terça-feira, 25 de agosto de 2009

"O ENDEMONIADO GADARENO " - "O Filho de Deus Se manifestou para desfazer as obras do diabo"

 Lucas 8.30-39 

Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Legião”(Legião = A maior unidade do exército romano, entre 3000 a 6000 homens, o que indicava o grande número de demônios que possuía aquele homem), respondeu ele; porque muitos demônios haviam entrado nele. E imploravam-lhe que não os mandasse para o Abismo. Uma grande manada de porcos estava pastando naquela colina.

Os demônios imploraram a Jesus que lhes permitisse entrar neles, e Jesus lhes deu permissão. Saindo do homem, os demônios entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo em direção ao lago e se afogou. Vendo o que acontecera, os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos, na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido.

Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo. Os que o tinham visto contaram ao povo como o endemoninhado fora curado. Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo.

Ele entrou no barco e regressou. O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo: “Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez”. Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele.

Vemos no endemoninhado desespero, miséria e vergonha. Às vezes é pelo poder do Malígno que uma pessoa descobre a sua miséria.

Também podemos notar a legião de demônios como figura da multidão de pecados, pois um pecado sempre gera outros: quem rouba, depois mente, e então jura para reforçar a mentira.

Primeiro Jesus pediu que o homem dissesse seu nome. Depois, que ele contasse o que Deus havia feito em sua vida. Cada pessoa que deixar Jesus operar em sua vida terá uma trajetória semelhante. Começa com aquilo que o pecado fez em sua vida.

Termina com o que Deus fez por você. Como o apóstolo Paulo, você talvez tenha que contar quem você era, o que fazia e quão longe de Deus havia chegado. Mas, depois você contará a maravilhosa transformação - tudo que Deus fez para mudar sua história.

Jesus domina os demônios, requer do homem uma confissão do seu estado,manda sair o espírito imundo,revela o gozo destruidor do pecado, muda o coração do pecador e manda testificar à sua família.

Quando foi a última vez que você contou o que Deus lhe fez? Estudar a Bíblia com pessoas, pregar da própria Palavra de Deus são coisas muito boas e necessárias. Mas, algumas das partes mais poderosas da Bíblia são as histórias de homens e mulheres como eu e você, e o que Deus fez em nossas vidas. Volte para casa, vá lá para sua turma, chegue para seus colegas e conte o quanto Deus lhe fez. Talvez você não faça idéia do quanto Jesus vai fazer ainda com você e a sua história.

www.hermeneutica.com 

com adaptações do editor do blog

 

3 comentários:

  1. Estava meditando sobre esse assunto, recentemente, ótima abordagem.

    a paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. É verdade pastor que devemos contar sim o que o Senhor fez a nós, mas tenho me guardado um pouco de faezr isso por saber que a mesma história quando contada de forma diferente produz efeitos diferentes. No caso se eu não contar aquilo que eu fazia quem eu era, e no que DEus me transformou com prudencia e com devida atenção, posso acabar "fazendo brilhar" mais o meu passado do que a minha transformação, por isso é necessario mto zelo quanto a isso, e os devidos versiculos.
    =)
    Paz!!

    ResponderExcluir
  3. Sim minha amada. A prudência nos ensina a cautela com que devemos nos comportar, até mesmo para dar testemunhos. Que Deus lhe oriente da melhor forma e,assim vc testemunhe o que Ele fez em sua vida!

    ResponderExcluir