domingo, 5 de julho de 2009

Bomba! Pastor assembleiano recebe “proposta indecente” de um cristão-do-brasil

Muito interessante a resposta do Pr ciro dada a um internauta.

Um cristão-do-brasil me escreveu: “Olá, Ciro. A paz de Deus! Sou da Congregação Cristã no Brasil e estou enviando pra você três estudos sobre o Dízimo, o Véu e o Ósculo Santo. Gostaria que você se filiasse ao nosso ministério, mas isso não é tão fácil quanto se pensa, pois você é pastor e gosta do rebanho onde está. Apenas reflita sobre os estudos; eles foram feitos por pessoas mais entendidas que muitos assembleianos e pastores mercenários”.

A despeito de eu respeitar as pessoas que fazem parte da Congregação Cristã no Brasil, não vejo com bons olhos certas doutrinas e estratégias adotadas por essa igreja, como a conhecida “pescaria em aquário”. Jesus chamou-nos para sermos pescadores de almas, à semelhança de seus primeiros discípulos (Mt 4.19), mas devemos pescar onde há muitos peixes, e não nas igrejas dos outros (Jo 4.35). O apóstolo Paulo disse, em Romanos 15.20: “E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde Cristo houvera sido nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio”.

Creio que essa “pescaria em aquário” seja praticada pelos cristãos-do-brasil em razão de acreditarem que assembleianos como eu ainda não são salvos. É como se um crente pertencente a outra denominação fosse apenas um primo, estando a um passo da graça. Embora esses irmãos da Congregação Cristã no Brasil tenham os seus motivos para serem sectários quanto à salvação, gostaria de reiterar que tenho certeza absoluta da minha salvação e sei em quem tenho crido (Rm 8.16; 2 Tm 1.12).

Outrossim, ao me enviar estudos sobre o dízimo, o véu e o ósculo santo, o mencionado irmão — que também deve me considerar primo — demonstrou que está preso a religiosidade, legalismo e coisas afins. É claro que o dízimo é necessário para manutenção da obra de Deus, devendo ser entregue voluntariamente, além das ofertas alçadas. Quanto ao véu, por que a mulher precisa usá-lo se o cabelo lhe foi dado no lugar do véu (1 Co 11.15)? Já o ósculo está atrelado a uma antiga cultura oriental, o que pode ser substituído, hoje, sem prejuízo, por um aperto de mão, por exemplo. O cristianismo não é ritualista ou cerimonialista.

O irmão cristão-do-brasil disse, finalmente, que não é fácil me convencer a aceitar o convite de integrar à Congregação Cristã do Brasil — e não é mesmo. A igreja à qual estou filiado não é perfeita (até porque ela dividiu-se e subdividiu-se, desde 1911). Reconheço que há várias Assembleias (com os mais variados sistemas doutrinários, eclesiásticos e consuetudinários) que usam a denominação Assembleia de Deus. E, por causa isso, existem também muitos enganadores e mercenários pseudo-assembleianos em nosso meio. Mas a minha recusa à sua“proposta indecente” decorre, sobretudo, de minhas convicções e fidelidade à sã doutrina, pois o Deus da Assembleia está acima da Assembleia de Deus.

 

Respeitosamente,

 

Ciro Sanches Zibordi, assembleiano, mas sobretudo seguidor de Cristo e amante da Palavra de Deus.

Matéria retirada do "Blog do Ciro" - Pr Ciro é um colega de ministério que admiro muito. Fomos membros da mesma igreja.

Que Deus o abençoe poderosamente.

3 comentários:

  1. Realmente, cheguei a ler no blog do próprio.

    ResponderExcluir
  2. É, no mínimo, triste... mas diria que vergonhoso é um bom termo para descrever o convite do supra-citado cristão-do-brasil.
    Ele deveria ruminar a palavra descrita em Romanos 15.20...

    ResponderExcluir
  3. ele realmente tem coragem de diser isso:"Apenas reflita sobre os estudos; eles foram feitos por pessoas mais entendidas que muitos assembleianos e pastores mercenários" ?

    Agente fica até sem palavras sabe rsrs

    ResponderExcluir