quinta-feira, 5 de abril de 2012

Onde Estamos, nós os Profetas!?

Onde estaremos, nós os profetas?

A vocação profética não era para todos. Aceitar tamanho compromisso com uma missão nem sempre simpática não era atraente. Falar e não ser ouvido era o que Deus prometia àqueles a quem vocacionava. Parecia até mesmo ser incoerente com a atividade que é o uso da linguagem. Mas essa é a motivação: "Vá, e diga a este povo: Estejam sempre ouvindo, mas nunca entendam; estejam sempre vendo, e jamais percebam" (Is 6.9-NVI).

Então o servo sai como que falando ao vento, apelando para o nada!Me lembrei hoje, outras vezes também, mas, hoje, de forma especial. Estávamos em um culto de mocidade lá na minha antiga igreja. Minha igreja mãe. Quantas saudades daqueles cultos.O pregador era o Pr Jeremias Cerqueira, homem de Deus, profeta, uma vaso que muito admirava.Fa tempo que não o vejo. Na platéia estávamos, os jovens. Lá, me lembro, estava Adriana Macedo, vaso cheio. Nem conseguia se conter. Tremia feito vara verde, balançava de forma incorntrolável. O culto transcorria, Jeremias pregava, ao mesmo tempo que entregava as revelações de Deus. Adriana Macedo não se conteve, não conseguiu se conter saltou em direção ao púlpito e disse: " Assim diz o Senhor: Eis que te ponho hoje por profeta entre as nações. Tu voarás para outros países, te escolhi para restauração de vidas, libertação dos cativos. Profeta por ministério é o teu chamado...assim, asssim e assim, vede ai o meu anjo de autoridade, ele te toma pela tua mão e te conduz por entre as terras.Vede a fúria que vem em tua direção" . Pr Jeremias estava emocionado, havia lágrimas em seus olhos. Disse eu no meu íntimo: " Quanta intimidade dessa moça com Deus".Conheço o Pr Jeremias, também a Adriana Macedo. Faz tempo que não vejo o Pr Jeremias, a Adriana Macedo, de quando em quando, a vejo, principalmente em trabalhos de oração. Me permita te chamar profeta, Adriana.Pergunto a você minha querida e a tantos outros, profetas, tais quais, como nós , "saíram de cena".Como entender os ouvintes da mensagem?

Como compreender um povo que a cada dia vai se afastando de Deus, acumulando para si pecados e mais pecados?

O que esperar de um povo que não faz conta de Deus e que não tem interesse nenhum por suas palavras? O que falar para quem não tem disposição de ouvir?

A verdade neste aspecto é uma só: o povo não quer ouvir a Deus! E o próprio Deus denuncia: "Esse povo é rebelde; são filhos mentirosos, filhos que não querem saber da instrução do SENHOR" (Is 30.9-NVI). E a missão do profeta chega ao cúmulo da rejeição: "Eles dizem aos videntes: Não tenham mais visões! e aos profetas: Não nos revelem o que é certo! Falem-nos coisas agradáveis, profetizem ilusões" (v.10). Que lamentável!

E pensar que era por volta do ano 740 a.C. Neste tempo o homem já era o que é: alguém que quer ser iludido. Quer ouvir o que "gosta" e não o que "precisa". A "instrução" do Senhor não soa bem aos ouvidos; ser "confrontados com o Santo de Israel" (v.11) não é o interesse marcado; querem coisas "agradáveis", querem "ilusões". Parece que é hoje!

Cadê você Adriana Macedo? Cadê Você Pr Jeremias, Cadê os profetas, Onde estarão? Onde estaremos? Na caverna? No calabouço? No porão? Ou no pos palácios? Nos gabinetes, Nas tesourarias? Onde estaremos nós? Rafael, Elzeu Ignes, Danielzinho, Anderson Micaio? Gênesis? Esdras? Vanderley? Wanderly? Wandegilcia? Jorginho de Xerém? Denner? Lecivaldo? Alexandre? Paulo Cesar? Angelo? Alex Torquato? Antônio? Meyre? Mônica? Arlene Queiroz? Rosana? Osana Mello? Samuelzinho? Irmã Carminha? Célia? José de Arimatéia ? Irmã Jane? Irmã Rosangela? Diogo? Jonas? Filipe Mallet ? Cadê todos nós?

A difícil missão de ontem é a missão quase impossível de hoje. Mas não estamos sem aviso. Paulo afirmou algo assim: "O Espírito diz claramente que nos últimos tempos alguns abandonarão a fé e seguirão espíritos enganadores e doutrinas de demônios" (1Tm 4.1).

O tempo é hoje, e o apelo do apóstolo para nós é este: "Pregue a palavra, esteja preparado a tempo e fora de tempo, repreenda, corrija, exorte com toda a paciência e doutrina. Pois virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; ao contrário, sentindo coceira nos ouvidos, juntarão mestres para si mesmos, segundo os seus próprios desejos" (2Tm 4.2-3).

Ou seja, o que se quer ouvir é a mesma ilusão dos tempos do profeta Isaías. Paulo parecia conhecer bem este fato: "Eles se recusarão a dar ouvidos à verdade, voltando-se para os mitos" (v.4). É a triste realidade desse tempo!

Como ser profeta da verdade quando a mentira é o que se quer ouvir?

Como falar em nome de Deus se é ao Diabo que eles abrem os ouvidos? Como fazê-los entender a diferença de ouvir o que "quer" pelo ouvir o que "precisa"? É quase desanimador, admito. Mas Jesus teria fracassado se diante da debandada de quase vinte mil por ocasião de sua verdade falada à multidão preocupada apenas com a saciedade imediata de pães e peixes perecíveis (João 6) tivesse se desanimado. Sempre vão existir aqueles que dirão para a nossa motivação: "Para quem iremos nós? Tu tens as palavras de vida eterna" (Jo 6.68)."Palavras de vida eterna", é o que o profeta deve comunicar mesmo quando a preferência é pelas ilusões do aqui e do agora.
A verdade é comprometedora e incondicional; as ilusões podem ser agradáveis e até satisfatórias, por algum momento. Mas o profeta sempre, mesmo na indiferença dos que ouvem, sustentará uma Palavra que, a despeito de sua rejeição, é a melhor esperança para quem nela se agarra, é o alicerce irremovível para quem quer construir um futuro certo!

Um comentário:

  1. CONCORDO PLENAMENTE !!!, HJ EM DIA A MAIORIA DOS PASTORES ABANDONARÃO A FÉ , E ESTÃO A DEBITAS AO SISTEMA, PREGAM CONTOS DE FADAS , E NÃO PREGÃO MAIS A VERDADE , JESUS ESTA VINDO, O RELÓGIO PASSA MUITO RAPIDO, RESUMINDO CERTOS PASTORES ESTÃO PREOCUPADOS COM O PROPRIO BOLSO !!! MAS CREIO QUE AINDA EM ALGUM LUGAR EXISTEM VERDADEIROS ADORADORES QUE ESTÃO EM ALERTA PARA A VINDA DE CRISTO !!!

    VAMOS PREGAR A VERDADE E TENTAR AO MENOS ABRIR OS OLHOS DE MUITOS CRENTES QUE FICARAM CEGOS !!!

    ResponderExcluir