quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"O REINO DE DEUS" - O QUE JESUS QUIZ DIZER?

De: Gisele bezerra Padrão

Para: marques_joao2004@yahoo.com.br

Assunto: Pergunta

Pastor o que Jesus queria dizer, quando pediu pros dicipulos anunciarem: é chegado o Reino de Deus?

Minha querida irmã Gisele:

“O Reino de Deus” projetava-se como um futuro brilhante para os judeus, Cf. Mc 15.43. Quando o Reino viesse, ele significaria o esmagamento dos inimigos de Deus e a confirmação de Israel como povo de Deus. Contra este pano de fundo, podemos resumir a mensagem de Marcos como segue:

·        O Reino está perto, prestes a chegar, 1.15!

·        Ele está perto porque Jesus veio, 11.10; Cf 2.18-22.

 ·        O processo que ensejará seu pleno aparecimento já foi iniciado, 4.26,30.

·        Contra toda a expectativa presente, é difícil entrar no Reino, 10.24. Esta entrada não é certamente automática. Uma ação drástica pode ser necessária, 9.47. Na realidade, a entrada está aberta somente àqueles que deixaram tudo e seguiram Jesus, 10.15,21.

O reino de Deus é o governo e o domínio de Deus com toda a bênção e desfrute que isso implica. É a meta do Evangelho de Deus e de Jesus Cristo.  Para entrar nesse reino, as pessoas precisam arrepender-se dos pecados e crer no  Evangelho, para que os pecados lhes sejam perdoados e para que sejam regenerados por Deus, a fim de terem a vida divina, uma vida que condiz com a natureza divina desse reino, Jo 3.3. 

Todos os crentes em Cristo podem partilhar do reino na era da igreja para desfrutar a Deus em Sua justiça, paz e alegria no Espírito Santo, Rm 14.17. Esse reino se tornará o reino de Cristo  e de Deus, que  os crentes vencedores herdarão e desfrutarão na era vindoura (1Co 6.9-10;Gl 5.21; Ef 5. 50, para reinar com Cristo mil anos (Ap 20.4,6). 

Então, como reino eterno, será uma bênção eterna da vida eterna de Deus, para o desfrute de todos os Seus redimidos no novo céu e nova terra pela eternidade (Ap 21.1-4; 22.1-5.14,17). Esse reino de Deus que estava próximo, no qual o Evangelho do Salvador - Servo iria introduzir os Seus crentes. 

Com vistas a esse reino, o Salvador-Servo disse às pessoas que se arrependessem e cressem no Evangelho.

Anunciando a "chegada do Reino de Deus", os discípulos estavam convidando àquelas pessoas a atenderem  às exigências do Reino.

Espero que tenha lhe esclarecido.

Deus lhe abençoe!!

3 comentários:

  1. Pastor muito obrigada pelo esclarecimento, mas ainda há um dúvida a esse respeito, que talvez possa até ter sido sanada também na postagem...
    Quando Jesus diz aos fariseus em Mt 12.28 e em Lc 11.20, ou quando usa essa expressão em Lc 10.11, Jesus está querendo expressar juizo, ou ele está também da mesma forma convidando-os à atenderem as exigencias do Reino?
    Obrigada pastor

    Paz!!

    ResponderExcluir
  2. O Reino de Deus empregado em Mt 12.28 e em Lc 11.20, quando Jesus os exortava acerca da autoridade do seu exorcismo, está mais para um convite. Jesus libertava os oprimidos e oferecia o perdão dos pecados, eles se convertiam, era o tão esperado Reino de Deus (cf. 61.1; Is 11.2 e 32.1), e não o de "Belzebu", como os fariseus afirmavam. É Deus intervindo e predominando no mundo, manifestando seu poder, subjugando a Satanás, oferecendo liberdade aos cativos. "Arrependei-vos e crede no Evangelho".

    Em Lucas 10.11, é o convite(cf. Lc 11.9) seguido de juízo para aqueles que rejeitam o seu Reino que é chegado, com suas maravilhas (cf. Lc 11.9-16).

    é bem capaz de estar MUITO confuso, faltando coisas ou errado o que eu escrevi, mas eu tentei ;) hehehehe

    a paz de Cristo !

    ResponderExcluir
  3. O texo de Mt 12.28 está dizendo entre outros que o Espírito de Deus é o poder do reino de Deus. Onde está o Espírito de Deus em poder, aí está o reino, e aí os demônios não tem vez. O reino de Deus, e não o reino dos céus, é mencionado aqui. Mesmo nessa ocasião, o reino dos céus ainda não havia chegado. O reino de Deus todavia, já estava presente.
    Já em Lc 10.11 é de fato a apresentação do juízo para a rejeição do Reino.

    ResponderExcluir