Gn 5.22-24, “22 Andou Enoque com Deus; e, depois que gerou a Matusalém, viveu trezentos anos; e teve filhos e filhas. 23 Todos os dias de Enoque foram trezentos e sessenta e cinco anos. 24 Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si”.
הלכה “Halakáh” = modo de viver, הלה halak = andar = "linha de conduta"
O verbo “andar” vem do vocábulo hebraico “Klh” – (halak), que além de outros sentidos tem o sentido de “caminhar aproximadamente”, “caminhar junto de”, “conduzir”, “ir”, “andar”. Este sentido nos traz a idéia de proximidade, comunhão. Enoque desfrutava de uma comunhão íntima com o Senhor. Caminhava junto dele. Note que o fato de Enoque “ter andado com Deus” é relatado duas vezes nesta declaração breve de Gênesis. Este verbo pode ser aplicado tanto a supostos deuses, Sl 115.7, quanto ao Senhor Deus. Embora outros verbos sejam utilizados, geralmente em relatos teofânicos. Numa concepção antromórfica, Deus caminha sobre as nuvens, Sl 104.3
Enoque era membro da linhagem piedosa dos descendentes de Adão. Estes permaneceram fiéis a Deus em tempos de profunda depravação moral e baixo nível espiritual. Dentre eles, destacou-se Enoque cujo nome significa “aquele que foi consagrado para o ensino”. Ele consta na lista comentada pelo escritor sagrado da Carta aos Hebreus, sobre a fé de alguns dos grandes heróis do passado. O texto diz que “foi trasladado”. Imaginem. Trasladar alguém significa ser transferido para outro lugar, neste caso, Enoque não foi pelo ou para portal da morte. "Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte." Hb 11.5,6. Enoque foi removido da Terra diretamente para a presença de Deus
Leiamos, pois, o texto completo: Pela fé, Enoque foi trasladado para não ver a morte; não foi achado, porque Deus o trasladara. Pois, antes da sua trasladação, obteve testemunho de haver agradado a Deus. “De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam”. Hb 11.5,6
O escritor vai mais além e diz que só é possível “agradar a Deus”, por meio da fé Nele.
A propósito, Enoque também aparece como ancestral de Jesus, em Lucas 3.37
A pessoa verdadeiramente piedosa segue a direção de Deus em tudo que faz i.e. , obedece os seus mandamentos, 1Rs 3.14; Sl 119.1 e ss, A estrutura gramatical do hebraico, neste caso em questão, serve para enfatizar a continuidade da ação. O mesmo verbo é utilizado para expressar a ação de, Noé, “Eis a história de Noé. Noé era homem justo e íntegro entre os seus contemporâneos; Noé andava com Deus” Gn 6.9.
Enoque juntamente com Noé, fizeram a distinção em seu tempo. Andaram com Deus! Certamente foram molestados em seu modo de viver, pois, conforme Judas escreve, “Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele”. Jd 14,15.
Observemos que o texto diz que Enoque andou com Deus depois que “gerou filhos e filhas”. Certamente era chefe de família exemplar, cristão exemplar, pai exemplar, esposo modelo.
Como Deus não “suporta” “concorrentes”, o ensejo da perfeição, o consagrar-se, o andar com Deus, evidentemente, fez com que o mundo não mais fosse digno de ter Enoque. Tal fato aconteceu porque ao olharem para Enoque, viam Deus e, ao olharem para Deus, viam Enoque.
Lucas, espero que, nestas singelas expressões, você se satisfaça em parte, e, busque mais, principalmente para aproximar-se do estilo de vida que Enoque teve, sobretudo, imite Jesus Cristo.
Obrigado pastor. Vai me ajudar mto, com essas novas informações. Só uma perguntinha, o nome de Enoque não significa "ensino"?
ResponderExcluirDepois vou lê os outros e comento. Abraço!
Lucas
o Radical é "quele que foi consagrado para o ensino". Veja que é muito mais do que aparenta ser.
ResponderExcluirPaz
pr. ezequiel, que o nosso Deus continue separando homens assim, poi o povo precisa aprender a palavra em seus detalhes. A paz do Se
ResponderExcluirnhor. abçs