quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O QUE É UMA PARÁBOLA? Parte 1

O internauta "Anônimo" pergunta:

"Pastor João Luiz, o que é uma parábola? Se puder me dê um exemplo, se tiver, é claro, numa epístola do Novo Testamento, especificamente a de Tiago".
Meu amado irmão, tentarei  esclarecer sem que o assunto se alongue demais.
Eis a definição comum:
1. Narração alegórica que envolve algum preceito de moral, alguma verdade importante. 2. Geom. Curva plana cujos pontos distam igualmente de um ponto fixo (foco) e de uma reta! fixa (diretriz!). 3. Reg. Dobadoura com duas ordens de travessas cruzadas.
Em todo o âmbito literário não há livro mais rico em material alegórico e em parábolas do que a Bíblia.
Embora o uso das parábolas tenha sido características ímpar do ensino popular de Jesus, visto que " Sem parábolas não lhes falava", não foi Cristo o criador desse recurso didático. As parábolas são utilizadas desde a antiguidade. Embora Jesus tenha contribuído para os escritos sagrados com parábolas inigualáveis e tenha elevado esse método de ensino ao mais alto grau, era sabedor da existência milenar desse método de apresentar a verdade.
Na época e na região em que Jesus apareceu, as parábolas eram, como as fábulas, um método popular de instrução, e isso entre todos os povos orientais.
Embora estejamos inclinados a limitar o significado de parábola às parábolas de Jesus       encontradas nos três primeiros Evangelhos, na verdade o vocábulo tem uma flexibilidade de emprego, pois abarca diferentes aspectos da linguagem figurada, como os símiles, as comparações, os ditados, os provérbios e assim por diante.
No Antigo Testamento a palavra hebraica traduzida por parábola é m_sh_l, que significa provérbio, analogia e parábola. Com ampla gama de empregos, essa palavra cobre diversas formas de comunicação feitas de modo pitoresco e sugestivo - todas  aquelas em que as idéias são apresentadas numa roupagem figurada. Em virtude de sua aplicação ser tão variada, encontra-se na versão portuguesa diferentes traduções.
No Novo Testamento, o termo "parábola" assume uma variedade de significados e formas, sem se restringir às longas narrativas dos Evangelhos que conhecemos como parábolas de Cristo. Há no grego duas palavras traduzidas por "parábola". O termo mais comum é parabol_, que ocorre cerca de 48 vezes nos Evangelhos sinópticos sem nunca encontrar definição.
Há sobretudo duas idéias presentes na raiz da primeira palavra, a saber, "representar ou significar algo",  "semelhança ou aparência". Esse termo significa " ao lado de", ou "lançar ou atirar", transmitindo idéia de aproximidade, num cotejamento que visa a verificar o grau semelhança ou de diferença. Uma "semelhança" ou "pôr uma coisa ao lado da outra.
O outro vocábulo traduzido como "parábola" é paroimia, que significa "adágio, ditado enigmático, provérbio, apresentação que se distingue dos meios normais de comunicação".
São várias as figuras de linguagem que a Bíblia emprega, e todas são necessárias para ilustrar verdades divinas e profundas.
  • Símilie é a comparação por semelhança
  • Metáfora é a comparação por correspondência
  • Alegoria é a comparação por implicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário