sexta-feira, 8 de maio de 2009

O MILÊNIO - O REINADO MILENAR DE CRISTO

Em sala de aula me solicitaram: "Profº poste alguma coisa sobre o milênio".
Recebi um email que me solicitava a mesma coisa.
I. CONCEITO DE REINO NO ANTIGO TESTAMENTO 1.O reino eterno a) O aspecto atemporal. Há passagens nas Escrituras que demonstram a proposição que Deus sempre possui soberania absoluta e governa como rei o Senhor é Rei eterno Sl 10.16; 29.10;Jr 10.10; Lm 5.19 b) O aspecto universal. As Escrituras fazem referência à abrangência ilimitada da Soberania de Deus 1Cr 29.11,12; Sl 103.19; Dn 4.17,25, 32. c) O aspecto providencial. As Escrituras apresentam o fato de que embora Deus exerça autoridade absoluta, essa soberania pode ser desempenhada por intermédio de indivíduos como causas secundárias Pv 21.1; Is 10.5,6 Deus age soberanamente por meio de homens, alguns dos quais reconhecem esse fato, outros o rejeitam e ainda outros o desprezam; no entanto a vontade de Deus é sempre executada. Isso não só vale no âmbito da humanidade, mas também na natureza. Sl 148.8 d) O aspecto milagroso. Há ocasiões em que a soberania divina é manifesta diretamente nos assuntos humanos mediante milagres. Ex 7.3-5 Toda questão dos milagres é apenas a discussão de um soberano infinito ter ou não o poder e o direito de intervir e demonstrar o seu poder dentro do reino sobre o qual Ele governa.
1.1 O uso da palavra reino a) O reino universal desafiado. O desafio original ao direito da soberania eterna de Deus é registrado em Ezequiel 28.11-19; Is 14.12-17 1.2 acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono. Embora designado para a guarda do trono de Deus desejou a posse de um trono próprio e quis governar acima das “estrelas de Deus”. Os seres angelicais... estão obviamente em vista...Fica claro o caráter pecaminoso do propósito de Satanás em assegurar um trono. 1.3 no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do Norte.” “O monte” evidentemente se refere ao trono do governo divino na terra Is 2.1-4, e a “congregação” é claramente uma referência a Israel. Logo, essa suposição específica parece dirigir-se pelo menos a uma participação no governo messiânico sobre a terra 1.4 subirei acima das mais altas nuvens. “Das mais de 150 referências bíblicas a nuvem, um total de cem está relacionado à presença e à glória divina. Satanás evidentemente busca assegurar para si um pouco da glória que pertence exclusivamente a Deus”. 1.5 serei semelhante ao Altíssimo. Essa pode ser considerada uma chave para compreender e delinear seus propósitos e métodos. Apesar de uma impressão quase universal de que o ideal de Satanás para si é ser diferente de Deus, ele aparece aqui como alguém cuja motivação é ser igual a Deus. No entanto, sua ambição não é ser igual a Jeová, o Eterno, que nenhum ser criado poderia ser; mas ser igual ao Altíssimo, cujo título significa o “possuidor do céu e da terra” Gn 14.19,22. O propósito de Satanás, então, é conquistar autoridade sobre o céu e a terra. 2. O reino Teocrático 2.1 O conceito de teocracia a) O reino teocrático no Éden 1Co 15.22-24,45; Gn 1.26. 1 O reino de Deus realmente realizou-se no Jardim do Éden. Lá Deus governou e reinou supremo, como todos os seus súditos prestando- lhe a devida obediência. b) O reino teocrático sobre o governo humano Gn 19.17 c) O reino sobre os patriarcas. Deus selecionou um homem por intermédio do qual todos os outros seriam abençoados d) O reino sobre os juízes. Quando Israel aceitou o senhorio de Jeová, Deus levou a administração do reino teocrático a uma nova fase – administração por meio de juízes Jz 2.16-18; At 13.20. e) O reino teocrático sob os reis. A forma monárquica de governo foi o ideal de Deus para o reino teocrático Gn 17.5-7; 35.11; 1Sm 10.19. f) O reino teocrático sobre os profetas. Rei e sacerdote deviam sujeitar-se à autoridade do profeta simplesmente porque este último revelava a vontade do Rei Supremo Ez 8.4; 9.3; 10.4; 10.18; 11.22,23. O reino teocrático futuro se torna o tema principal da mensagem dos profetas. II. O PLANO DO REINO NO NOVO TESTAMENTO 1. O reino teocrático oferecido na 1ª vinda de Cristo a) foi oferecida a teocracia do Antigo Testamento. Apesar de mencionar repetidas vezes o Reino de Deus, Jesus jamais parou para defini-lo. E nenhum espectador jamais o interrompeu para perguntar: “Mestre, o que significam essas palavras, ´Reino de Deus´, que Tu tanto usas?” Pelo contrário, Jesus usou o termo como se estivesse certo de que seria entendido, e realmente foi. O reino de Deus pertencia ao vocabulário de todo judeu. Era algo que entendiam e pelo qual ansiavam desesperadamente. b) o reconhecimento do Messias. Cristo foi reconhecido como Messias em seu nascimento.Lc 1.31-33 c) o Messias anunciado por seu precursor. Cristo é precedido pelo precursor que anuncia a proximidade do reino. Mt 11.13,14; 17.10-13. d) a teocracia anunciada por Cristo. Jesus Cristo, tanto em Seu próprio ministério público quanto no ministério particular aos discípulos, anunciou que o reino teocrático estava próximo. Mt 4.12 e) a mensagem teocrática limitada a Israel Mt 10.5-7; 15.24. f) a mensagem teocrática confirmada Mt 11.3-6; 12.25. g) a oferta teocrática em relação às profecias do Antigo Testamento. A autenticidade da oferta do reino foi provada por um apelo à promessa do Antigo Testamento g) a relação de Cristo com a oferta do reino. O reino foi oferecido na pessoa do rei Lc 17.21 III. A APRESENTAÇÃO, REJEIÇÃO E ADIAMENTO DO REINO TEOCRÁTICO. 1. A oposição ao Rei e a rejeição dele Mt 11.2-16.12 2. A rejeição definitiva do Rei Mt 16.13-28.20 3. A oferta do reino teocrático é retirada e adiada, depois da rejeição por parte de Israel Mt 21.42,43; 23.37-39; Lc 19.42-44 4. O reino teocrático é oferecido novamente a Israel Mt 4.17, Ap 7 5. IV. O REINO TEOCRÁTICO INSTITUÍDO NA SEGUNDA VINDA 1. O pronunciamento angelical anuncia o estabelecimento do reino teocrático Ap 11.15-17; 14.6,7. 2. Ele é indispensável por cumprir o propósito de Deus de demonstrar seu governo perfeito sobre a terra Is 55.3,4 3. Ele é indispensável para restaurar a harmonia original entre Deus e sua criação, entre o sobrenatural e o natural 4. Ele é indispensável para redimir a terra da maldição imposta sobre ela 5. Ele é indispensável para cumprir todas as alianças feitas com Israel 6. Ele é indispensável para uma manifestação completa da glória de Cristo no reino sobre o qual ele governa V. O QUE É O MILÊNIO 1. Definição -
Há várias passagens bíblicas que se referem ao Milénio, apesar da palavra em si não ser mencionada. O Milénio é uma doutrina bíblica e um conceito teológico derivado de várias passagens. Assim como muitos termos teológicos, a palavra Milénio vem do latim. Refere-se ao período de tempo em que a Bíblia diz que o Reino do Messias será estabelecido na terra antes do fim da história.A palavra Milénio vem do latim mille, que significa "mil", (a palavra grega Milénio vem de chilias, que significa "um mil"), e annus, que significa [em latim] "ano", [etos em grego]. O termo grego é usado seis vezes no texto original do capítulo vinte do Apocalipse para definir a duração do reino de Cristo na terra antes da destruição do velho céu e da velha terra. Então, a palavra Milénio refere-se aos mil anos do futuro reinado de Cristo que precederão a eternidade. VI. OBJETIVOS DO MILÊNIO 1. Estabelecer a justiça e a paz na terra 1Co 15.24-28 2. Fazer Israel ocupar toda a terra que lhe pertence e faze-lo cabeça das nações. Israel ocupará toda a Terra Prometida a Abraão, a qual estende-se do Mediterrâneo ao Eufrates Gn 15.18; 17.8; Ex 23.31; 26.3; Jz 2.1; Am 9.15. 2. Fazer convergir nele (o Milênio) todas as alianças da Bíblia Ef 1.10 3. Cumprir as profecias a respeito do reino do Messias Dn 9.24; At 3.20,21. VII . O CARÁTER ESPIRITUAL E CONDIÇÕES EXISTENTES NO E DO MILÊNIO 1. Será um reino caracterizado pela justiça Mt 25.37; Is 60.21; 26.2; Ml 4.2; Is 46.13; 51.5 2. Será um reino caracterizado pela obediência. Um propósito da criação era estabelecer um reino no qual houvesse obediência completa e voluntária da parte dos súditos de Deus. Gn 2.16,17; Hb 10.9ª 3. Será um reino caracterizado pela Santidade 4. Será um reino caracterizado pela verdade Jo 14.6 5. Será um reino glorioso. Is 24.23; 4.2; 35.2; 40.5; 60.1-9 6. Será um reino caracterizado pelo consolo. Is 12.1,2; 29.22,23; 30.26; 40.1,2; Zc 9.11,12; Ap 21.4 7. Será caracterizado pela retirada da maldição sobre a criação. Is 11.6-9;35.9;65.25 8. Será caracterizado pela liberdade em relação à opressão. Is 14.3-6; 42.6,7; 49.8,9; Zc 9.11,12. 9. Haverá uma sociedade plenamente produtiva. Is 62.8,9; 65.21-23; Jr 31.5; Ez 48.18,19. 10. A adoração será unificada. Is 45.23; 52.1,7-10;66.17-23; Zc 13.2;14.16;8.23;9.7;Sf 3.9 VIII. QUEM ESTARÁ NA TERRA DURANTE O MILÊNIO 1. Homens glorificados de três origens a) Salvos do Antigo Testamento b) Salvos do Novo Testamento c) Salvos saídos da Grande Tribulação 2. Homens naturais, de três origens. a) Judeus saídos da Grande Tribulação b) Gentios saídos da Grande Tribulação c) Judeus e gentios nascidos durante o Milênio IX A RELAÇÃO DE SATANÁS COM O MILÊNIO 1. Satanás, como deus desta era, vem realizando a sua obra com o fim de derrotar o propósito do plano de Deus. Na era, milenar a justiça divina deverá ser demonstrada Is 11.5; 32.1; Jr 23.6; Dn 9.24. Será também o teste final de Deus para a humanidade nas circunstancias ideais. Todos os recursos de tentação serão retirados para que o homem demonstre o que ele de fato é, independentemente da influência satânica.

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