segunda-feira, 13 de julho de 2009

" CUIDADO COM AS NOSSAS CRIANÇAS"

Li uma entrevista do Pr Antonio Gilberto publicada na Revista Novas de Alegria e resolvi ostá-la aqui com algumas pontuações importantes.
Uma das características da sociedade de hoje, é a rápida sucessão de várias tendências influenciadora e geradoras de mutações comportamentais do povo em geral. Essas mudanças, em parte ou no todo, acabam por afetar nocivamente a igreja do Senhor, que nem sempre percebe as artimanhas do maligno que, aproveitando-se disso, minam a missão da igreja, seu testemunho e vocação.
É uma forma de joio semeado no meio do trigo pelo inimigo, como está escrito em Mateus 13.27,28. De forma quase imperceptível o inimigo está agindo nessas tendências. Muitos não percebem, mas os efeitos maléficos dessas e outras mutações sociais estão afetando profunda e nocivamente a família, e, consequentemente a igreja.
  1. Em casa. Os pais, conforme preceitua o Antigo Testamento, eram modelos de identificação na formação básica- cristã, social, moral e espiritual - da personalidade dos filhos, durante a infância. Como os pais poderão dar continuidade a esse processo se eles, por si mesmos, estão desacreditados, descredibilizados devido o mau exemplo praticado? Existe a omissão dos deveres paternos e domésticos, sem contar a irresponsabilidade da família em geral.
  2. Na escola, os professores tinha sua cota de participação e contribuição positiva, fortalecendo a coesão da família. Hoje o professor não assiste, não auxilia, não orienta o aluno, muito menos se preocupa em dar ao aluno o bom exemplo. Muito mal, aplica a matéria que deve ensinar. Falta a comunicação com o aluno.
  3. A criança sai muito cedo do lar para a escola e a creche. Os pedagogos acham que podem ensinar mais e melhor do que o próprio Deus, que através da Sua Palavra mostra o erro dsses procedimentos. As criancinhas perdem a oportunidade de passar junto dos pais os anos formativos da vida que são os da primeira e da segunda infâncias. É na infância que o alicerce é estruturado e elaborado para a construção da vida, por isso deve ser bem feito. Deus sabe que os primeiros anos da vida são fundamentais para todos os demais que a criança terá enquanto viver. A sua planta está na Palavra de Deus, Pv 22.6;Dt 6.6,7;11.18-21.
  4. A mídia televisivas apoderou-se do lar e passou a ditar as normas de vida, a oldar a persdonalidade da criança e formar a mentalidade da família. A tv como uma forma de comunicação social tem induzido muitas crianças e adolescentes à promiscuidade, ao amor livre(sexo livre), à violência e ao espiritismo ardilosamente disfarçado sob outros nomes e máscaras.
  5. A libertação feminista levou a mulher a expor-se alés dos limites da ética do bom senso, da razão e do sentimento. Por essa razão, a mulher passou a executar no dia-a-dia, no lar e fora dele, inúmeras tarefas que Deus não destinou para ele. Para comprovar essa assertiva, basta verificar ante às pesquisas médicas e científicas o crescente número de doenças psicógenas, cujo índice é hoje maior na mulher do que no homem, principalmente no hemisfério sul.
  6. O namoro, antes, orbitava em tono da moça; hoje é o rapaz que conduz a moça para a sua visão masculina do namoro, que difere da visão feminina. Uma das graves consequências disso é que o namoro, hoje, deixou de ser romântico para ser hedonista e permissivo. O namoro deixou de ser na casa e passou a ser fora da casa.
  7. A educação sexual já faz parte dos programas de ensino da rede escolar e da mídia em geral. Em tempos passados, o sexo era tido como um tabu; cercado de mistério e de interrogação quanto aos seus fatos em geral. Hoje o sexo passou para o outro extremo e assim tornou-se algo vulgar, rebaixado, permissivo, gerando carnalidade desenfreada.
A educação sexual deve fazer parte do processo educativo geral da criança, mas para ser inicialmente ministrada no lar e também na igreja local, por pais e professores preparados para esta tarefa.
A orientação sexual dada na rede escolar, seja do governo ou particular, é imprópria para a igreja. A escola ensina fisiologia, biologia e o papedl do sexo, e ainda como evitar uma gravidez indesejada, mas não ensina os mais importante, que sáo os padrões de conduta quanto ao sexo pré-marital e marital, bem como a responsabilidade moral e social do homem e da mulher para com ele, diante de Deus, do próximo, da sociedade, da igreja, do Estado e da família.

Um comentário:

  1. Triste realidade pastor. Quem dera que as irgejas se unissem para criar uma escola cristã onde a diferença fosse notada.

    ResponderExcluir