quarta-feira, 12 de agosto de 2009

PODEMOS IMPEDIR O ABORTO PELA FORÇA?

" livra os que estão sendo levados para morte e salva os que cambaleiam indo para serem mortos " Pv 24.11

Eis o que pergunta o internauta Marcelo de Weber de Souza:

Pr João Luiz, este versículo justifica tentativas legais de "resgatar" bebês, impedindo pela força que mulheres grávidas cheguem às clínicas de aborto legalizadas?

Meu amado irmão Marcelo, esta passagem não justifica quebrar as leis do governo humano, instituído por Deus, mesmo que creiamos serem leis injustas. conforme Rm 13.1; 1Pe 2.13 "TODA a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus."   "Sujeitai-vos, pois, a toda a ordenação humana por amor do Senhor; quer ao rei, como superior".

Aos crentes somente é permitido desobedecer a lei no caso de ela os compelir à prática do pecado, e não no caso de ela permitir que outra  pessoa venha a pecar. Se assim não fosse, teríamos de fechar as portas das igrejas não-cristãs e dos templos não-cristãos, em que há pecado por estarem adorando falsos deuses. 

Certamente devemos desobedecer uma lei que nos queira compelir a adorar ídolos (Dn 3), mas não temos de desobedecer uma que permita que outros façam isso.

Além disso, este texto(Pv 24) não dá base para tentativas ilegais de "resgates" por diversas razões.

Primeiro, o capítulo não dá respaldo à desobediência civil; ele ordena a obediência civil: "teme ao Senhor,...e ao rei"(v.21), onde o temor implica obediência às suas ordens (cf. Rm 13.1 e Tt 3.1).

Segundo, os que estão sendo levados à morte são vítimas dos que estão quebrando a lei; não são eles próprios que estão fazendo isso.

Em outras palavras, quem tentasse impedir um aborto nessas circunstâncias estaria agindo contrariamente à lei, visto que o aborto legal seria feito de acordo com a lei.

Não há indicações nesta passagem( e em nenhuma outra) de que os crentes tenham o direito de tomarem, de modo ilegal, os direitos legais dos outros, apenas por crerem pessoalmente que certas leis sejam injustas. 

Nessa mesma linha incorreta de raciocínio de tais "resgatadores", chegaríamos ao ponto de impedir o caminho de qualquer um - de um juiz, do júri ou da polícia -  por nossa conta, se acreditássemos que a condenação seria injusta.

Além disso, se fosse certo "resgatar" vidas pelo fechamento das portas daquelas clínicas, então por que não nos livrarmos delas jogando bombas sobre elas, destruindo seu suprimentos de energia, ou até mesmo assassinando as enfermeiras e os médicos envolvidos?

Não consideremos nem mesmo a possibilidade de tal coisa!

A verdade é que dois erros não produzem um acerto, e  os fins não justificam os meios, mesmo sendo um processo ativo ou passivo de desobedecer um governo humano, instituído por Deus, que tenha estabelecido leis não-compulsórias, que permitem a outros pecar.

Espero ter esclarecido....

5 comentários:

  1. se alguém foi estuprado e foi grávida qual seria a opinião de Deus em relação a isso ? se ela ficou grávida seria porque Deus tem algo a mais pra ela ou não faria a diferença abortar ?

    ResponderExcluir
  2. Minha querida irmã, Julia. Obrigado por fazer parte dessa rede de notícia e utilidade que têm ajudado a orientar muitas pessoas.

    Em primeiro lugar devemos lembrar que somo "vítimas e autores" de uma sociedade que, a cada dia mais mergulha na degradação.

    Se ocorreu um estupro (crime de constranger alguém ao coito com violência ou grave ameaça; violação) e, a vítima engravidou, quem somos nós para dizer qual opinião Deus teri ou tem a respeito.

    O que podemos depreender é:
    1. A raça humana, depois do pecado da desobediência(Adão e Eva), mergulhou num caminho, nefasto e sem volta.

    2.Por mais que Deus tente reconciliar a raça humana, através de Seu Filho,o resultado é sempre a desobediência contumaz do homem.

    3.Como resultado, ao rejeitar a Luz de Deus, o homem mergulha em trevas.

    4. Mergulhado em trevas, o homem tornou-se presa fácil e escravo de Satanás.(O Diabo)

    5. O Diado veio para "matar, roubar e destruir".

    6.As mazelas e desgraças humanas, estão rodeando e dominando a humanidade.

    7.Entretanto, Deus ainda insiste com a dádiva do perdão e mantém a Porta da Graça aberta para tantos quantos desejarem receber a Jesus Cristo como Salvador.

    8.Ao aceitar a Jesus, os encargos dessa atitude permeiarão a vida do covnertido.

    9. O perdão recebido por intermédio de Jesus Cristo, deve multiplicar-se na forma da inter-relação com o ser humano, através do amor fraternal.

    10. Recebemos o perdão para também perdoarmos

    11.No caso em tela, a pessoa foi estuprada (uma desgraça), mas, o AMOR a Deus, a Jesus e a Sua Palavra supera todas estas coisas. (não quero que me aches simplista ou insensível, estou sendo sincero à Luz das Escrituras Sagradas)

    12.Quando entra a questão do aborto, a coisa muda de figura, vez que, agora, ela tem um fruto no ventre (vida intra-uterina) e, jamais poderá, abortar, isto é, tirar a vida, posto que somente Deus e somente ELe, tem poder para vida, portanto também tirá-la.

    13. Aí está a Máxima do Evangelho. Viver acima dos ditames da sociedade.

    14. Fria sim, diferença caso proceda ou opte pelo aborto, haja vista, que esse poder, Deus, a ninguém deu.

    15.Deus não transforma a maldição em bênção?

    16. Porque não aplicamos este versículo também nestes casos?

    espero que tenha lhe ajudado.
    dar vida, portanto também tirá-la.

    13. Aí está a Máxima do Evangelho. Viver acima dos ditames da sociedade.

    14. Fria sim, diferença caso proceda ou opte pelo aborto, haja vista, que esse poder, Deus, a ninguém deu.

    15.Deus não transforma a maldição em bênção?

    16. Porque não aplicamos este versículo também nestes casos?

    espero que tenha lhe ajudado.

    Deus a abençoe!

    ResponderExcluir
  3. acho esse asunto muito interessante, apesar de polêmico!
    eu também acredito que Deus transforme a maldição em bençao e que Deus é o dono da vida!
    continuo achando esse caso muito complicado, mas entendi, devemos pensar sempre a luz da bíblia.

    ResponderExcluir
  4. Claro minha querida Jéssica. O caso é muito complicado, entretanto, à luz da Bíblia recebemos a orientação para a melhor decisão!
    Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir
  5. obrigada pr.
    já percebi que o senhor escolhe as fotos a dedo rs

    ResponderExcluir