segunda-feira, 8 de março de 2010

Deus aprova a Poligamia ou o Divórcio?

Por que Deus Permitiu que Salomão Tivesse Tantas Mulheres, se Ele Condena a Poligamia?

 

Em 1Reis 11.3, lemos que Salomão tinha 700 mulheres e 300 concubinas, Mas as Escrituras repetidamente nos advertem contra manter mais de uma mulher(Dt 17.17) e violar o princípio da monogamia – um homem para uma mulher (Cf. 1 Co 7.2);

A monogamia é o padrão de Deus para os homens. Isso está claro nos seguintes fatos:

1) Desde o princípio Deus estabelecer este padrão ao criar o relacionamento de um homem com uma mulher, Adão e Eva (Gn 1.27; 2.21-25). 2) Esta ficou sendo a prática geral da raça humana (Gn 4.1), seguindo o exemplo estabelecido por Deus, até que o pecado a interrompeu (Gn 4.23). 3) A Lei de Moisés claramente ordena: " Tampouco para si multiplicará mulheres" (Dt 17.17). 4) a Advertência contra a poligamia é repetida na própria passagem que dá o número de muitas mulheres de Salomão (1 Reis 11.2): " Não caseis com elas, nem elas convosco". 5) Jesus reafirmou a intenção original de Deus ao citar esta passagem (Mt 19.4) e ao observar que Deus " os fez homem e mulher" e os juntou em casamento. 6) O Novo Testamento enfatiza que "cada um tenha sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido" ( 1Co 7.2). 7) De igual forma, Paulo insistiu que o líder da igreja deveria ser "esposo de uma só mulher" (1Tm 3.2, 12). 8) Na verdade, o casamento monogâmico é uma prefiguração do relacionamento entre Cristo e sua noiva, a Igreja (Ef 5.31-32).

A poligamia nunca foi estabelecida por Deus para nenhum povo, sob circunstância alguma. De fato, a Bíblia revela que Deus puniu severamente aqueles que a praticaram, como se pode ver pelo seguinte: 1) A primeira referência à poligamia ocorreu no contexto de uma sociedade pecadora em rebelião contra Deus, na qual o assassino "Lameque tomou para si duas esposas" (Gn 4.19,23). 2) Deus repetidamente advertiu os polígamos quanto às consequências de seus atos: " para que o seu coração se não desvie" de Deus (Dt 17.17; cf. 1 Rs 11.2).         3) Deus nunca ordenou poligamia – como o divórcio, ele somente a (permitiu = suportou = tolerou) por causa da dureza do coração do homem (Dt 24.1; Mt 19.8). 4) Todo praticante da poligamia na Bíblia, incluindo Davi e Salomão (1Crônicas 14.3), pagou um alto preço por seu pecado. 5)Deus odeia a poligamia, assim o divórcio porque eles destroem o Seu ideal para a família (Cf. Ml 2.16).Em resumo, a monogamia é ensinada na Bíblia de várias maneiras:       1) pelo exemplo precedente, já que Deus deu o primeiro homem apenas uma mulher; 2) pela proporção, já que as quantidades de homens e mulheres que Deus traz ao mundo são praticamente iguais; 3) por preceito, já que tanto o Antigo Testamento como o Novo Testamento a ordenam; 4) pela punição, já que Deus puniu aqueles que violaram o Seu padrão (1Reis 11.2); e 5) por prefiguração, já que o casamento de um homem com uma mulher é uma tipologia de Cristo e Sua noiva, a Igreja (Ef 5.31-32).

Apenas porque a Bíblia relata o pecado de poligamia praticado por Salomão, não significa que Deus o aprove.

Um comentário:

  1. O maior cuidado que devemos tomar, é com os modismos, ou nos fazermos de comuns ao que ronda nossas igrejas.
    O porque de tal afirmativa?
    Simplesmente virou moda, trocar de esposa, ou largar a companheira de 20 anos de casamento e casar com uma 20 anos mais nova, em alguns casos. Todos nós sabemos que isso ocorre no mundo afora, de 2 decadas pra cá tem ocorrido cada vez mais, adentrando as portas das igrejas.
    Há algumas decadas conheci uma familia no interior da bahia, num lugar bem pacato, uma cidadela, entre o sul da bahia, nanuque e serra dos aimorés em minas gerais, a familia tinha uma mae que muito fervorosa como crista, era mais ainda como mae, mandona ao extremo, a mesma simplesmente mandava na propria casa, e nas casas das filhas.
    O maior absurdo meus irmaos, é que a matriarca fez dois casamentos da filha mais velha serem desfeitos, por discordar da maneira que os maridos se portavam, antes ou depois do casamento!!!
    Pasmem, mas para assustar mais os irmaos, a jovem depois de terminar os 2 casamentos, foi enviada para europa, para casar-se com o 3 marido... deixando dois filhos menores para tras!!
    Isso por ser normal largar, trocar, separar, dar um tempo..., como é usual ouvirmos no nosso dia a dia, a cumplicidade acaba após a primeira crise, e as vezes antes dela.
    Nos nossos afazeres profissionais, envolvendo a area juridica, fomos questionados a cerca de um pacto nupcial, para melhor esclarecer aos irmaos que nao veem, tal acontecimento, tentarei em poucas palavras traduzir este jargao juridico. Um pacto nupcial, é simplismente um acordo ou contrato, feito antes do casamento, visando separar direitos ou obrigaçoes de ambos os noivos, ou seja, ou melhor imaginem: Um casal esta pensando em constituir uma familia, mas para evitar algum problema (ou uma possivel separaçao no futuro, divisao de bens, etc.etc) querem fazer esse contrato (pacto) para cada um ter suas garantias!!!! MAS UM MOMENTO, EM GERAL NOS CASAMOS COM AMOR, E PELO AMOR DE UM PARA COM O OUTRO... Mas a mentalidade, voltando ao tema é previnir, resguardar, suprimir meus medos de causar um dano, ao patrimonio da pessoa num possivel término de relacionamento. Como foi dificil explicar isso para nosso cliente, aflito com os detalhes da explicaçao, isso tudo para uma pessoa que é crista, evangelica de anos de igreja. No mundo tal atitude é mais do que normal!!! Pasmem, quantos irmaos, nao sabem de casos e mais casos de familias destruidas, de pastores em adulterio, ou jovens envolvidos no ministerio pregando, tocando mas em fornicaçao!!! Ainda volto a dizer, temos que tomar cuidado com os modismos, com as manias que ocorrem mundo afora.

    Um abç pra quem é de abç !!!

    tomazini/richardson

    ResponderExcluir