sexta-feira, 11 de junho de 2010

A Excelência do Ministério - Final

IV. SUCESSO OU EXCELÊNCIA?

Nesta lição a definição de sucesso não é apresentada de maneira acertada. Sucesso é fazer bem feito; resultado é conseqüência. Para entender o sucesso, é melhor relacioná-lo com outra palavra: excelência; são intrínsecos. Quando alguém tem compromisso com a excelência, realiza seu trabalho com sucesso, o que o leva a alcançar os resultados desejados.

"Quem busca o resultado, e não a excelência, corre o risco de ficar sem nada". Aristóteles quando escreveu "Ética a Nicômaco", estava, pretensamente, escrevendo para seu filho e, nessa obra, encontramos as bases da excelência. Os três ingredientes citados se combinam para preparar o prato do sucesso, ainda que em doses diferentes, dependendo da etapa da vida. "Busque o bem", disse o filósofo. Não há razão para preocupações quando se assume compromisso com a excelência. Se por acaso você faz um trabalho que não lhe agrada, faça-o da melhor maneira possível, pois esta é a única garantia de que você não o fará para sempre, pois, com certeza, será conduzido a outras missões sequiosas de excelência. Não sabemos o que o filho de Aristóteles fez da vida, mas outro jovem que foi quase seu filho adotivo era Alexandre, o líder que conquistou praticamente todo o mundo conhecido antes de completar 30 anos. (por Eugênio Mussak, publicado na Revista Você S/A – mar. 2007)

1. A efemeridade do sucesso. "O fato é que muitos gostariam de unir igreja e palco, baralho e oração, danças e ordenanças. Se nos encontramos incapazes de frear essa enxurrada, podemos, ao menos, prevenir os homens quanto à sua existência e suplicar que fujam dela. Quando a antiga fé desaparece e o entusiasmo pelo evangelho é extinto, não é surpresa que as pessoas busquem outras coisas que lhes tragam satisfação. Na falta de pão, se alimentam com cinzas; rejeitando o caminho do Senhor, seguem avidamente pelo caminho da tolice."-Charles H. Spurgeon, Another Word Concerning the Down-Grade, in The Sword and the Trowel, Agosto de 1887, p. 398. O que é sucesso? A maioria das definições inclui referencias a alcançar metas e adquirir riqueza, prestígio, favor e poder. De acordo com essas definições Jeremias não passou de um pobre fracassado, serviu de porta-voz à YAHWEH por quarenta anos, mas quando falava ninguém dava crédito. Era pobre e sofreu severas privações: foi lançado na prisão, numa cisterna, foi levado para o Egito contra sua vontade, foi rejeitado por seus vizinhos, por sua família, pelos sacerdotes e profetas, pelos amigos, pelo rei… viveu só. Essa foi a vida do profeta. Pelas novas teologias, a vida de Jeremias não foi um sucesso, mas para o Senhor, esse profeta é um dos mais bem sucedidos de toda história! De acordo com o padrão exigido por Deus, o sucesso envolve obediência e fidelidade; obediência ao chamado e fidelidade à proclamação da mensagem divina. O texto de Charles H. Spurgeon foi escrito em 1887, mas soa atualíssimo, em seu jornal intitulado The Sword and the Trowel – A Espada e a Colher de Pedreiro, ele batalhava contra a insurgencia da Era do Show Business, contra o entretenimento. Nada mais atual! No Show-Business, a verdade é irrelevante; o que realmente importa é se estamos sendo ou não entretidos. Atribui-se pouco valor ao conteúdo; vale mais o estilo. O sucesso está norteado pela capacidade ou não de arrancar uns 'glória à Deus' do público; de quanto se pode arrecadar no ofertório; do número de ouvintes que pode ajuntar.

"Quem busca o resultado, e não a excelência, corre o risco de ficar sem nada".

2. A glória da excelência. "Estamos freqüentemente dispostos a observar determinados costumes simplesmente por causa da tradição. No entanto, devemos obedecer à Palavra de Deus, porque ela é eterna. " Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal REFLEXÃO. Um conceito associado à glória é a idéia de aprovação ou louvor. Paulo lembra aos tessalonicenses que, quando ele ministrou entre eles não buscava a 'glória dos homens' (1 Ts 2.6), ou seja, o louvor ou aprovação das pessoas. A única aprovação e louvor que importa para Paulo é o de Deus (1 Co 4.5). Por sua vez, dar glória a Deus diferencia a pessoa que tem comunhão com Ele das que não a têm. Paulo, ao descrever os que rejeitam a verdade a respeito de Deus, diz: 'Não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças' (Rm 1.21). Em contraste com isso, temos um indivíduo de fé como a de Abraão que dá 'glória a Deus' (4.20). Assim, as pessoas dão glória a Deus por meio do que falam e fazem, isto é, ao expressar louvor e dar graças a Ele e ao representá-lo, refletindo o caráter do Senhor e fazendo a vontade dEle (ZUCK, Roy B (ed). Teologia do Novo Testamento. 1ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008, p.279). Aqueles que militam na obra de Deus devem buscar a excelência da obra e a glória de Deus, e não, o sucesso ministerial. SINOPSE DO TÓPICO (4).

(III. CONCLUSÃO)

Os verdadeiros servos de Deus fogem do orgulho no coração, nos olhos e nas ações. A superestima, o super-ego, e o amor próprio produzem um fruto: o orgulho. O obreiro não deve buscar o reconhecimento, a atenção e o elogio. Devemos fazer uso da simples, clara e, no entanto, profunda oração de Davi para exprimir nosso profundo sentimento de confiança no SENHOR: "SENHOR, o meu coração não se elevou, nem os meus olhos se levantaram; não me exercito em grandes assuntos, nem em coisas muito elevadas para mim" (Sl 131.1). Baruque deveria expressar o mesmo sentimento de desprendimento de Jeremias, deveria expressar a confiança de um relacionamento pessoal e íntimo com Deus. Numa situação de dificuldade, não podemos esperar recompensa! Aqueles que hoje sofrem, colhendo os frutos amargos dos seus próprios pecados, podem clamar a Deus, certos de que Ele os perdoará, sarará e os trará à comunhão com Ele mesmo. Deus quer manifestar sua misericórdia a todos os atribulados, livrando-os da escravidão do pecado para que conheçam seu amor, seu cuidado e sua bondade. Que a nossa única preocupação seja buscar a glória de Deus para a Sua glória, porque Ele é o Senhor da glória!

APLICAÇÃO PESSOAL

Talvez você não tenha certeza de que quer que sua vida faça diferença. Talvez você nem sequer já parou para pensar se faz diferença na sua comunidade cristã. Seu desejo talvez seja só querer que as pessoas gostem de você. Se as pessoas só gostarem de estar ao seu lado, você já ficará satisfeito. Talvez ter um bom emprego, uma boa esposa ou esposo, bons filhos e um bom carro e um circulo de amizade composto por bons amigos, se você puder ter tudo isso você já ficaria satisfeito. Isso seria sucesso? Na verdade, para o cristão autêntico, carregar a cruz é um modo maravilhoso de alcançar o sucesso exigido pelo padrão de Deus! Deus quer que nos concentremos em ideais maiores do que os existentes nesta vida. O mal que assola a igreja hoje é amor a este mundo, é o esquecimento de que somos peregrinos e estrangeiros aqui. A nossa casa verdadeira e eterna está em outro lugar. É por isso que Paulo disse: "Se esperamos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens" (1Co 15.19). Fico surpreso com a mudança radical que a pregação do Evangelho tem sofrido de uma década para cá, de uma mensagem cristocêntrica para uma mensagem humanista. Spurgeon escrevel há mais de 100 anos palavras que bem se aplicariam ao contexto atual: "A apatia está por toda a parte. Ninguém se preocupa em verificar se o que está sendo pregado é verdadeiro ou falso. Um sermão é um sermão, não importa o assunto; só que, quanto mais curto, melhor"-Charles H Spurgeon, citado por John MacArthur em Com Vergonha do Evangelho, Ed Fiel. Em muitos aspectos, é o que está englobado na soberba da vida. Ficamos tão arrogantemente presos à essas novas teologias que chegamos a exigir de Deus, a encostá-Lo contra a parede, a se revoltar mesmo! Não podemos amar o mundo e Deus ao mesmo tempo (Tg 4.4; 1 Jo 2.15). Não enxergo nessa lição, Baruque buscando o sucesso ministerial, mas o vejo, a exemplo de Jeremias, esperando o melhor para o povo judeu, daí o seu 'gemer'. Mas, seguindo a visão do comentarista, talvez Baruque não tenha aprendido o suficiente com o profeta, talvez tenha ficado inebriado com a provisão de Deus na vida de Jeremias, dando livramento em todas as más ocasiões, o fato é que, o escriba gemeu… Baruque sofreu grande frustração em seu ministério e vida pessoal, porquanto esperava sucesso na sua missão – o arrependimento do povo e a provisão de dias melhores para Judá. Como crentes individualmente, exerçamos nossa vocação com simplicidade e humildade, sem esperar o retorno aqui nessa vida – "O sofrimento é o emblema do Messias e de seus discípulos".

N'Ele,

Francisco A Barbosa

auxilioaomestre@bol.com.br

BIBLIOGRAFIA PESQUISADA

- Bíblia de Estudo Genebra, ECC/SBB;

- Bíblia de Jerusalém, Nova edição Revista e Ampliada, Paulus, 2006;

- Another Word Concerning the Down-Grade, Charles H. Spurgeon, in The Sword and the Trowel, Agosto de 1887, p. 398;

- Com Vergonha do Evangelho, John MacArthur, Ed Fiel.

- Eugênio Mussak, artigo publicado na Revista Você S/A – mar. 2007

- Imagem: http://ocioprodutivo.blig.ig.com.br/imagens/sucesso_chave.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário