que as Escrituras empregam para caracterizar

o cristão como uma obra construída por Deus? O que significa esses termos?

* 2 – Por que Jesus é o fundamento sobre o qual devemos construir nossa vida cristã?

* 3 – Por que o materialismo, o esporte, a educação, a filosofia, a religião, as tradições e a sabedoria humana são fundamentos instáveis para a edificação de nossa vida cristã?

* 4 – Rocha ou areia: qual deles é o fundamento de sua casa espiritual? (Mt 7.24-27). Explique. * 5 – Que tipos de fundamentos devem ser eliminados de nossas vidas, a fim de que possamos edificar sobre a rocha, isto é, em Jesus? Com a ajuda de quem você deseja fazer isso? Do Espírito Santo? Explique.

* 6 – Qual das atitudes a seguir expressa o seu modo de agir, quando ouve ou lê a Palavra de Deus? Obedece completamente? Põe em prática apenas um pouco? Não pratica absolutamente nada?

* 7 – Como se assegurar de que você não será abalado, quando as tempestades da vida vierem?

* 8 – Leia 1 Coríntios 3.1-3. Por que essa passagem ainda é relevante para muitos na igreja, como foi há quase dois mil anos?

* 9 – Quais as razões por que há tantos cristãos imaturos espiritualmente?

* 10 – Existe alguma área em sua vida que tem sido negligenciada ou onde houve perda de compromisso?

* 11 – O que você entende por leite espiritual e para quem ele é adequado?

Resumo e aplicação:

1 – Jesus Cristo é o alicerce sobre o qual todos nós – seus discípulos – devemos construir nossas vidas.

2 – Qualquer coisa que nos impeça de edificar nossas vidas, tendo Jesus como fundamento, deverá ser removida com a ajuda do Espírito Santo.

3 – Jesus nos convida a vir a Ele, para ouvir suas palavras e colocá-las em prática.

4 – O propósito de Deus é que todos os cristãos cresçam em maturidade diante dele. Mas isso só acontecerá com a nossa cooperação.

5 – Deus espera que empreguemos os fundamentos corretos para a edificação de nossa vida cristã. E quando o fizermos, Ele substituirá o leite espiritual por uma comida mais sólida, a fim de alcançarmos a maturidade espiritual.

Por Pr. Aluízio Antônio

Fonte: radio gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário