sexta-feira, 31 de julho de 2009

COMO E ONDE ENQUADRAR O MEU, O SEU, O NOSSO MINISTÉRIO E SACERDÓCIO? Parte 3 - Sacerdócio de Eli, Abiatar ou de Zadoque?

Quero agora mencionar outro tipo de sacerdócio. Trata-se de um ministério que, disse o profeta, Deus iria criar."E eu suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o meu coração e a minha alma, e eu lhe edificarei uma casa firme, e andará sempre diante do meu ungido". v.35

Esse ministério santo é o sacerdócio de Zadoque. É constituído de ministros fiéis e santos, que vivem e andam sempre de acordo com od sdesignios de Deus. E esse sacerdócio existe até o dia de hoje!

Tudo o que aquele profeta anônimo anunciou acha-se plenamente exemplificado no reino de Davi. O próprio Davi é um tipo de Cristo; e Israel, um tipo da igreja. E orei tinha dois saccerdotes em quem se cumpriram à risca esses sacerdócio proféticos: Abiatar e Zadoque;"E não estão ali contigo Zadoque e Abiatar, sacerdotes? " 2Sm 15.35.

O nome Zadoque significa "aquele que já provou o que é justo". Zadoque foi o primeiro sacerdote jovem a reconhecer que Davi tinha unção de Deus.

Vários homens, procedentes de todas as partes da nação estavam fugindo para se juntar ao exército de Davi. Zadoque compreendera que o Espírito Santo abandonara Saul, e o reinado dele era só fachada, mantido na força de carne, e não contava com o toque divino. E zadoque tomou uma posição.

Zadoque foi para Ziclaque, juntar-se ao grupo de Davi - e nunca mais se afastou dele. Embora outros se rebelassem, Zadoque - um homem que provou ser justo - permaneceu ao lado dele. Davi conquistara a afeição do jovem sacerdote. E Zadoque nunca olhou para trás.

E, graças a Deus, hoje ainda existem muitos homens como esse em nossos púlpitos. São homens de oração, comprometidos apenas com Jesus; homens que abandonaram toda a carne, os entretenimentos e o mudnanismo. E é fácil reconhecê-los quaando pregam, pois sua palavras encontrm eco em nossa alma.

Houve ocasiões em que outros abandonaram Davi, mas Zadoque permaneceu fiel. DAvi estava fugiundo de seu filho Absalão, que havia se releado contra ele. Quando chegou ao ribeiro Cedrom, diz a Bíblia ue " Eis que também Zadoque ali estava, e com ele todos os levitas que levavam a arca da aliança de Deus; e puseram ali a arca de Deus, e subiu Abiatar..." 2Sm 15.24

Observamos que tanto Zadoque como Abiatar estavam com Davi. Ambos chegaram ao ribeiro Cedrom com ele, e depois voltaram a Jerusalém por ordem de Davi. Então, enquanto Absalão abusava das concubinas de Davi à vista do povo, e a nação de Israel vivia numa verdadeira anarquia devido à impiedade e ao desregramento, dois santos homens de Deus estavam na casa de Deus: Zadoque e Abiatar. O mesmo acontece hoje. 

Enquanto o mundo está caminhando para o inferno em meio a uma impiedade jamais vista, ainda há homens santos de Deus servindo no altar dEle. Ainda há um sacerdócio de Zadoque, fiel em toda a Palavra de Deus.

O nome Abiatar significa " em paz com Deus". Ele e Zadoque regressaram a Jerusalém levando a arca. E, de fato,  nesse momento, Abiatar parece ser um homem santo, dedicado, devotado e leal a Davi. Dá a impressão de não querer nada com a rebelião de Absalão. Parece exercer seu ministério nos mesmos moldes de Zadoque, puro e sem transigir com o pecado.

Mas por que será que, depois disso, ele nunca mais é mencionado na Bíblia? Por que não é citado entre os profetas? Por que seu nome simplesmente desaparece? Alguma coisa aconteceu. De repente, Abiatar é "desmerecido" e Zadoque se torna o exemplo do sacerdócio santo, remanescente. Por que? Porque Abiatar tinha em si o espírito de Eli. As terríveis palavras da profecia entregue pelo profeta anônimo se cumpriram nele. E tudo aconteceu rapidamente!

O profeta afirmara que nem todos os sacerdotes desse tipo seriam afastados. Anteriormente, o pai de Abiatar e mais oitenta e três sacerdotes que vestiam estola sacerdotal tinham sido mortos por Doegue. Somente Abiatar escapara, e fugira para junto de Davi. Assim o ministério que ele representava sobreviveu, como dizia a profecia.

E exatamente como o profeta dissera, Abiatar - que era da linhagem de Eli, no vigor da vida e no auge da bênção, foi seduzido pelo canto de sereia do sucesso. Assim, perdeu o lugar ao lado do ungido de Deus.

A questão é que Davi tnha outro filho, Adonias. Seu nome significa "sucesso e prosperidade". Esse jovem pretendia introduzir uma nova era na terra, e se autonomeou rei. Na verdade, poré,m tratava-se de outra rebelião. Não era um ato divino, mas uma cilada de Satanás.

Era o tipo de ministério do qual o profeta falara: auto-exaltação e sucesso."Então Adonias, filho de Hagite, se levantou, dizendo: Eu reinarei. E preparou carros, e cavaleiros, e cinqüenta homens, que corressem adiante dele".1Rs 1.5. O jovem fora criado sem disciplina: "E nunca seu pai o tinha contrariado, dizendo: Por que fizeste assim?"v.6

Observemos que tudo que o profeta disse acerca desse ministério se cumpriu. Todos os elementos que ele atribuiu a esse sacerdócio achavam-se presentes em Adonias. " E tinha entendimento com Joabe, filho de Zeruia, ..."v.7. Adonias se cercou de homens ímpios. Não havia entre eles nenhum dos homens de Deus - nem Zadoque, nem Natã, nem os valentes fiéis a Davi. v.8. E dizem as Escrituras que esses homens se reuniram junto à "pedra de Zoele, que significa "o lugar da serpente".

Aqueles homens eram rebeldes, interessados apenas em seu próprio sucesso, em favorecer a si mesmos, em alimentar seu próprio ego. Até esse ponto, Abiatar se mantivera leal a Davi. Mas agora o que se dizia era o seguinte: " Uma nova era está surgindo. Está acontecendo algo grandioso nesta terra. E é simplesmente empolgante!"

Essa mensagem conquistou o coração de Abiatar. parecia a receita certa para o sucesso e a prosperida. Agora ele ia-se dar bem! Encontrara um novo líder com uma nova mensagem.Esse é o ministério de Abiatar! Ele foi envolvido numa obra carnal, ímpia gerada por Satanás. Encontrou-se com os outros junto à pedra de Satanás, onde comeram, beberam e gritaram: "Viva o rei Adonias!"

Quando Davi soube do fato, mandou chamar Natã! Quando Deus quer realizar algo que tenha uma influência positiva na realização de seu propósito eterno, ele recorre àqueles que estão com Ele cem por cento. " Deixem Abiatar para lá! Chamem Natã! Abiatar agora está desmerecido. digam a Natã que peque o chifre do azeite e venha ungir a Salomã!"

Assim Salomão foi ungido rei. E a primeira coisa que fez foi mandar matar Simei, um homem que havia amaldiçoado a Davi. Em seguida, começou a punir a todos os inimigos de seu pai, e entre eles, Abiatar.

"Você se associou a meu irmão Adonias, e tentou derrubar este governo. Em vista disso, deveria ser morto. Mas não vou matá-lo, pois você carregou a arca da aliança para Davi, meu pai, e sofreu aflições juntamente com ele. Por essa razão, não o mando executar agora. Vá para Anatote, cuidar de seus campos, e fazer o seu serviço. Você está "desmerecido!"E a Abiatar, o sacerdote, disse o rei: Vai para Anatote, para os teus campos, porque és homem digno de morte; porém hoje não te matarei, porquanto levaste a arca do Senhor DEUS diante de Davi, meu pai, e porquanto foste aflito em tudo quanto meu pai foi aflito. Lançou, pois, Salomão fora a Abiatar, para que não fosse sacerdote do SENHOR, para cumprir a palavra do SENHOR, que tinha falado sobre a casa de Eli em Siló".

Um comentário:

  1. Que terrível coisa acontece com aquele que abandona o caminho do Senhor.
    Imagino eu, a situação de Abiatar, a única coisa em que ele era útil lhe foi tirada, o sacerdocio, ele praticamente virou um invalido, e não me surpreenderia, se me dissessem que ele morreu de depressão.
    Assim como ele muitos hj em dia, estão trocando a santificação e servidão, pela a agitação, e a emoção, e com isso não conseguem ter a perseverança, a lnganimidade, e a moderação, disciplina então, passam longe.
    Que o Senhor nos livre de cair em tal erro.
    Mas graças a Deus por Crsito Jesus que derrama graça sobre nossas vidas e nos diz que se cairmos, mas nos arrependermos, temos um advogado junto ao Pai e que Ele é fiel e justo para nos perdoar.
    Aleluia!!
    Que o Senhor levante homens e mulheres da linhagem de Zadoque, que se mantenham firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor!!

    ResponderExcluir