quarta-feira, 12 de agosto de 2009

DEUS CRIOU O MAL?

O internauta Cícero pergunta:

Pr, é certo dizer que Deus é o autor do mal?

Amado irmão Cícero, de acordo com "Eu formo a luz, e crio as trevas; eu faço a paz, e crio o mal; eu, o SENHOR, faço todas estas coisas."Is 45.7 ( também Jr 18.11 e Lm 3.38; Am 3.6. Porém muitos outros textos das Escrituras nos informa que Deus não é mau (1Jo 1.5), que ele não pode nem mesmo ver o mal (Hc 1.13, nem pode ser tentado pelo mal (Tg 1.13)

A Bíblia é clara ao dizer que Deus é moralmente perfeito"Ele é a Rocha, cuja obra é perfeita, porque todos os seus caminhos justos são; Deus é a verdade, e não há nele injustiça; justo e reto é." (Dt 32.4) e "Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus." (Mt 5.48), e que Lhe é impossível pecar (Hb 6.18). Ao mesmo tempo, sua absoluta justiça exige que ele puna o pecado. Este juízo assume ambas as formas: temporal e eterna (Mt 25.41;Ap 20.11-15).

Na sua forma temporal, a execução da justiça de Deus às vezes é chamada de "mal", porque parece ser um mal aos que estão sujeitos a ela (cf. Hb 12.11). 

Entretanto, a palavra hebraica hebraica correspondente  a "mal" (rá) empregada no texto nem sempre tem o sentido moral. De fato, o contexto mostra que ela deveria ser traduzida como "calamidade" ou "desgraça", como algumas versões o fazem (por exemplo, a BJ). 

Assim, se diz que Deus é o autor do "mal" neste sentido, mas não no sentido moral - pelo menos não de forma direta.

Além disso, há um sentido indireto no qual Deus é o autor do mal em seu sentido moral. Deus criou seres morais com livre escolha, e a livre escola é a origem do mal de ordem moral no universo. Assim, em última instância Deus é responsável por fazer criaturas morais, que são responsáveis pelo mal de ordem moral. 

Deus tornou o mal possível ao criar criaturas livres, mas estas m sua liberdade fizeram com que o mal se tornasse real. É claro que a possibilidade do mal(i.e., a livre escolha) é em si mesma uma boa coisa.

Portanto, Deus criou apenas boas coisas, uma das quais foi o poder da livre escolha, e as criaturas morais é que produziram o mal. Entretanto, Deus é o autor de um universo moral, e neste sentido indireto, ele, em última instância, é o autor da possibilidade do mal. É claro, Deus apenas permitiu o mal, jamais o promoveu, e por fim irá produzir um bem maior através dele (Gn 50.20

 "Vós bem intentastes mal contra mim; porém Deus o intentou para bem, para fazer como se vê neste dia, para conservar muita gente com vida".

Nenhum comentário:

Postar um comentário