quinta-feira, 5 de abril de 2012

As Veredas Antigas

As Veredas Antigas
Não sou Neófobo!!! Conservador sim!
É natural se interessar por novidades. Os jornais e revistas existem para satisfazer uma parte da curiosidade humana sobre coisas novas. A tecnologia avança pela busca de coisas ainda não descobertas ou não inventadas. O comércio sobrevive por alimentar o desejo das pessoas de ter as roupas da moda, eletrodomésticos da última geração e carros do ano. E quem usa computadores entende bem que os programas e até os computadores “novos” chegam às lojas já desatualizados! Os telefones, as bandas (larga, curta, grande, pequena), telefonia e internet 4G, ufa! O que fazer? Neste ambiente que valoriza as novidades, não nos surpreende ver muitas pessoas fazendo a mesma coisa em questões espirituais. Buscam novidades e atualizações, novos caminhos e religiões da moda. E nesta busca, desviam da verdade revelada pelo Deus eterno que nos criou e nos guia.
Os próprios “pregadores eletrônicos” indicam o suposto caminho da felicidade. Eles desejam ter, primeiramente a fama, o destaque, estar na mídia, nos telões, nos outdoor. Quem não se adequar tá fora! Como me disse certo pregador: Você não se atualizou! É necessário acompanhar as massas! Essa coisa de veredas antigas era para época de Jesus. Jeremias,é de antes de Jesus, é do período compreendido entre o V e o VI séculos, quer dizer, há 2.600 anos, Jeremias transmitiu estas Palavras do Senhor: “Ponde-vos à margem no caminho e vede, perguntai pelas veredas antigas, qual é o bom caminho; andai por ele e achareis descanso para a vossa alma; mas eles dizem: Não andaremos” (Jeremias 6.16).
Alguns séculos depois, Paulo visitou a Grécia, o berço da filosofia ocidental. O narrador descreve o povo de Atenas: “Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades” (Atos 17.21).
A mensagem de Paulo foi uma novidade para muitos dos seus ouvintes naquele dia, como o Evangelho continua sendo a “Boa Nova” para as multidões hoje. Mas Paulo começou onde todos precisam começar, com o Criador do Universo. Ele mostrou a preocupação de Deus com Suas criaturas, chegando à mensagem da salvação por meio de Jesus crucificado e ressurreto. Desde aquela época, Deus não atualizou a Sua mensagem para o homem
Muitas igrejas vivem acrescentando e mudando a palavra revelada, como faziam os falsos profetas da época de Jeremias. Abandonam a mensagem eterna em busca de algo mais espetacular. Desprezam as “veredas antigas” encontradas exclusivamente na Bíblia. Pregam a sabedoria humana e as manchetes dos jornais, porque perderam a confiança no bom caminho que leva à vida eterna (1 Coríntios 2.1-5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário