domingo, 5 de julho de 2009

"JOÃO, O APÓSTOLO DO AMOR E SEUS ESCRITOS" Parte 7

continuação

Uma vez que, depois de 70 d.C., a festa dos tabernáculos não mais era celebrada no templo, a manifestação de Jesus dirige-se à necessidade sentida por muitos judeus daqueles tempos. Também eles, como o cego dos tempos anteriores, o qual fora expulso da sinagoga, 9.34, tinham perdido seu lugar de adoração. 

Mas Jesus encontra-se com o cego e restaura seu culto, dando-lhe uma vista espiritual para combinar com sua vista física. Então, quando se curva em adoração diante do Filho do Homem 9.35-38, ele mantém a esperança e uma mensagem a todos os que necessitam de tal restauração: adore o Filho do Homem, que é luz do mundo, e você celebrará realmente a festa dos tabernáculos!

e. Ressuscitando Lázaro - Jesus, a ressurreição e a vida. A ressurreição de Lázaro, capitulo 11, é o último grande ato público de Jesus antes de sua própria morte. João prepara seus leitores para isto por meio do “Discurso do Bom Pastor” no capítulo 10. Aqui aprendemos que, se Jesus deve ir em busca das “ovelhas” e ministrar a elas, como o homem cego do capítulo 9, então isto se dará ao custo de sua própria vida. Como o bom pastor, Ele dá sua vida pelas ovelhas, 10.11,14, 15.

Esta auto-entrega de Jesus é dramaticamente prefigurada no capítulo 11. Ele escapa de uma violenta hostilidade em Jerusalém e cruza o rio Jordão para sua segurança, 10.31,39, 40. Tomé sabe perfeitamente bem que será um suicídio voltar a Jerusalém 11.16. Mas Jesus, apesar disso, retorna porque somente ele pode salvar Lázaro.

A ressurreição de Lázaro está ligada à retumbante reivindicação: “Eu sou a ressurreição e a vida” 11.25. Mas está claro que Jesus somente pode ser a “ressurreição e a vida” para Lázaro ao custo de sua própria vida. E assim não nos surpreende quando o sinédrio se reúne e decide que  a  ressurreição de Lázaro é a última gota. Se Jesus continuar sua missão, as conseqüências serão incalculáveis. Ele deve morrer, 11.47-53.  

Assim, tanto a morte de Jesus como sua ressurreição são prenunciadas nos capítulos 10 e 11. O capítulo 10 apresenta-o como o bom pastor que morre pelas ovelhas, e o capítulo 11 como a ressurreição que dá vida aos mortos. A partir deste ponto a história toma seu rumo inevitável. A partida de Jesus desponta no horizonte, 13.1. Ele se retira a um lugar privado com seus discípulos e prepara-os para uma vida em que a alegria de sua presença física será substituída por uma união espiritual com Ele, (capítulos 14-16). Seguem-se os momentos factuais de sua detenção, morte e ressurreição (capítulos 18-21).

Através desta excitante apresentação João almeja que seus leitores venham compartilhar a fé, experimentar a vida e associar-se à companhia dos seguidores de Jesus Cristo. 

 

        

Um comentário:

  1. Gloria a Deus pq Ele nos enviou a salvação atrvés da morte redentora de Cristo por nós, somos livrados do inferno e da condenação de viver uma vida sem Deus. Agradeço a Deus q pq Ele foi até o fim (vida terrestre) eu hoje sou uma nova criatura, fui comprada pelo seu sangue e assim como Lázaro ressussitei, espiritualmente, só Ele pode fazer isso na vida de uma pessoa.
    Obrigada Jesus!!!

    ResponderExcluir