segunda-feira, 24 de agosto de 2009

" O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO" - Parte 6

continuando

Falar em línguas estranhas é o sinal do batismo com Espírito Santo:

E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

“Porque os ouvia falar em línguas e magnificar a Deus.”

“E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam.”

Atos 8.17 diz que com a imposição das mãos dos apóstolos Pedro e João, os novos convertidos em Samaria receberam o Espírito Santo. Não está escrito que falaram línguas, mas o versículo 18, diz que Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro. Que sinal teria visto Simão, para saber que eles tinham recebido o Espírito Santo? É natural entendermos que Simão tenha visto a manifestação do mesmo sinal manifestado em outras ocasiões semelhantes, isto é, línguas estranhas. Não quero entrar no assunto de falar línguas estranhas, porque estaria fugindo do nosso tema. Mas apenas mostrar pelas Escrituras que o falar línguas estranhas, é o sinal do batismo no Espírito Santo.

Porque deve o crente buscar o batismo no Espírito Santo? Porque o Espírito Santo dá ao crente poder para ser testemunha de Jesus: “Mas recebeis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. 

É muito importante que os pregadores do Evangelho sejam pessoa bastante culta, e que procurem sempre aprimorar essa cultura que pesquisem, que estudem; mas é indispensável que sejam batizados com o Espírito Santo, e permaneçam cheios do Espírito Santo.

O Livro de Atos fornece cinco relatos de pessoas recebendo a plenitude do preenchimento ou do batismo no Espírito Santo, Atos 2.4; 8.14,25; 9.17,20; 10.44,48; 19.1,7. Nesses relatos, cinco fatores são manifestos:

1.      Havia uma esmagadora irrupção da presença de Deus, que foi experimentado por todos os que estavam presentes.

2.      Havia uma transformação evidente nas vidas e no testemunho dos discípulos que foram enchidos.

3.      Aquilo que foi experimentado se tornou ímpeto para o crescimento da Igreja, e "todos os dias, no templo e nas casas, não cessam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo".

4.      A evidência imediata em três dos cincos relatos era a glossolalia: "Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus". Glossolalia é um termo derivado do grego glossa ("língua") e laleo ("falar").

5. O propósito final dessa experiência era um poderoso testemunho e uma profunda dimensão do comprometimento cristão para se alcançar alegria, graça, humildade  e bons frutos.

O batismo no Espírito Santo, abre ao crente as portas para o recebimento dos dons espirituais que o torna útil para a Igreja:

O batismo no Espírito Santo abre ao crente as portas para o recebimento dos dons espirituais que o torna útil para a Igreja:

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. O Espírito Santo glorifica a Jesus no crente”.

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar”.

 É uma nova experiência que o crente tem com Cristo. O Espírito Santo dá ao crente poder sobre a carne, sobre o mundo, e o diabo. O crente batizado no Espírito Santo sente um manancial de vida afluir do seu interior como as correntezas de um rio caudaloso:

“E o último dia, o grande dia da festa Jesus pôs-se em pé, e clamou dizendo: Se alguém tem sede, vem a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de águas vivas correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem, porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

Os crentes que ainda não são batizados no Espírito Santo o conselho de Jesus é que o busquem até receber:

“E eu vos digo a vós. Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe, e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-vos-á. E qual o pai dentre vós que se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito àqueles que lho pedirem?” E aos crentes batizados com o Espírito Santo, não devem se acomodar acham do que já subiram o último degrau. Deus tem muitas bênçãos ainda para lhes dar. O celeiro celestial está cheio. Glória a Deus.

Está escrito que, após o Senhor Jesus ter sido batizado nas águas, o céu se abriu e veio sobre ele o Espírito Santo, descendo como pomba e vindo sobre ele.

Depois que veio o Espírito Santo sobre Jesus, o mesmo Espírito o conduziu para o deserto para ser tentado por Satanás.

E após a completa vitória de Jesus sobre o diabo, teve início ao seu glorioso ministério. Isto deve nos servir de ensino, que após o batismo no Espírito Santo, não cessam as lutas; mas nos conforta saber, que estamos mais preparados para a luta. Que estamos agora revestidos de poder.

Os grandes movimentos evangelísticos, que tem sido a causa da salvação de muitas almas, grandes campanhas de cura divina e libertação de oprimidos, têm surgido sempre após um período de oração, e grande derramamento do Espírito Santo.

Oxalá possamos receber uma grande avivamento espiritual e muitos crentes apáticos e acomodados possam ser sacudidos pelo poder de Deus; cheio do Espírito Santo, e se tornarem uma benção para o reino de Deus aqui na terra.

Um comentário:

  1. Quando nós cristãos dermos tempo abundante e priorizarmos a oração e também a valorizarmos, entendendo e crendo no seu poder. com certeza será derramado sobre nós abundantemente o Espírito para nós avivar e nos capacitar para essa grande obra q nos está proposta.

    ResponderExcluir