sexta-feira, 23 de março de 2012

"Restituição" Joel 2.25

Restituição: Não são as vezes que recebi convite para ministrar em confraternizações, encontros, “congressos”, consagrações, festividades diversas e até mesmo aniversárias. Sejam de Departamentos, Conjuntos ou até inauguração de templos. A maioria se ampara na expressão, como corrigir uma situação. Esta certa, entretanto, normalmente a intenção propalada acaba por assim dizer, contrapondo Deus, Sua Vontade e Lei. A aplicação deste termo, normalmente está carregada de tendências prosperativas, exaltação, destaques. Esquecem-se, alguns incautos, a observância do texto, e contexto, onde deva-se hermenêutica e exegeticamente debruçar-se, buscando as verdades ali intrínsecas para, de forma leal, apregoar a mensagem de Deus aos corações carentes e confusos e muitas vezes ignorantes da real vontade de Deus para suas vidas. Aliam-se a promessas terrenas feitas para Israel e querem aplicá-las a Igreja a qualquer custo. Devemos nos lembrar que as promessas para Israel são e serão terrenas, mas, para a Igreja, prioritariamente, o céu.
Gostaria de analisar o texto de Joel de Joel 2.25 e, permitindo-nos Deus, expressar o singelo entendimento que extraio no decorrer da leitura. Claro que não posso esgotar o assunto. Primeiro não ousaria, pois seria presunção. Segundo, não teríamos espaço aqui e enfadaria os leitores, até porque, não seria o local ideal para isso. Me acompanhem e, deixem-se usar por Deus para desenvoltura de um novo sermão.
Em Joel 1.4, a palavra de Deus diz: "O que deixou o gafanhoto cortador, o gafanhoto migrador comeu; o que o migrador deixou, o gafanhoto devorador comeu; o que o devorador deixou, o gafanhoto destruidor comeu". "Restituirei os anos que foram consumidos pelo migrador, pelo destruidor e pelo cortador”... Jl 2.25 1ª Fase – Gafanhoto – Cortador – Gazam – representa fase inicial de sua atuação quando ainda não voa. Recém nascido, apesar de ter capacidade para imediatamente comer, não tem capacidade para comer mais nada além do material que está na terra, pois, não voa. Comem verduras e folhagens que se encontram no solo.
Não aparece muito já que está no chão e sua boca é pequena, o que não permite comer co muita rapidez. São os pequenos reparos, remédios, prejuízos ínfimos.
O cortador come tudo o que antes sobrava. 2ª Fase – Gafanhoto - Migrador – Arbet – nesta fase, eles ainda não, mas deixam milhares de ovos plantados. É a multiplicação das larvas. O cortador, além de comer, prepara o terreno para uma nova ninhada. O despertar, vem depois, quando, unidos destroem a vida. Os ovos do gafanhoto podem ficar na terra por até 05 anos e só nascem quando a terra está úmida. É quando surgem pequenos empréstimos, pagamento do valor mínimo do cartão, as dívidas administráveis. E a fase do Migrador que deve nos servir de alerta ao invés de acharmos que é fase passageira. Os migradores estarão sempre distribuindo seus ovos.
3ª Fase – Gafanhoto Devorador –yekeq h´akal- é fase da multiplicação das larvas e a destruição dos frutos da terra. Após seis meses de nascimento, milhares de gafanhotos começam a voar, e passam a consumir os frutos de sua plantação. Eles não se limitam, agora, ao que caiu na terra, ao que sobrou, começam, então, a investir contra aquilo para o qual se plantou, aquilo que se espera receber como corolário: Joel 1.5
4ª Fase – Gafanhoto Destruidor – Hassiyl – É a chamada fase final. Este é o agente que se encarrega do “golpe de misericórdia”. É ele quem conclui o serviço.
Restam apenas as sobras: Jl 1.10.12
Ø Não há mais trigo no campo – Se não há trigo, como se fará o pão, os bolos, os biscoitos, as cavacas etc.?
Ø Não há uva na videira – Não havendo uva, como se farão as passas, as pastas de uvas, os vinhos (sucos), gelatinas, o próprio suco da uva que é medicinal?
Ø Não há verde nas palmeiras. Não havendo palmeiras, não haverá babaçu, amêndoas, que, em muitos lugares constitui-se como a única fonte de alimentação dos povos. Não havendo palmeiras, as sombras de acabarão. Não teremos palmitos, seu fruto a beleza da palmeira é incontest. As palmeiras são caracterizadas pela sua durabilidade, envergadura e pujança.
Até os troncos das árvores são consumidos pelo Destruidor. É o fim de(o)(a): Ø Nome Ø Dignidade Ø Moral Ø Fama Ø Fé
A lista da restituição vem em ordem diferente, isto é, tem uma lógica diferente: 1º Migrador = Eliminar as dívidas: Deixar de contrair novas dividas:
As larvas não mais se multiplicarão
2º Destruidor = Após pagar a dívida terá como limpar o teu nome. Expulso o devorador, o nome será limpo, voltará o crédito. É a volta do seu testemunho público.
3º Cortador = Os gafanhotos não mais voltarão. Depois de sua vida acertada por Deus, você poderá recomeçar.
Posturas que Deus exige para eliminação destes quatro seres: Jl 2.12-14; 16.18 1) Conversão 2) Jejum 3) Vergonha de ter pecado contra Deus 4) Quebrantamento 5) Santificação 6) Unidade na Igreja 7) Dar oferta especial _ ação de graças ao Senhor 8) Reconhecimento dos líderes por suas falhas em não alertar ao povo sobre sua situação passiva e vergonha deste pecado 9) Intercessão dos líderes pelos pecados do povo
O gafanhoto Devorador não aparece na relação de Joel 2.25; Ml 3.10-12
O Devorador só será repreendido quando houver fidelidade.
Conclusão: Promessas: Abrir as janelas dos céus e derramar a bênção Derramar bênção sem medida Deus vai repreender o devorador Haverá grande alegria

Nenhum comentário:

Postar um comentário