quinta-feira, 16 de julho de 2009

"DOM DE PROFECIA? VISÃO?"

Gisele pergunta

Pastor, o senhor disse q a profecia n vem acerca de casamento e coisas do tipo, mas e quando vem? Será que é emocionalismo, ou é mesmo a revelação de Deus? Gostaria de saber também a diferença entre dom de profecia e visão A Paz do Senhor Jesus!!

Minha querida irmã Gisele, em primeiro lugar quero lembrar que a profecia não tem outro cunho que não seja o de “animar” a alma. A profecia consola, edifica, anima encoraja etc.

Eu me referi, na ocasião ao fato de que há entre nós pessoas que sem o mínimo juízo, propalam de maneira irresponsável, mensagens supostamente proféticas e, como em nosso meio existem muitos incautos, isso acaba tomando uma proporção que compromete uma profecia verdadeira. Não nos esqueçamos que a profecia possui três fontes:

Divina = Quando Deus toma de fato a boca de um servo dEle e de forma contundente dirigi a mensagem a alguém.

Humana = Quando alguém, supostamente usado por Deus, profere uma mensagem, não que Deus o tenha dado, mas simplesmente utiliza-se do mecanismo humano e idéias pré-concebidas e, de forma irresponsável entrega uma “pseudo profecia”.

Diabólica= É quando o Diabo usa a boca de alguém (qualquer que a ele der lugar), e profere uma mensagem supostamente dada por Deus. É claro que existe um critério Bíblico para analisar as profecias. Infelizmente, poucos crentes e até mesmo líderes e pastores conhecem a fundo.

Vale lembrar que nesta relação entra também a expressão “Eu profetizo”, modismo que muitos pregadores, muita gente faz uso de forma banalizada, como se as coisas acontecessem porque alguém declarou que deve acontecer, como se fosse um “xamã” , o que contraria sobremaneira o princípio bíblico. Mas isso, comentarei em outra postagem, onde, inclusive apresentarei as diferenças dos termos no Hebraico e no Grego, para orientação de muitos que confundem, banalizam, desmerecem, sobretudo, fazem piadas e gracejos insólitos.

Quanto a diferença entre o dom de profecia e visão:

  1. A profecia é dom espiritual e dom ministerial.
  2. Como dom espiritual, Deus usa o aparelho fonador (que produz voz) do profeta.
  3. Como dom ministerial, Deus usa a mente do profeta.
  4. Aprofecia edifica a igreja como corpo, e não como indvíduo. Ela é o principal dom
  5. A profecia é também um meio de expressão dos demais dons.
  6. Ela é um sinal para a igreja; ao passo que as línguas são um sinal para os infiéis
  7. A posição do profeta deve ser a de "...A palavra que Deus puser na minha boca essa falarei" Nm 22.38.
  8. O profeta pode falar do seu próprio espírito. Ez 13.3; 1Cr 17.2-5,11,12
  9. A profecia não é recebida nem transmitida inconscientemente, 1Co 14.32
  10. A finalidade do dom de profecia: edificar, consolar, exortar, predizer.
  11. A profecia não se destina a dirigir.
  12. A profecia está sujeita a julgamento.
  13. A visão não é um dom em si mesmo, mas uma manifestação do Espírito através da apresentação de "imagens", símbolos, objetos etc., que normalmente vem seguido de sua interpretação.(cuidado!)
  14. As vezes, a mente humana, que é mui fértil nas imaginações, cria imagens ou supostas iamgens que, se o indivíduo não for equilibrado, achará que viu algo, que certamente não viu, mas a mente forçou-o a imaginar e, de certa forma ele materializou através dos olhos a imagem e, transmitiu-a como se fosse uma visão, no entanto foi simplesmente imaginação.
  15. Muito cuidado! Até o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.

Existem homens sérios, servos de Deus que realmente comunicam aamensagem de forma profética exatamente como Deus ordenou, outros desejam acrescentar algo. É aquela velha história. O bolo está muito bonito, mas, falta um cereja! Meu é conselho é: BUSQUE DE DEUS O DOM DE DISCERNIR OS ESPÍRITOS. Aconselho que você acompanhe as postagens que já foram publicadas que tratam acerca dos dons, da profecia e profetas, sobretudo mantenha um acompanhamento através de perguntas.

Sua dúvida pode ser a mesma de outras pessoas

Parabéns pela sua aplicação à Palavra de Deus.

7 comentários:

  1. Respostas
    1. Sonhei com vários homens com vestes brancas,profetizando no meio do povo, mas falavam numa língua que ninguém entendia, todos ficaram com medo,e correram de medo,mas no final percebi que não era coisa do mal, e tinha um menino profetizando que segurou em mim e chorou quando viu que eu estava com medo, porque queria que eu o escutasse, então comecei à orar. O que será?

      Excluir
  2. muito obrigada pastor. Glorificado seja DEus pela sua vida.
    Paz!!

    ResponderExcluir
  3. olá pastor a paz do Senhor Jesus.
    olha estou pesquisando sobre dons espirituais e gostaria de receber referencias biblicas de que visão é um dom...e tambem interpretação de sonhos ou coisas assim, muito obrigada.
    muito boa essa postagem!!
    um abraço
    email: elianlellynha7@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. a paz do Senhor Jesus.
    olha estou pesquisando sobre dons espirituais e gostaria de receber referencias biblicas de que visão é um dom...e tambem interpretação de sonhos ou coisas assim,DEUS abençoe
    elianalemos2007@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. APDS. Gostaria de receber algumas referencias sobre visao e revelação na biblia?

    ResponderExcluir
  6. Paz pastor!
    se a visão é uma manifestação do espírito, qualquer um pode te-la?
    pessoas dizem que vêem diversas coisas, como por exemplo: vêem vultos passando por elas, vêem figuras estranhas que as deixam com medo, e, algumas nem evangélicas são, o diabo pode dar a estas pessoas uma visão? ou as visões são sempre dadas por Deus, mesmo que pareçam sem sentido?

    ResponderExcluir