quarta-feira, 5 de agosto de 2009

O QUE É UMA PARÁBOLA? Parte Final - Parábola na Epístola de Tiago?

1. Refrear, freios, leme, fogo, manancial. De todos os escritores da Bíblia, Tiago é quem mais dá conselhos práticos e parabólicos quanto ao poder da língua. Se formos tardios para falar, nosso testemunho jamais será corrompido por mentiras, indelicadezas e palavras censuráveis. Os pecados da língua e as advertências  e exemplos do falar desordenado são abundantes. Para que o falar não seja afrontoso, precisa, ser controlado. Moisés, o mais mando dos homens, falhou uma vez, ao falar inadvertidamente com os lábios (Sl 39.1). Tiago registra cinco comparações sobre a língua:

O ato de refrear. Se o mais desenfreado membro do corpo, a língua, estiver em sujeição a Cristo, de cujos lábios flui a graça, então todo o corpo será controlado.

2. Freios. Pelos freios, os cavalos selvagens podem ser domados. O domínio é fruto da disciplina. Se permitirmos que Cristo ponha guarda em nossos lábios, toda a nossa vida será dirigida por sua vontade.

3.Leme. "um pequenino leme" de um poderoso navio ajuda a dirigir o curso da navegação. A língua é apenas um pequeno membro, mas muitas vezes se jacta do que pode  fazer. A língua tanto dirige o navio (nosso corpo) no curso certo, como pode levá-lo ao desastre.

4.Fogo.Uma pequena faísca pode incendiar um floresta inteira, o que resulta em grande estrago. Por sinal, Tiago tinha em mente "uma vasta floresta envolta em chamas resultantes de uma única centelha". Então aplica a ilustração "A língua é....fogo, mundo de iniquidade". Como precisamos da disciplina divina para nos silenciar, para evitarmos os desastroso efeitos de uma língua descontrolada!

Deus prometeu que toda espécie de de animais seria domada (Gn 1.26-28). A mais indomável criatura pode ser adestrada pelo carinho, pela paciência e pela gratidão. Mas a língua, diz Tiago, ninguém pode dominar. Porém o que é impossível aos homens é possível para Deus.

5. Manancial. O mesmo manancial não pode jorrar água doce e amarga. Terá de ser de um ou de outro tipo. Assim é com a língua. Dela vem o mal ou o bem, veneno ou bálsamo curador, maldição ou bênção, frutas bravas ou figos, água salobra ou potável. Se formos sábios, devemos confiar a Deus o controle da língua, para possbilitar assim im "bom procedimento" junto com "obras em mansidão de sabedoria... paz" Tg 3.13-18. Precisamos orar como Jó:" Ensina-me e eu me calarei" Jó 6.24.

6.Vapor. A todos os que se entregam aos prazeres ou se concentrm na aquisição de bens materiais, Tiago alerta sobre a incerteza do futuro e a transitoriedade da vida. O Prático apóstolo pergunta" O que é a vossa vida'?": " É um vapor que aparece por um pouco, e logo se desvanece" Tg 4.13-17. O homem conta com o amanhã, mas este talvez nunca chegue. Tudo o que lhe era importante pode desaparecer num instante. " Somos pó, uma sombra". Por estar o futuro nas mãos de Deus, certamente a sua vontade é a melhor. Todas as posses e o tempo devem estar sob o controle da suprema e viva Vontade. Nossa atitude deve ser sempre "se o Senhor quiser" 1Co 4.19.

7. Lavrador. Tiago, que tinha muito para dizer sobre a graça da paciência, insiste em que os santos sejam pacientes, tendo em vista a volta do Senhor como Lavrador para colher seus preciosos frutos, Tg 5.7-11. Será que, quando tiago empregou esse símile, não teria em mente a parábola de seu ilustre Irmão, que diz ser ele mesmo o Lavrador, o qual, ao retornar de um país distante, fará a sua colheita? A impaciência de nossa parte é sinal de fraqueza. Precisamos imitar a sua paciência, que há muito tem esperado por uma grande colheita.

Meu prezado irmão, espero que tenha auxiliado no esclarecimento necessário.

Deus o abençoe!!

2 comentários:

  1. Acho que Tiago foi perfeitamente preciso nas referencias e comparações, e interessante como a palavra se renova; pois a língua é quase sempre quem domina todas as ações do homem e não o cerebro.

    ResponderExcluir