quinta-feira, 30 de julho de 2009

QUAL A NOSSA RESPONSABILIDADE COMO PREGADORES? Parte Final - " o evangelho do êxito"

Talvez seja impossível alguém sobre a terra ministrar com motivos absolutamente puros mas, pela graça de Deus, podemos tentar. Quando percebemos que estamos resistindo às críticas e cultivando os elogios, sabemos que algo está errado.Quando começamos a acreditar em todas as coisas agradáveis que dizem a nosso respeito, estamos em perigo. Se o nosso coração está reto perante Deus, o elogio deve tornar-nos humildes e não vaidosos.

Nos últimos anos, a igreja tem tio celebridades demais e servos de menos, um número demasiado grande de pessoas com muitas medalhas mas sem cicatrizes. Observando as suas vidas e ouvindo as suas mensagens, jamais saberíamos que o Evangelho se refere a um humilde judeu que foi pobre, rejeitado e crucificado, nem tampouco suspeitaríamos que ele disse:"Bem aventurados vós os pobres, porque vosso é o reino de Deus" (Lucas 6.20)., "Mas ai de vós os ricos"porque tendes a vossa consolação" (Lucas 6.24). 

A celebridade religiosa fabrica a mensagem que mais realce a sua popularidade e talvez aumente a sua renda. O servo verdadeiro se preocupa tanto com a sua integridade quanto  com a da mensagem.

Não há lugar para a "fraude" no ministério do Evangelho. A fraude não tem lugar na promoção do Evangelho. A fraude e a fé não andam de mãos dadas. Tenho ouvido cristãos sinceros dizer:"Não me preocupo com os métodos, contanto que a mensagem seja correta!". Ouvi certa vez uma moderno pregador dizer: "Não importa o que você ouve, mas, o que você pratica". Essas pessoas deviam considerar o fato fundamental de que a mensagem ajuda a determinar o método. 

Alguns métodos do ministério evangélico são indignos do Evangelho. No seu relacionamento com as pessoas, Paulo era franco e honesto. Não tentava seduzí-las com o Evangelho. Certo pastor perguntou para um membro de uma igreja: "por que seu pastor não prega sobre o pecado, arrependimento ou julgamento? Porque sabe que a maioria das pessoas não dá ouvidos a esse tipo de pregação", respondeu o membro. Ele as seduz com os seus sermões sobre êxito, e depois a equipe faz o trabalho pessoal atrás dos bastidores para que o povo entenda o evangelho.

Não encontro esse tipo de evangelização em lugar no ministério de Jesus, no dos seus discípulos ou no da igreja primitiva. às vezes Jesus usava paralelos interessantes para conseguir a atenção dos seus ouvintes, mas depois fazia com que enfrentassem seus pecados. Obteve a atenção da mulher junto ao poço falando sobre a "água viva", mas depois ela teve teve de encarar os seus pecados: "Vai chama teu marido e vem  cá(João 4.16). Jesus estava longe de ser um pregador do êxito.  Na realidade, algumas das suas mensagens foram tão tão condenadoras que os ouvintes desejaram matá-lo!

Sermões que adulam os pecadores jamais os salvam. Certo evangelista congratulou-se de maneira contraditória com as pessoas que desciam os corredores a fim de se encontrar com os conselheiros; com essa atitude ele contradisse o Evangelho que tinha pregado. A pregação do Evangelho verdadeiro exalta a Deus e condena o pecador; não estimula o orgulho do pecador. O ego pecaminoso do homem precisa ser esmagado perante um Deus santo; e é isso o que a mensagem do Evangelho faz. Antes de podermos aceitar as Boas Novas a respeito de Jesus, precisamos aceitar as más novas sobre nós mesmos.

A adulação tem sido definida como "manipulação, não comunicação". Quando começamos a manipular as pessoas em vez de ministrar a elas, deixamos de ser fiéis despenseiros do Evangelho e despojamos as pessoas da oportunidade de tomarem uma decisão por Jesus Cristo. Jesus e Paulo persuadiram as pessoas; não as seduziram, nem as coagiram, nem tampouco as exploraram. O Evangelho desfaz a capacidade de o pecador salvar a si próprio, mas jamais retira a responsabilidade do pecador de obedecer aos mandamentos de Deus.

A adulação é apenas um dos expedientes usados pelos pregadores com o fim de seduzir o pecador incauto. Outro artifício é oferecer respostas simples a problemas complexos.  O pregador que brada "Jesus é a resposta!" está fazendo uma afirmação válida. Mas está beneficiando as pessoas tanto quanto o médico que grita nos pacientes na sala de espera: "Cirurgia é a resposta!" É pura demagogia, mesmo tendo o apoio de um versículo bíblico.

Alguém disse que enquanto a verdade calça as botas a mentira dá uma volta ao mundo, e tinha razão. A natureza humnana decaída deseja crer em mentiras, espeicialmente nas "mentiras religiosas", o que facilita o êxito dos demagogos. James Fenimore Cooper definiu demagogo como "o indivíduo que promove seu próprios interesses simulando uma dedicação profunda aos interesses dos outros" De todos os demagogos, os religiosos são os mais desprezíveis. Eles sabem como seduzir.

Se crermos em mentiras, aos poucos nos tornaremos uma mentira à medida que perdemos a integridade e começamos a praticar a duplicidade. É princípio fundamental que nos tornaremos semelhante ao deus que adoramos. Se deus é falso, seremos falsos.

Para nós, pregadores da última hora ou geração, fica a responsabilidade por pregar o Verdadeiro Evangelho.

Que o Senhor no ajude.....

2 comentários:

  1. A paz do SENHOR moré!
    Louvo ao SENHOR pela sua vida,porque Ele mesmo tem lhe dado graça,sabedoria e conhecimento para esposar tantos assuntos que são realidades do cristianismo desta geração.E uma das tristes realidades que vivemos hoje,são os pregadores descompromissados com a cruz de CRISTO.E a consequência desta série de atitudes que os mesmos tem,acaba gerando uma igreja fria espiritualmente,carnal e pior,que não tem o interesse de morar na Jerusalém Celestial.
    Que o SENHOR desperte os pregadores desta geração e nos faça lembrar o que Ele disse através da boca do apóstolo Paulo,que "nos escolheu antes da fundação do mundo,para que fossêmos santos e irrepreensíveis diante dEle"(Ef 1.4).Laconizando,não fomos escolhidos para sermos bem-sucedidos nos nossos empreendimentos,como muitos de nós pregadores pensamos,pregamos e ensinamos,e sim,para que tenhamos um vida santificada,sem qual ninguém verá a DEUS.Entretanto,isso não que dizer que Deus não se interessa pela nossa qualidade de vida social,material e dentre outros,mas que a priori é a nossa santidade.
    Fica aqui a minha indagação:pode alguém ter uma vida santificada,a não ser pela lavagem da àgua da palavra?Como seremos lavados pela palavra de DEUS,se pouquíssimos pregadores à expõem como deveria?
    Que o SENHOR desperte nesta última hora da igreja na face da terra,pregadores com autoridade,poder,integridade,que vive o que prega e prega o que vive,para subir nos púlpitos e pregar a bendita poderosa palavra de DEUS,que é digna de toda aceitação!
    Que Deus lhe abençoe pai,amigo,mestre e Pr.João Luis!

    ResponderExcluir
  2. Gloria a Deus.
    Espero (se Deus quiser)ser parte dessa geração q está chegando, para desbancar a mentira, e expor a verdade do evangelho, n com sabedoria humana, mas com a q desce do alto, n por interesses próprios, mas pela vontade de Deus, e creio q Deus já está levantando essa geração no meio do seu povo, e Satanás (com o perdão da expressão) vai ser desmascarado, Aleluia.
    Paz!!

    ResponderExcluir