terça-feira, 14 de julho de 2009

" COM QUE MULHER CAIM SE CASOU ? DEUS FEZ OUTRO ADÃO OU OUTRA EVA?"

De: João Felipe Tertuliano Pereira
Para: marques_joao2004@yahoo.com.br Enviadas: Domingo, 21 de Junho de 2009 23:37:18 Assunto: Dúvida sobre a genealogia de Caim e Abel. Oi. A paz do Senhor esteja contigo. Aqui quem fala é João Felipe, filho de Maria de Lourdes, sua ex-aluna da igreja Assembléia de Deus da Pastora Marilene em Duque de Caxias. Venho por meio deste perguntar-lhe sobre algo que me intriga a tempos. Sei que ao saírem do Jardim do Éden Adão e Eva tiveram dois filhos, Caim e Abel. Porém estes tiveram esposas das quais não se é falado na Bíblia de que família eram. Mesmo que Adão e Eva tivessem outros filhos seria pecado se estes se casassem entre si. E ainda em Gênesis 5 versículo 1 em diante fala da genealogia de Adão (em outras versões "Genealogia de Sete") não mencionando Caim e Abel e sim Sete como seu terceiro filho. Teria Deus feito outro homem ou mulher a sua semelhança assim como fez Adão? Com quem os filhos de Adão e Eva se casaram? De que família estas mulheres vieram? Desde já agradeço sua atenção e espero ansiosamente pela resposta. Obrigado. Resposta:
Olá irmão João Felipe. A Paz do Senhor. Como vai o amado? Louvado seja Deus pela sua vida. Sua dúvida é e pode ser a dúvida de muitos cristãos, antigos ou não, mas que, por timidez se calam.Vamos por parte dando as prováveis soluções para cada pergunta sugerida
  1. Caim, casou-se com uma irmã, ou talvez com uma sobrinha. A Bíblia disse que Adão "teve filhos e filhas", Gn 5.4. Claro que, como Ãdão viveu 930 anos, Gn 5.5 ele, certamente teve muito tempo para ter muitos filhos e filhas.
  2. Caim pode ter se casado com uma de suas muitas irmãs ou, quem sabe, como uma sobrinha, se quando se casou seus irmãos e irmãs já tivesse filhas crescidas, é claro. Neste caso, obviamente, um de seus irmãos teria se casado com uma irmã.
  3. Não havia naquela época ainda as chamadas imperfeições genéticas, isto é, a raça humana estava no começo.
  4. Deus criou um homem (ADão) geneticamente perfeito, Gn 1.27.
  5. Os defeitos genéticos resultaram da queda e somente ocorreram com o passar de longos períodos de tempo.
  6. Nos dias de Caim não havia mandamento de Deus para que não se casassem com um parente próximo.
  7. Este mandamento, Lv 18, veio milhares de anos depois, nos dias de Moisés
  8. Já que a raça humana começou com um casal único, Adão e Eva, Caim não teria com quem se casar, a não ser com alguém de parentesco bem próximo, do sexo feminino, uma irmã ou sobrinha.
  9. Considere o capítulo 5 do Gênesis como a "geração de Adão". Ele apresenta uma lista da dos descendentes Adão até o dilúvio.
  10. Os nomes mencionados representam a linhagem piedosa que permaneceu a Deus numa época ou era cada vez mais corrompida.
  11. Sete significa "o escolhido" ou "o indicado", substituto de Abel que fora assassinado.
  12. Deus não fez outro "Adão" ou outra "Eva"! Cuidado com essa linha de raciocínio, pois, além de falsa é perigosa.
  13. Nesta linhagem, Caim não é mencionado porque é participante de uma linhagem ímpia, condenada por Deus pela sua deliberada escolha.

Espero que as dúvidas tenham sido esclarecidas!

4 comentários:

  1. Interessante... tbm já tinha pensado sobre isso mas, sinceramente, deixei de perguntar a alguém e a dúvida caiu no esquecimento...
    Mas, que bom termos o blog do nosso amado pastor João para tais esclarecimentos!!!

    ResponderExcluir
  2. Estas dúvidas graçam em geral o meio cristão. Muitos não têm coragem de fazer perguntas deste tipo!
    Ainda bem que alguém teve a coragem e também o pr que é cátedra, sabe responder

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou em dúvidas !! pq antes desta resposta li q a serpente se fez em forma de homem e fez com que Éva tivesse relações com a serpente ** que por sua vez teve um filho q se chamou Caim e por isto quando Caim foi fazer a oferta a Deus, Deus aceitou a de Abel ..e tbm dizem que somos feitos a semelhança de Deus só que naquela época ja haviam criaturas ** e como uma serpente vai falar com éva ??então creio q sua resposta ainda gera muitas dúvidas

    ResponderExcluir
  4. ENTAO CAIM, ERA FILHO DE QUEM MESMO????, A PROPRIA PALAVRA SE ENCARREGOU DE MOSTRAR, O PRIMOGENITO NAO FOI MENCIONANDO, PQ?, CLARO QUE NAO ERA SEU FILHO, POIS ADAO, TINHA CAIDO E TODOS SEUS FILHOS APOS ESTA QUEDA ERAM FRUTOS DO PECADO, PQ SÓ CAIM FOI ESQUECIDO NA GENEOLOGIA??, PQ EVA DISSE, OONCEBI UM VARAO COM AUXILIO DO SENHOR???E PQ DEUS FALOU A SERPENTE QUE : POREI INIMIZADE A TUA SEMENTE E A SEMENTE DA SUA DECENDENCIA??QUE SEMENTE SERIA ESSA??PENSE BEM

    ResponderExcluir