quinta-feira, 30 de julho de 2009

QUAL A NOSSA RESPONSABILIDADE COMO PREGADORES? Parte 1 - O evangelho do êxito

"Para o homem natural nada há de atraente no evangelho; só o homem convicto do pecado acha o evangelho atraente" (Oswaldo Chambers)

Os meios de comunicação, sempre tiveram muito o que dizer sobre pregadores e dinheiro e sobre pregadores e moral; mas pouco se falou sobre o problema real: os pregadores e a mensagem. As unicas pessoas que manifestaram sua opinião sobre este assunto foi: Jimmy Swaggart num de seus programas de televisão e Chuc Colson em uma palestra da Convenção de Livreiros Cristãos. No livro Reinos de Conflito, Colson, fez uma afirmação contundente:

" Os efeitos da pregação de uma falsa teologia podem ser desastrosos. Muitos atribuem a queda de Jim e Tammy Baker à ganância, à imprudência sexual ou à corrupção do poder. É claro que esses fatores contribuíram e muito. Mas a causa fundamental foi que, durante anos, os Bakkers pregaram um falso evangelho de promoção material...Tragicamente, os Bakkers iludiram-se acreditando em sua própia mensagem falsa".

Essa afirmação não está diferente do texto de Paulo em (1Tessalonicenses 2.3-5) " Porque a nossa exortação não foi com engano, nem com imundícia, nem com fraudulência; Mas, como fomos aprovados de Deus para que o evangelho nos fosse confiado, assim falamos, não como para agradar aos homens, mas a Deus, que prova os nossos corações. Porque, como bem sabeis, nunca usamos de palavras lisonjeiras, nem houve um pretexto de avareza; Deus é testemunha".

Nós os servos de DEus somos despenseiros divinamente ordenados "encarregados do evangelho". Isto é um grande privilégio, mas também solene responsabilidade. " Além disso o que se requer dos despenseiros é que cada um deles seja encontrado fiel" (1Co4.2). Essa fidelidade contém pelo menos três elementos que precisam ser corretos:

  • a mensagem ("nossa exortação não procede de engano");
  • o motivo ("nem de impureza");e
  • o método ("nem se baseia em dolo").

Consideremos esse três elementos e vejamos como se relacionam com a crise que mergulhamos hoje.

A mensagem precisa ser correta. A mensagem correta é o Evangelho de Jesus Cristo, o Evangelho da Graça de Deus. Há apenas um Evangelho, que se centraliza na morte, sepultamento e ressurreição de Jesus Cristo. O Evangelho (Boas Novas) é "que Cristo morre pelos nossos pecados, segundo as Escrituras, e que foi sepultado, e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras (1Co 15.3-4). Os pecadores que arrependem e confiam em Jesus Cristo são perdoados e recebem de Deus a dádiva da vida eterna (1 Jo 5.10-13).

Deus é de tal forma zeloso dessa mensagem que declara" anátema" todo aquele que pregar outro "evangelho"(Gálatas 1.6-9). Aqueles que mudarem essa mensagem, adicionando ou subtraindo algo, ou deturpando-a, são mestres falsos,, infiéis ao Senhor e correm o risco de sofrer o seu julgamento. A mensagem destes procede "do engano".

O moderno "evangelho do êxito" ajusta-se bem a uma sociedade como a nossa que cultua a saúde, a riqueza e a fidelidade. As pessoa que pregam esse evangelho mergulham vez por outra no Antigo Testamento para conseguir textos de prova, mas voluntariosamente rejeitam " todo o desígnio de Deus" (Atos 20.27). O evangelho do êxito é uma mensagem barata destinada às pessoas que procuram uma "solução rápida" para as suas vidas, mas não mudanças permanente no seu caráter.

A.W. Tozer expressou melhor essa idéia: " Parece que muitos cristãos desejam desfrutar a sensação de sentir-se justos, mas não estão dispostos a aguentar a inconveniência de ser corretos".

Por que estará Deus tão interessado em que preguemos a mensagem correta? Porque acredita na integridade, e um evangelho falso destrói a integridade. Para começar, a mensagem do Evangelho está vitalmente relacionada à própria natureza divina. Jesus não apenas salva; ele é o Salvador.

Quando mudamos a mensagem de Deus, mudamos o Deus da mensagem. O Deus dos pregadores do"êxito" não é o da Bíblia ou da igreja primitiva. É um deus manufaturado, umídolo. Lembra-nos A. W. Tozer. " A essência da idolatria é a consideraçãdo de pensamentos a respeito de Deus que são indignos dele".

O evangelho popular tenta levar-nos a crer que o maior interesse divino é tornar-nos felizes, não fazer-nos santos, e que ele está mais preocupado com a parte física e material do que com a moral e espiritual. O "deus do êxito" é um menino de recados celestial cuja única responsabilidade é atender a todos os nossos pedidos e assegurar que estamos desfrutando a vida.

À medida que ouço esses pregadores, algumas perguntas vêm-me à mente: Onde, na sua teologia, está o Deus de Abraão, que recebeu a ordem de sacrificar o seu único filho? Onde está o Deus de Isaque, que concordou em ser colocado no altar? Onde está o Deus de Jacó, cujos filhos trouxeram pesar e vergonha? Onde está o DEus de Moisés, que ficou fora da Terra Prometida porque despojou a Deus de sua glória? Onde está o Deus dos apóstolos, que foram presos, chicoteados e finalmente mortos por não se clarem a respeito de Jesus? Onde está o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, que sofreu como ninguém havia sofrido, "ferido de Deus, e oprimido" (Isaías 53.4)?

Não encontro esse Deus na pregação de muitos pregadores. Por quê? Porque ele não se encaixa na mensagem deles. Eles têm um evangelho sem integridade, uma mensgaem truncada, afastada do próprio Deus que dizem representar. Um evangelho parcial não é evangelho em absoluto, pois não pode haver Boas-Novas quando Deus é deixado.

Theodore H. Epp assistiu a um convenção na qual um bem-sucedido e popular pregador era um dos oradores. O Sr Epp tinha vontade de ouvir tão famoso orado. Portanto, de Bíblia na mão, foi à reunião.

Imagine a sua surpresa quando ouviu o orador afirmar (e aqui faço uma paráfrase): Os Senhores devem notar que não tenho uma Bíblia. parei de usar a Bíblia no púlpito. As pessoas não querem sermões; querem ouvir o que Deus representa para nós em nossoas vidas".

Tão desgostoso ficou o Sr. Epp que deixou o salão, foi para o seu quarto, caiu de joelhos e pediu a Deus que o perdoasse o ter ido àquela reunião, e até mesmo ter comparecido à convenção" FEz sua malas pagou o hotel e voltou para casa.

"Nossa tarefa não é dar às pessoas o que elas elas desejam", costumava ele me dizer "nossa tarefa é dar-lhes o de que precisam mas tentar fazê-las querer tal coisa". Para ele, ensinar a "palavra da verdade" era a coisa mais importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário