quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O QUE É UMA PARÁBOLA? Parte 2 - Parábola na Epístola de Tiago?

Tiago é o irmão do Senhor. Certamente ele não desconhecia o modo de Jesus apresentar sua mensagem por meio de ilustrações. Assim, em sua epístola, escrita aos compatriotas espalhados pela terra, Tiago emprega notáveis símilies ao escrever sobre a prática da vida cristã. Suas denúncias, repreensões e advertências se revestem de vívidas imagens que tornam a sua epístola não " sem valor algum, como palha", como disse Martinho Lutero, mas de excelente valor a todo cristão. Aqui está um breve resumo das figuras de linguagem empregadas por Tiago:

Ondas. Os que oscilam na fé e vacilam entre dois pensamentos são comparados à "onda do mar, impelida e agitada pelo vento" T 1.5-8. Contudo, aquele que andou sobre o mar agitado está perto da alma que sofre na tempestade, para consolá-la e libertá-la.

ErvaOs ricos, exortados para serem humildes, são advertidos de que, a despeito de todas as suas posses, passarão "como a flor da erva" Tg 1.9-11; Is 40.6-8. Que símilie simples, mas poderoso, a retratar a instabilidade e a transitoriedade humana!

Atraído e engodado.Os que cedem às tentações são apresentados como "atraídos e engodados pela sua própria concupiscência" Tg 1.12-15. As impressionantes figuras "atraídos...engodados" revelam o triste processo de tentação e queda. A primeira expressão não significa, todavia, atraído pelo anzol; significa antes atraído para o anzol. Há duas atrações sucessivas, de natureza muito diferente em cada caso. No grego clássico, o primeiro termo aplica-se aos dois, mas nesse caso as circunstâncias apontam para o primeiro deles. 

O primeiro é atração para o anzol; o segundo, sedução pelo anzol. A primeira atração é um poder invisível; a segunda é uma força física rude cruel. A primeira é uma atração secreta da vontade; a segunda é uma violenta opressão por uma força superior, que prende o escravo e o destrói. Quão imperioso é discernir o sutil anzol satânico, ou seguir a exortação do Mestre de vigiar e orar, a fim de não  cair em tentação! Uma vez fisgado, torna-se difícil a vida do transgressor.

Espelho. Tiago preocupado com o auto-engano,insiste em que tenhamos um verdadeiro conhecimento de nós mesmos. Devemos ser praticantes da Palavra, não apenas ouvintes. Quem apenas ouve, mas não age de "homem que contempla no espelho o seu rosto natural" Tg 1.22-25. O espelho é a infalível Palavra de Deus, o verdadeiro reflexo da alma.

Infelizmente, muitos olham o espelho e vêem-se como são de fato na santíssima presença de Deus, mas a visão é apenas superficial ou momentânea, pois continuam a viver para si mesmos. Se formos sinceros em relação ao que o espelho mostra e obedecermos à luz, então virá a transformação do coração e da vida. "...refletindo a glória do Senhor, somos transformados... na mesma imagem...2Co 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário