terça-feira, 1 de junho de 2010

Teologia - Por quê? Pra quê?

Teologia - Por quê? Pra quê?

A Palavra Deus na língua portuguesa é a mesma que se usa no latim, No grego é Theos. Em ambas as línguas quer dizer: O Soberano Senhor e Governador.

Teologia (do grego θεóς, transliterado - Theos = "Deus" + λóγος, logos = "palavra", por extensão, "estudo"), no sentido literal, é o estudo sobre Deus. Porém partindo do princípio da definição hegeliana do termo "Teologia", a teologia é o estudo das manifestações sociais de grupos em relação às divindades. Como toda área do conhecimento, possui então objetos de estudo definidos.

Teologia é uma palavra usada nos seminários e nos livros. Mas teologia é coisa que todo mundo faz. Quando, por exemplo, uma pessoa próxima sofre algum infortúnio, e um crente aproxima-se numa atitude de conforto e diz: "Não se deixe abater: Deus sabe o que faz!", o que esse crente está fazendo é teologia. Quando Jó, diante de toda a desgraça que lhe caiu na cabeça, afirmou: "O Senhor deu, e o Senhor tirou" (Jó 1.21b), Jó fez teologia. Quando a mulher cananéia respondeu a Jesus, dizendo: "Sim, mas até os cachorrinhos comem das migalhas" (Mt 15.27b), também ela fez teologia

O estudo da verdade religiosa deveria ser empreendido e continuado com base no senso do dever, tendo como escopo o aprimoramento do coração. Uma vez aprendida, essa verdade não deveria ser guardada em uma estante, como se fosse um objeto de pesquisa; mas deveria ser implantada profundamente no coração, onde o seu poder santificador pode ser sentido. Estudar teologia com o propósito de satisfazer à curiosidade ou de preprarar-se para uma profissão, seria um abuso, uma profanação daquilo que precisa ser considerado como extremamente santo. Aprender as realidades referentes a Deus meramente para efeito de diversão, ou buscando-se alguma vantagem secular, ou a fim de satisfazer o mero amor ao conhecimento é tratar o Altíssimo com desdém.

Nossos interesses eternos estão envolvidos na questão religiosa e deveríamos estudá-la dentro desses interesses. Um agricultor deveria estudar agronomia tendo em vista aumentar a sua produção; porém, se ao invés disso, vier a esgotar suas energias, indagando como as plantas multiplicam as suas espécies, ou como os diferentes tipos de solo foram originalmente formados, então os seus campos ficarão repletos de espinheiros e abrolhos, além de seu celeiro ficar vazio. Igualmente sem proveito será aquele estudo das doutrinas religiosas que for efetuado com o mero propósito da especulação. Seria como se o alimento necessário para o sustento do corpo, ao invés de estar sendo ingerido e digerido, fosse preparado apenas para satisfazer à vista. Em tal caso, o corpo certamente pereceria de fome; com idêntica certeza a alma perecerá de inanição espiritual, se não for nutrida com a verdade de Deus.

Quando a doutrina religiosa é considerada meramente como objeto de especulação, a mente não se contenta com a verdade simples, conforme ela pode ser encontrada em Jesus, mas corre atrás de questões sem proveito e acaba se enredando em dificuldades das quais é incapaz de desvencilhar-se. Disso é que resulta o ceticismo de muitos. A verdade que poderia salvar e santificar as suas almas é por eles intencionalmente rejeitada, por não satisfazer à sua imensa curiosidade e, tampouco, solucionar todas as suas perplexidades. Esses agem à maneira de um lavrador qualquer que rejeita a ciência inteira da agricultura, recusando-se a cultivar o seu terreno, tão-somente porque existem mistérios no desenvolvimento das plantas, os quais ele se sente incapaz de explicar.

O homem foi originalmente criado para seguir a religião, assim como o olho foi formado com o propósito. A mente humana está qualificada para um contínuo progresso no conhecimento e, assim sendo, para o estado da imortalidade. Essa adaptação inclui um insaciável desejo de obter conhecimento, bem como a capacidade de adquiri-lo.

Ao considerarmos as verdades da religião, podemos apreciá-las de vários ângulos. Podemos considerá-las como provenientes de Deus, ou como demonstradas por provas abundantes, ou como harmônicas entre si, ou como tendentes à glória de Deus. Como saber se o que estou dizendo a respeito de Deus é verdade? Por isso a Teologia fundamenta-se na crença de que Deus se revela na natureza, na história e nos negócios humanos. O Deus que se revelou dessas formas é aquele que fala na Bíblia e se fez homem em Jesus Cristo. Por isso a Teologia tenta compreender o que Deus nos revelou e o que essa revelação significa.

Na qualidade de seres religiosos, procuremos compreender as verdades da religião. Na qualidade de seres dotados de imortalidade, esforcemo-nos por nos familiarizar com a doutrina da qual depende a nossa felicidade eterna. Tenhamos o cuidado para não aceitar essa verdade com um frio entendimento, mas de tal maneira que o seu poder renovador jamais cesse de atuar em nossos corações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário