quinta-feira, 30 de julho de 2009

QUAL A NOSSA RESPONSABILIDADE COMO PREGADORES? Parte 2 - O evangelho do êxito

O evangelho do êxito não somente apresenta uma visão distorcida de Deus, mas também deturpa a doutrina bíblica da Pessoa e obra de Jesus Cristo. Deus tem todo o direito de julgar aqueles que pregam um falso evangelho, porque a mensagem do evangelho custou-lhe o seu Filho! Jesus derramou os eu sangue para cumprir a santa lei divina a fim de que os pecadores perdidos pudessem ser perdoados e reconciliados com Deus. Jesus não morreu para tornar-nos saudáveis,ricos e felizes. Ele morreu para fazer-nos santos. Transformar o Calvário em cartão de crédito santificado que nos dê o privilégio de uma orgia de compras hedonista é depreciar a coisa de mais alto preço que Deus já fez.

Já notamos que o objetivo divino último de Deus é "fazer convergir nele (Cristo) todas as coisas" (Efésios 1.10). Somente então os nossos corpos serão completamente redimidos e libertos dos fardos da vida. O objetivo de Deus cada um de nós, para cada indivíduo, é que sejamos "conformes à imagem de Seu Filho"(Romanos 8.29). Ele deseja tornar-nos semelhantes a Jesus e dá início a esse processo no instante em que nascemos em sua família. À medida que crescemos na vida cristã, "somos transformados de glória em glória, na sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito" (2Coríntios 3.18)

Mas os pregadores do êxito não vêm na semelhança de Cristo o objetivo da vida cristã. Certamente devem ficar perturbados quando têm d enfrentar o fato de que, de acordo com sua própria mensagem, Jesus não foi um êxito. Ele não foi rico, e passou a vida entre os pobres e os desprezados. Foi um "homem de dores e que sabe padecer"(Isaías 53.3), e não uma celebridade com uma vida extravagante. Posso estar enganando, mas acredito que, se Jesus estivesse hoje na Terra, ele condenaria a vida exagerada e ostensiva dos pregadores do êxito e seus discípulos. ?Em sua vida e ministério, em seus ensinamentos e especialmente em sua morte, Jesus Cristo repudia o evangelho do êxito.

Os pregadores do êxito dão-nos uma visão deturpada de Deus, do Salvador, da vida cristã e da igreja. Segundo ele, a igreja de Jesus Cristo é um ajuntamento de pessoas felizes que desfrutam a vida. Segundo a Bíblia, a igreja é um ajuntamento de pessoas sofridas que procuram tornar-se santas na presença de Deus e úteis em um mundo necessitado. É claro que deve haver louvor e regozijo quando a igreja se reúne para o culto; mas também deve haver partilhamento de fardos, lenitivo para as ofensas e cura de corações partidos, Mas, de conformidade com o evangelho do êxito, os cristãos não deviam estar sofrendo de modo nenhum!

A igreja é uma família que se reúne para encorajamento, nutrição espiritual e disciplia. É um exército que se agrupa a fim de se preparar para a batalha e a fim de ouvir as ordens de Deus. É um rebanho que procura a proteção de Deus em um mundo perigoso, uma noiva que expressa devoção ao noivo celestial, um grupo de servos que procuram conhecer a vontade de seu Mestre. Reunimo-nos não para fugir da vida, com seu fardos e batalhas. É verdade que temos nossas horas de felicidade, mas não é esse o nosso alvo principal. Nosso objetivos são a santidade e a prestação de serviço; a felicidade é apenas um subproduto.

Quando a igreja prega a mensagem errada, provoca divisão e o ministério perde a integridade. Não podemos separar a mensagem daquilo que Deus é, do que Deus fez no Calvário, do que Deus está fazendo no mundo hoje e fará no futuro. Quando a pessoa fabrica o seu próprio evangelho, logo passa a praticá-lo, então começa a perder a integridade.

Lembre-se do processo descrito em 1Jo 1.5-10. Em primeiro lugar a pessoa mente para os outros e pára de praticar a verdade (v.6). Depois mente para si mesma e perde a verdade(v.8). Finalmente, começa a mentir para Deus e fazê-lo mentiroso; e o resultado é que a pessoa perde a Palavra divina (v.10). João deixou claro que o ministério exige integridade e que não deve separar o mensageiro da mensagem. Quando tal coisa acontece, tanto o mensageiro quanto a mensagem perdem a integridade.

Não é suficiente pregar a mensagem; precisamos pregar com motivos certos. "Pois a nossa exortação não procede de ...impureza"(1Ts 2.3). Certa versão da Bíblia diz "de motivos impuros". Paulo não se fez perito em agradar homens a fim de se tornar um pregador, nem explorou o povo a fim de se tornar um pregador rico. O motivo básico do seu ministério era agradar a Deus, e foi isso que lhe deus forças. Ele sabia que Deus testava o seu coração constantemente para ver se os seus motivos eram puros.

Henry David Thoreau escreveu: " Não há um cheiro tão mau quanto o que exala da virtude corrompida". E poucas coisas corrompem a nossa virtude como a ganância, o desejo de ser popular e o sentimento que toma conta do nosso ser ao exercermos poder sobre pessoas que nos oferecem a sua adoração idólatra. Quando nossos motivos são errados, nosso ministério é errado; e as consequências são trágicas para nós, para aqueles que nos seguem e para a igreja toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário