sexta-feira, 31 de julho de 2009

COMO E ONDE ENQUADRAR O MEU, O SEU, O NOSSO MINISTÉRIO E SACERDÓCIO? Parte 1

Em 1Samuel há o registro de uma mensagem terrível proferida por um profeta anônimo contra o sacerdote Eli. As palavras são impressionantes e têm muito que ver com a situação da igreja hoje. A mensagem se aplica a igrejas e ministérios ímpios da atualidade, que se encontram mortos e ressequidos. O profeta faz menção de dois tipos de sacerdócios que surgiriam naquela época e continuariam existindo até o final dos tempos, amabos operando na igreja. Um deles seria vergonhoso, abominável, maldito.

O outro seria um ministério segundo o coração de Deus. Vejamos o que o profeta disse: "Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa". 1Sm 2.31

Mais adiante falou: " Então suscitarei para mim um sacerdote fiel, que procederá segundo o que tenho no coração e na mente; edificar-lhe-ei uma casa estável, e andará ele adinate do meu ungido para sempre" v.35

Essa profecia accerca dos dois tipos de sacerdócios está se cumprindo em nosso dias, bem à nossa vista. Aliás, os dois ministérios operam simultaneamente em todos os países do mundo.

Primeiro o profeta fala de um sacerdócio egocêntrico, apóstata, que faz concessões ao erro. Descrevendo os sacerdotes que teriam o mesmo espírito que Eli, ele menciona duas características. 1. Esses ministros procuram agradar a homens, em vez de fazer a vontade de Deus. "Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim.."v.29
Eli não condenava o pecado firmemente. Nada fazia que pudesse contrariar seus filhos. Em mais de cinquenta anos de ministério, ele só os corrigiu uma vez. Eles estavam adulterando, violentando as mulheres e cometendo erros terríveis. Apesar de tudo, única coisa que o pai lhes disse foi: "Por que fazeis tais coisas?" v.23. Aquele homem não tinha uma ira santa contra o pecado. Não partilhava do ódio e da raiva que Deus tem pela iniquidade.
Eli representa os ministros de hoje que têm medo de repreender a família de Deus, a igreja. Existem igrejas hoje onde nunca ouvimos uma palavra de reprimenda, mesmo que as frequentemos durante anos. A congregação pode estar toda corrompida - metade dos membros se divorciando, muitos cometendo adultério, os jovens praticando o sexo indiscriminadamente, as crianças indisciplinadas. Todos podem amar os prazeres, os esportes e os entretenimentos, sem que o púlpito pronuncie uma única palava de exortação.
Pelo contrário; o pastor fomenta as fraquezas e desejos dos membros. Tem medo de ofendê-los. Receia que os dízimos e ofertas diminuam e assim perca sua fonte de renda. Essa é a primeira característica do sacerdócio maligno que brota da alma de Eli. E ela está presente também em ministérios atuais que se acham comprometidos com o pecado.
2. Ele se preocupam mais com suas próprias necessidades e com seu conforto do que com as necessidades do rebanho "para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?v.29 Eli só estava preocupado com seus próprios interesses, com sua mesa. O mesmo vem acontecendo hoje em muitas igrejas que estão morrendo. Os pastores só se interessam por seu próprio conforto. Só cuidam de si mesmos, em vez de interceder pelo povo horas a fio, de joelhos. 

2 comentários:

  1. Infelizmente, é verdade que este mal está se propagando pelas igrejas em todo o mundo, e desde o antigo testamento ateh a atualidade isto eh fato em nosso meio, pq Deus não separou ainda o trigo do joio, devemos fik vigilantes qto ao q ouvimos ou vemos, para o culto n se tornar um centro terapeutico de massagem de ego, mas sim um hospital onde por mais q doa a cirurgia, por mais q doa limpar as feridas, por mais q o remédio seja amargo, seremos curados. Não podemos nos acomodar com o pecado, mas nos inconformar com ele, e vence-lo no nome de Jesus, e nos purificar pela palavra de Deus.
    Paz!!

    ResponderExcluir
  2. Nem tenho o que dizer, concordo com o que disse a Gigi!

    ResponderExcluir