quinta-feira, 22 de março de 2012

Tempos trabalhosos!!!! Difíceis!!!

Transcrevo aqui, parte da mensagem que ministrei ontem, dia 21.03.2012, AD Sudoeste.Faz-se imperioso lembrar que, ela é fruto oriundo de uma postagem (comentário) em minha página do face pela Reverendíssima Osana Melo, esposa do Dr Silvano Baptista,Vejamos: 2 Timóteo 31 SABE, porém, isto : que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos.
2 Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos,
3 Sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons,
4 Traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus,5 Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.
Introdudução:
Podemos ver nestes versículos as características de um homem de coração endurecido, tal homem não consegue mais perceber sua condição doente, está envolvido por uma atitude de rebeldia contra DEUS e tudo que se refere á Sua LEI. Seu critério, sua conduta estão arraigados em seu egocentrismo que cresce assustadoramente. O mundo por sua vez vai tornando-se cada vez mais egoísta, Deus continua cada vez mais distante, e assim todos estes acontecimentos que deixam-nos muitas vezes perplexos, nada mais é que o reflexo da existente falta de temor a Deus."A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porquanto têm transgredido as leis, mudado os estatutos, e quebrado a aliança eterna. Por isso a maldição tem consumido a terra; e os que habitam nela são desolados; por isso são queimados os moradores da terra, e poucos homens restam." (Is 24.4-6).
I. PROLIFERAÇÃO DA REBELIÃO CONTRA DEUS (2 Tm 3.1-5)
1. “Homens amantes de si mesmos”. Jesus ensinou que o maior dos mandamentos é amar a Deus de todo o coração; o segundo, semelhante ao primeiro, é amar ao próximo como a si mesmo (Mt 22.35-39).
Nestes tempos trabalhosos, porém, o amor próprio e egoísta está execrando o amor a Deus e ao próximo. Esse tipo de amor nega as verdadeiras dimensões do amor cristão. O termo “amantes de si mesmos” dá um amplo entendimento e, através disso, inclui todas as possíveis formas de “culto ao ego” desenvolvidas pelo homem: os metrossexuais, vaidade (piercings, tatuagens, cirurgias estéticas…), culto ao corpo.
2. AVARENTOS . Que ou o que tem avareza; avaro; somítico; sovina. O termo mostra a humanidade sendo avarenta não só financeiramente, mas espiritualmente, pois também não se dedica à obra de Deus e ao estudo da Palavra.01) Uma sociedade centrada no homem - É o que chamamos de Antropocentrismo, ou seja, o homem colocado no centro dos conhecimentos. A sociedade pós-moderna tem como base a célebre declaração de que "o homem é a medida de todas as coisas".
Isto pressupõe a predominância da filosófica humanista que o coloca como o centro do Universo, em flagrante contraste com o ensino bíblico de que todas as coisas foram criadas para a glória de Deuse louvor do Seu nome(Sl 73.25; 1Co 10.31; 1Pe 4.11).
O mundo , a sociedade dos homens, rejeitou o Teocentrismo, ou seja, Deus como o centro do Universo, e que, em torno dEle, e sob o Seu comando as coisas acontecem. No mundo antropocentrista, predomina a força do homem e tudo gira em torno daquilo que o homem é, que o homem tem, e que o homem pode. " É possível, mesmo na igreja , encontrar pessoas que pregam um "evangelho" que vise satisfazer a audiência, desejosa de ter riquezas e uma vida sossegada. Títulos têm maior relevância que o caráter dos obreiros, valorizando o "ter em detrimento do ser". A Igreja não vive em função do homem, mas de Deus, ou seja, vive sob o regime do Teocentrismo. Na Igreja ainda prevalece aquele princípio estabelecido por Jesus quando disse: "...porque sem mim nada podeis fazer"(João 15.5).
Homens “avarentos” (v.2). As Escrituras afirmam que a avareza é idolatria (Cl 3.5). O pecado da avareza se manifesta no amor e culto ao dinheiro e ao materialismo (Ef 5.5; 1 Tm 6.10). Em Romanos 1.29, o pecado da avareza é arrolado juntamente com a prostituição e o homicídio. Eis porque a Bíblia adverte acerca dos falsos mestres que, movidos pela avareza (UM TIPO DE IDOLATRIA), se utilizam de fábulas engenhosas para auferir lucros e enganar a Igreja de Deus (2 Pe 2.3; 1.16). Os falsos mestres e doutores são considerados malditos pela Palavra de Deus (2 Pe 2.14).
3. PRESUNÇOSOS .Que ou quem mostra excessiva confiança ou orgulho exagerado em si próprio. = PRESUMIDO, VAIDOSO ≠ HUMILDE, MODESTO.
A medida do mundo é o homem e ele tem a presunção de que o universo gira ao seu redor, inclusive o próprio Deus! Aliás, o ser humano tem sido treinado para crer que é o próprio Deus! Veja se as pessoas ainda respeitam enquanto se está manobrando um automóvel? Vejam se quem está numa bicicleta está atento ao trânsito… nos dias de hoje parece que as pessoas perderam a noção da fragilidade do corpo humano ou então muitos podem até estar pensando em possíveis lucros que podem auferir através de um processo judicial, esquecendo que o objeto em risco naquele momento é sua própria vida!
Um grande exemplo dessa presunção é encontrado naqueles que se acham maiores que as forças do próprio mar… e morrem afogados! O cúmulo da presunção é desafiar o próprio Deus.Homens “presunçosos” (v.2). Presunção é vaidade. Os presunçosos e ingratos para com Deus agem como Israel: ao prosperarem, dão “coices”; viram as costas a Deus (Dt 32.15)
4. SOBERBOS. Que tem soberba. Orgulhoso. Majestoso; grandioso; belo, sublime; altivo. É um dos sinônimos para presunção, porém tem o significado mais ligado a confiança que os homens terão em si mesmos e em sua tecnologia e em seus armamentos… serão soberbos por confiarem em suas criações e as exaltarem como a solução para todos os males. Que Pena!
"O Senhor se rirá deles".
Cabe aqui a ressalva sobre os homens que detém o poder. Pensam que o poder lhes pertence. Parecem que sofrem da "síndrome herodiana".Ou da mesma doença de dos césares. Jesus disse as seguintes palavras a um líder fraco: "Nenhuma autorida tu terias se do céu não te fosse dada"
5. BLASFEMOS. Diz-se de ou o que blasfema, insulta, ultraja.Ultrajar ao próprio Deus hoje em dia é moda… chamá-lo de nomes impróprios, culpá-lo por seus próprios pecados, duvidar de sua soberania… e acreditar na grande mentira de Nietzsche: “Deus está morto”. Já o termo da NTLH, apesar de fazer referência aos lábios impuros, já não implica diretamente na menção do nome de Deus. Ser um “xingador” é diferente de ser um “blasfemo”: as duas ações são condenadas nas escrituras, mas amaldiçoar ao próprio Deus é gravíssimo!Até os crentes em Jesus utilizam linguagens irreverentes e desapropiadas, falta de respeito com Nosso Senhor Jesus Cristo e o Eterno Deus. Os chama de "voce, cara, o homem lá de cima,a mente, o brilhante o ser, a mãe natureza. Inclusive, cantam supostos louvores com essa nomenclatura indecorosa".
6. DESOBEDIENTES A PAIS E MÃES .Que não obedece; recalcitrante. É o que chamaos de efeito dominSe não crêem no próprio Deus, porque o obedeceriam? Se não se impõe a autoridade, a quem se respeitará? Os pais, através das gerações, cada vez têm assumido menos a responsabilidade pela educação de seus filhos: basta que estejam matriculados na escola, num curso qualquer, num esporte… como uma geração vai conhecer os “antigos limites” se não foi instruída sobre eles?Como haverá obediência se são bombardeados pela mídia com mensagens sobre a beleza da rebeldia? Os heróis dos desenhos e filmes modernos tem a “atitude” a ser copiada: superioridade, desprezo pelo próximo, conhecimento científico e de métodos — notem que não há estudo, o conhecimento é implantado (como em “Matrix”), portátil (como em muitos desenhos onde sempre há um “computador sabe tudo”) ou vêm até mesmo através da clara possessão espiritual (um monte de desenhos japoneses com cartas, peões, samurais…).Notem que esse conhecimento NUNCA vem de (nem é relativo a) Deus — a quem irá obedecer esta geração de “filhos da mídia eletrônica”? Hoje em dia já é normal a notícia de filhos que matam pais ou vice-versa… isso era comum a algum tempo atrás?´Se não ensinamos nossos cilhos a obecdecerem a Deus e aos pais, a quem mais eles obedecerão?
8.PROFANOS / SEM RESPEITO PELA RELIGIÃO . 1. Que é alheio à religião. 2. Secular; leigo. 3. Oposto ao respeito devido ao que é sagrado.4. [Figurado] Que não tem conhecimentos relativos a determinado assunto. s. m.5. As coisas profanas. 6. Leigo. 7. Pessoa não iniciada A coisa “mais linda” para as meninas de hoje é dizer que é “Wicca”… afinal, está na moda!! Mesmo sem saberem que uma bruxa é uma mulher que serve diretamente a Satanás, elas buscam naquele mistério a solução de seus problemas. É ridículo ver extensas reportagens no canal redondo sobre a bondade que elas têm e as “forças da natureza” em que acreditam… e desde quando as criaturas tem mais poder que o Criador?E não é só isso, pois temos todo um avivamento e popularização do esoterismo através de cristais, incensos, rituais… até mesmo dentro das igrejas que se denominam como cristãs podemos encontrar idolatria, amuletos, mediunidade e até métodos de meditação oriental! Tudo isso só tem um nome: heresia! Já o termo da NTLH suscita dúvidas, pois a palavra “religião” não significa diretamente em seguir a Jesus Cristo filho de Deus, mas permite, por exemplo, citar até o satanismo. Que Deus nos auxilie a cuidar dos nossos filhos e de nossa casa.
9.SEM AFETO NATURAL / SEM AMOR PELOS OUTROS ..O medo da violência e o temor de um possível assalto afastaram as pessoas de um relacionamento mais afetuoso e espontâneo. Vivemos dias de comércio, violência, distância interpessoal, superficialidade emocional, interesse material e sensualidade.Nos últimos dias, o crente deve estar disposto a enfrentar um volume esmagador de impiedade.
(1) O apóstolo profetiza que Satanás promoverá uma grande destruição na família. Os filhos serão "desobedientes a pais e mães" (v. 2), e os homens e mulheres não terão afeto natural (gr. astorgoi). Esta expressão pode ser traduzida "sem afeição à família", e refere-se ao desaparecimento dos sentimentos de ternura e amor naturais; falta esta demonstrada por uma mãe que rejeita os filhos, ou mata seu bebê; por um pai que abandona a família, ou os filhos que negligenciam os devidos cuidados para com seus pais idosos (ver Lc 1.17).
(2) Os homens e mulheres passarão a amar idolatradamente o dinheiro e os prazeres, e estarão sempre em busca disso para a satisfação de seus desejos egoístas (v. 2). Ser pai ou mãe, com suas responsabilidades e encargos, e amor sacrificial na criação de filhos, já não será considerado missão nobre, nem dignificante (vv. 2-4). Pais amorosos darão lugar, cada vez mais, a pais egoístas e desumanos que abandonarão seus filhos (cf. Sl 113.9; 127.3-5; Pv 17.6; Tt 2.4,5; ver 2 Tm 4.3,4 ).
(3) Se os pais cristãos quiserem preservar suas famílias nos tempos difíceis dos últimos dias, devem hoje protegê-las contra as práticas infames da sociedade em que vivem (Jo 21.15-17; At 20.28-30), separá-los dos costumes sórdidos do mundo e evitar que os ímpios influenciem seus filhos (At 2.40; Rm 12.1,2). Os pais precisam aceitar o plano de Deus para a família (ver Ef 5.21-25), e não proceder como os ímpios (Lv 18.3-5; Ef 4.17). Eles, e suas famílias, realmente precisarão ser como forasteiros e peregrinos na terra (Hb 11.13-16)
10.IRRECONCILIÁVEIS - DUROS As definições apresentadas para o termo “reconciliar” são tão “redondas” que parecem ter sido escritas para entrar neste estudo.
Vejam:
1.Estabelecer a paz entre;
2.Tornar amigos (pessoas que se malquistaram);
3.Restituir à graça de Deus;
4.Por de acordo, conciliar (coisas que parecem opostas);
5.Congraçar, harmonizar;
6.Fazer as pazes, congraçar-se.
Os irreconciliáveis são pessoas incapazes de realizar uma, algumas ou todas dentre as definições dadas… atenção especial na de número três! Já o termo “duro” tem 16 definições e nenhuma delas é tão clara quanto a do termo anterior… algumas podem ser consideradas até elogiosas! culto, o louvor, a oração, os uso dos dons espirituais e o serviço a Deus não têm nenhum valor aos olhos do Senhor se não forem acompanhados da OBEDIÊNCIA explícita, consciente e sincera aos princípios da Palavra de Deus. "Mas as suas maldades separaram vocês do seu Deus; os seus pecados esconderam de vocês o rosto dele, e por isso ele não os ouvirá." (Isaías 59.2).
A DESOBEDIÊNCIA (o mesmo que APOSTASIA, o abandono da fé) deixa o transgressor fora da proteção ou da cobertura espiritual de Deus e o expõe ao poder destruidor de Satanás e dos espíritos malignos. Deus passa a não ter mais COMPROMISSO com o desobediente. Ficar de fora da proteção ou da cobertura espiritual de Deus é queda na certa, é derrota nesta Batalha...Concluindo, querido irmão, Você precisa de exemplos de homens que desobedeceram a Deus e que, por isso, tiveram sérios problemas na vida?
Veja estes:
- ADÃO e EVA - "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual eu lhe ordenara que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias de sua vida." (Gênesis 3.17).
- ACÃ e sua família foram executados porque Acã DESOBEDECEU à ordem de destruir Jericó e não tomar nada para si - "Mas os israelitas foram infiéis com relação às coisas consagradas. Acã..., apossou-se de algumas delas. E a ira do SENHOR acendeu-se contra Israel." (Josué 7.1, 18 a 20; 22, 24, 26).
- JONAS recebeu ordem de Deus para ir pregar em Nínive; tomou navio que ia para Tarsis: arrumou encrenca para si.
- FILHOS que não honram pai e mãe: "Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá". (Êxodo. 20.12)A vida de muitos jovens está sendo encurtada porque DESOBEDECEM seus pais. Pesquisas do IBGE indicam que jovens moradores de favelas de São Paulo e Rio que chegam a 18 anos são poucos e se tornam chefes de traficantes...A OBEDIÊNCIA é fonte de bênção e de vitória nesta Batalha: "Logo, assim como por meio da desobediência de um só homem muitos foram feitos pecadores, assim também, por meio da obediência de um único homem muitos serão feitos justos." (Romanos 5.19).
11.CALUNIADORES Conforme João 8.44: “Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira.”A banalização da mentira infesta pessoas que, em outras épocas, deveriam ter comportamento ilibado: juízes, presidentes, pastores… A Bíblia tem duas importantes recomendações:Acima de tudo, porém, meus irmãos, não jureis nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outro voto; antes, seja o vosso sim sim, e o vosso não não, para não cairdes em juízo. (Tiago 5.12)
12.INCONTINENTES INCAPAZES DE SE CONTROLAR
1. Falto de continência. = IMODERADO s. 2 g.A época que vivemos é exatamente essa. O descontrole de homens e mulheres é notadamente exagerado.
Caro leitor, o pecado é a enxada que cava nossas sepulturas. Como muito bem afirmou Hernandes Dias Lopes, o pecado é uma fraude. Promete prazer e paga com o desgosto. Faz propaganda de liberdade, mas escraviza. Levanta a bandeira da vida, mas seu salário é a morte. Tem um aroma sedutor, mas ao fim cheira a enxofre. Só os loucos zombam do pecado. O pecado é perverso. Ele é pior do que a pobreza, do que a solidão, do que a doença. O pecado é pior do que a própria morte.
2. PESSOA MUITO DADA AOS GOZOS SENSUAIS.Também é “figurinha fácil” em nossos dias! Há um longo treinamento ocorrendo a décadas para que os apelos psicológicos subliminares (ou nem tanto) tenham um efeito devastador: cerveja, cigarro, consumismo injustificável… a sociedade incentiva os abusos sob a desculpa de “alívio” e “diversão”, mas a realidade é que a carne sempre foi fraca e atualmente mais ainda! Se formos falar em sexo então… corpos nus disponíveis a qualquer horário através de qualquer canal aberto e da internet, a busca irrefreável pelo prazer: não me refiro apenas ao solitário, mas também a destruição de casamentos pela noção de que uma “escapadinha” é algo normal!
O homem se rendeu a seus instintos mais baixos… e poucos tentam mudar isso em suas vidas.
13. CRUÉIS / VIOLENTOS
1. Que goza com fazer sofrer.
2. Insensível.
3. Rigoroso.
4. Severo.
5. Atroz.
6. Doloroso.
7. Pungente.
Aqui ocorre algo curioso, pois as duas palavras não são sinônimas.
A. CRUEL = 1. Que se compraz em fazer mal, em atormentar ou prejudicar; cruento; 2. Duro, insensível, desumano, cruento; 3. Severo, rigoroso, tirano; 4. Que denota crueldade; 5. Pungente, doloroso; 6. cruento.
B. VIOLENTO = 1. Que age com ímpeto; impetuoso; 2. Que se exerce com força; 3. Agitado, tumultuoso; 4. Irascível, irritadiço; 5. Intenso, veemente; 6. Em que se faz uso de força bruta; 7. Contrário ao direito e à justiça.O que há de curioso nisso? Simples: mesmo sem serem sinônimos os dois adjetivos se ajustam perfeitamente a atual condição humana!
14. SEM AMOR PARA COM OS BONS / INIMIGOS DO BEM
Diante das tantas “qualidades” já relacionadas, se torna simples constatação relatar que aqueles que andarem por caminhos diferentes desta maioria: serão objetos de ódio. Ai daquele que tentar exortar ou repreender de acordo com a são doutrina… ai daquele que tentar se portar com justiça e dignidade! Já de hoje vemos pais e professores sendo mortos…
15. TRAIDORES .Que ou aquele que atraiçoa; desleal; pérfido.Esse adjetivo é também um “mix” de alguns dos anteriores, pois para trair há que existir um traído. Logo, uma traição pode envolver mentira, incontinência, crueldade, ingratidão, egoísmo… individualmente ou em grupo.
16. OBSTINADOS / ATREVIDOS. Muito teimoso; inflexível; pertinaz; firme; relutante.Novamente as duas versões citam termos que não são sinônimos, mas que apresentam características indeléveis do perfil da sociedade atual.
A. OBSTINADO = 1. Pertinaz, firme, relutante; 2. Teimoso, birrento; 3. Inflexível, irredutível.
B. ATREVIDO = 1. Que se atreve; ousado, afoito, corajoso, audaz; 2. Insolente, grosseiro, petulante; 3. Indivíduo atrevido.
17. ORGULHOSOS.1. Que tem orgulho. 2. Ufano, altivo, soberbo, enfatuado. s. m. 3. Aquele que tem orgulho.
18. MAIS AMIGOS DOS DELEITES DO QUE AMIGOS DE DEUS Depois de tanto egoísmo, vaidade, ódio pelos bons, traição, falta de afeto, desobediência… você ainda crê que alguém desta geração poderá (por vontade própria) abandonar sua vida carnal de deleitas para se colocar a disposição de Deus?!? Como alguém que só acredita na matéria poderá viver uma experiência espiritual? Como alguém que vive no profano irá buscar o sagrado?Somente pela ação do Espírito Santo!Mas não esqueça que justamente por esses mesmos dias estarão ocorrendo os fatos descritos em 2 Tessalonicenses 2.3-12. É mister o cumprimento da cada uma das profecias bíblicas! Quem detém o iníquo? O Espírito Santo… logo, por estes dias, ele não será tão acessível como nos dias de hoje. E isso realmente me intriga: frente ao engano que opera nas igrejas, será que já não estamos experimentando o início dessa “retirada”?
19. TENDO APARÊNCIA DE PIEDADE, NEGANDO-LHE, ENTRETANTO, O PODER/ PARECERÃO SER SEGUIDORES DA NOSSA RELIGIÃO, MAS COM AS SUAS AÇÕES NEGARÃO O VERDADEIRO PODER DELA
Pois é justamente isso o que está ocorrendo em nossas igrejas! Fala-se tanto em encher os templos, mas nunca estivemos tão distantes da verdade bíblica. Propósitos, Batalhas de Alto Nível, G12… os asseclas de Peter Wagner já assumiram suas posições no pódio doutrinário e têm defensores ferrenhos: se um novo crente não conhecer a verdade, que poder ele terá? O dos amuletos?Terá somente as bênçãos “compradas” por ofertas exigidas ou as de uma pessoa morta que intercederá por elas no céu? Suas experiências serão somente a dos “encontros tremendos”? Precisará confessar seus pecados a um “irmão cheio do Espírito Santo” ou terá de fazer regressão para poder ser perdoado e limpo? Necessitará de yoga para falar com Deus? Culpará a Deus por ser tentado e por seus pecados?Este será um tempo trabalhoso e insano para os bons, porém essa será a paz para os ímpios!
No sermão profético proferido por Jesus que trata especificadamente sobre os sinais que apontariam para o fim de todas as coisas, existe um que me chama a atenção de forma especial: trata-se daquele que fala do esfriamento do amor. Jesus disse: “E por se multiplicar a iniqüidade, o amor se esfriará de quase todos” (Mateus 24.12).
Ora, a relação que Jesus apresenta entre a multiplicação do pecado e o esfriamento do amor é absolutamente verdadeira. Na medida em que cresce o pecado em suas mais variadas formas, da corrupção ao crescimento da miséria social, da pornografia a todas as formas de banalização sexual, da violência nos lares a violência urbana, no individualismo exacerbado ao comportamento hedonista, esfria-se o amor genuíno e sincero no ser humano. Isso se percebe claramente nos mais jovens que trocaram o amor pelo sexo descompromissado; entre os mais “maduros” que em nome de um nova “paixão” jogaram na lata do lixo, cônjuges e filhos. Nas relações interpessoais onde o lema de vida é “farinha pouco meu pirão primeiro” Senão bastasse isso os escândalos de corrupção que mais uma vez abalam o país têm, na sua raiz, o mesmo mal. Todos buscam o que é seu e nunca o que é dos outros. A epidemia que hoje toma conta da nação não é a corrupção – ela é apenas mais uma expressão de uma nação, onde a iniqüidade cresceu tanto que fez o amor emurchecer.

Um comentário:

  1. Muito edificante a mensagem, que Deus continue abençoando sua vida!

    ResponderExcluir