segunda-feira, 3 de agosto de 2009

COMO E ONDE ENQUADRAR O MEU, O SEU, O NOSSO MINISTÉRIO E SACERDÓCIO? Parte Final - Sacerdócio de Eli, Abiatar ou de Zadoque?

Ezequiel compreendeu a importância profética desses dois sacerdotes. Em seus dias, continuavam a existir representantes tanto do sacerdócio de Zadoque quanto do de Abiatar. Fazendo coro com o profeta não identificado, também Ezequiel afirmou que os dois iriam prosseguir atuando. As duas correntes ministeriais estariam presentes até o fim dos tempos.

"...e considera no teu coração a entrada da casa, com todas as saídas do santuário". Ez 44.5

Como naqueles dias, estão introduzindo estrangeiros e forasteiros dentro da Casa do Senhor e, assim, contaminando-a. Esses pastores ímpios estão adaptando na Casa do Senhor, o rock-and-roll, os entretenimentos, práticas levianas, cantores que bebem e tomam drogas e nem ao menos conhecem a Deus. Essa gente prega nos púlpitos, e os crentes nem notam que está tudo errao!

"E não guardastes a ordenança a respeito das minhas coisas sagradas; antes vos constituístes, a vós mesmos, guardas da minha ordenança no meu santuário".Ez 44.8

Eles, os pastores trouxeram gente de fora, pessoas que não conhecem, para cuidar do santuário do Senhor. Indivíduos estranhos à Casa de Deus, homens ímpios, pecadores, que ainda estão no mundo, que não se  afastaram do pecado. A Casa de Deus está sendo profanada. Então Deus determinou que o sacerdócio de Abiatar ministrasse a pessoas cujo coração estava voltado para os ídolos! Os pastores, naquela época, como hoje, se desviaram de Deus. Foram dominados pelo espírito de Eli, interessados apenas em fama e sucesso. E o povo apreciava e ainda aprecia esse estado de coisas. Por causa disso, Deus designou  sacerdotes idólatras para dar-lhes o que eles queriam. "Como é o povo, assim é o sacerdote!"

"Contudo, eu os constituirei guardas da ordenança da casa, em todo o seu serviço, e em tudo o que nela se fizer." Ez 44.14. 

Como esses ministros são cegos! Deus diz o seguinte a respeito deles: " E não se chegarão a mim...".Ez 44.13

Eles sobem ao púlpito cheios de orgulho e idolatria. Mas não estão perto de Deus e são desmerecidos por Ele. E mesmo assim prosseguem funcionando mecanicamente: pregam, lecionam, dão aconselhamento, enfim, exercem todos os deveres inerentes ao ministério cristão. E nem notam que está tudo errado?

Não possuem discernimento; não têm o testemunho interior do Espírito Santo. Amado irmão, se você não se arrepender e não entregar tudo a Jesus - se preferir conservar o ídolo em seu coração - acabará ouvindo um pregador que fomenta sua idolatria.

Ezequiel afirmou que nos últimos dias, haveria sacerdócio do tipo de Zadoque, bastante atuante.

"Mas os sacerdotes levíticos, os filhos de Zadoque, que guardaram a ordenança do meu santuário quando os filhos de Israel se extraviaram de mim, eles se chegarão a mim, para me servirem, e estarão diante de mim, para me oferecerem a gordura e o sangue, diz o Senhor DEUS. Eles entrarão no meu santuário, e se chegarão à minha mesa, para me servirem, e guardarão a minha ordenança;Ez. 44.115,16. E nesse sacerdócio não haverá misturas"E será que, quando entrarem pelas portas do átrio interior, se vestirão com vestes de linho; e não se porá lã sobre eles, quando servirem nas portas do átrio interior, e dentro". Ez 44.17.

A presença de lã com o linho representa uma mistura espiritual - um pouco de Deus, e um pouco da carne. Esse Sacerdócio, de Zadoque, será destemido, sem mistura,denunciará o pecado, e terá poder para conduzir o povo à justiça e à santidade. " E a meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano, e o farão discernir entre o impuro e o puro". Ez 44.23

As características do sacerdócio de Zadoque são as seguintes:

1. Destemor para repreender o pecado, no poder e na autoridade do Espírito Santo

2. Clareza ao apontar o que é certo e o que é errado, até que todos tenhamos conhecimento e sabedoria para tomar as decisões acertadas

3. Discernimento para reconhecer a voz do Senhor. Esses ministros sabem o que Deus está dizendo, pois sentam-se e esperam Nele. A oração deles não é uma petição egoísta, do tipo "Abençoa-me, Senhor' abençoa meu trabalho! Envia dinheiro!" Seu clamor é diferente. A prioridade é o Reino de Deus e a Sua Justiça. Eles sabem que Deus lhes confiou um sacerdócio diferente do mundano. A Santidade convém a esse ministério.

Se é de fato como João escreveu" E nos fez reis e sacerdotes para Deus e seu Pai; a ele glória e poder para todo o sempre. Amém". Ap 1.6, todo o Corpo de Cristo está inserido nesse contexto.

A minha indagação final é: Em qual desses sacerdócios, em que linhagem estamos lastreados ou comprometidos?

Estamos, tal qual Zadoque, esperando em Deus e dEle recebendo as repreensões necessárias para o nosso crescimento, nossa santidade, nossa vida e intimidade com Deus estreitar, ou como Eli e Abiatar, atolando-nos  no lamaçal do pecado?

Ò Senhor, concede que tenhamos o espírito do sacerdócio de Zadoque!

2 comentários: