segunda-feira, 24 de agosto de 2009

"O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO" Parte 5

continuação

4.2 “Reunidos no mesmo lugar

Havia quase 120 discípulos, incluindo as corajosas e heróicas pessoas anônimas que tiveram participação efetiva na obra de Deus. O local era o cenáculo, em Jerusalém, onde perseveravam “unanimemente em oração e súplica” À luz do contexto, “reunidos no mesmo lugar” fala da unanimidade de propósito, esperando a promessa do Pai.

A . O que pensar dessas passagens?
O batismo com Espírito Santo é uma das maravilhosas promessas do Senhor para todos os crentes neotestamentários, isto é, para todos os crentes que vivem na dispensação da graça: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: A todos quantos Deus nosso Senhor chamar.”

A dispensação da graça foi inaugurada com a ressurreição do Senhor Jesus: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” E findará com o arrebatamento da igreja, época em que o mundo será dominado pelo Anti-Cristo, e se prepara para a inauguração do milênio, quando o Senhor vier com sua igreja glorificada:

 “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.”

Não podemos aceitar a doutrina de que o batismo no Espírito Santo foi somente para o tempo dos apóstolos, porque em nenhuma parte das Escrituras encontramos tal ensinamento, pelo contrário, depois do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, relatado em Atos 2.1-4, encontramos várias passagens onde esse maravilhoso evento é repetido:

 “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhe impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo”.

Outra vez diz “E sucedeu que enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo passado por todas as regiões superiores chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram; no batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.”

E em outra passagem, encontramos essa maravilhosa promessa alcançando os gentios:

 “E dizendo Pedro ainda estas palavras, veio o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a Palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouvia falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém por ventura recusar a água para que sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?”

Conforme as passagens acima, o batismo no Espírito Santo é uma segunda experiência que a pessoa tem com Cristo, a primeira é a salvação, a segunda o batismo no Espírito Santo.

Existe uma teoria que tenta provar que o batismo no Espírito Santo, não é para os nossos dias, dizendo que a pessoa recebe o Espírito Santo no mesmo instante em que recebe a salvação sendo, portanto, uma só experiência. Em parte concordamos. De fato a pessoa recebe o Espírito Santo quando se converte a Cristo. Pois quem convence o mundo do pecado é o Espírito Santo:

Todavia digo-vos a verdade, que convém que eu vá; porque, se eu não for, o consolador não virá a vós; mas, se eu for enviá-lo-ei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça, e do juízo”.

Importante, porém é notar a diferença entre batismo no Espírito Santo, e selo com o Espírito Santo. Todos os salvos são selados com o Espírito Santo, mas nem todos são batizados:

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”.

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Então com o selo com o Espírito Santo, é dado como penhor para o dia da redenção, isto é, para o dia do arrebatamento da igreja. Jesus depois de ressuscitado soprou sobre os apóstolos, dizendo: Recebei o Espírito Santo.

Então eles receberam o Espírito Santo, no exato momento em que Jesus soprou sobre eles. Mas isto não impediu que eles fossem batizados com o Espírito Santo dez dias após a ascensão do Senhor no dia de Pentecostes.

2 comentários:

  1. Pastor há quem diga que há outros tipos de "selos", por exemplo, quando uma pessoa fik mto tempo num monte ou faz um jejum prolongado e aquilo transforma de maneira profunda e permanete a vida da pessoa, se diz q ela foi selada mediante tal ato de santificação.
    pode-se dizer isso?

    ResponderExcluir
  2. Isso é pura invencionisse! A falta do estudo sistemático da Palavra de Deus provoca essas heresias.
    É preciso muita cautela!

    ResponderExcluir