segunda-feira, 17 de maio de 2010

A JUSTIÇA DE DEUS RETRATADA NO LIVRO DO PROFETA JEREMIAS – PARTE 1

O SENHOR, JUSTIÇA NOSSA

Jeremias 33.16

Introdução

O que ë justiça?

  1. Justiça é virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem e que fez dar a cada um o que lhe pertence.
  2. Justiça é dar a cada um o que merece.
  3. Justiça é um dos atributos de Deus manifesta por ele em favor das suas criaturas.

  1. ALGUNS ATRIBUTOS DE DEUS EM FAVOR CRIATURAS

1.Fidelidade- Ele é fiel, absolutamente digno de confiança, as suas palavras não falharão 2Tm 2.13; 2Ts 3.3; 1Jo 1.9; Sl 119.90; Ex 34.6; Nm 23.19; Dt 4.31; Js 21.43

2. Bondade- A bondade de Deus é o atributo em razão do qual concede vida e outras benções das criaturas Sl 25.8; Sl 100.5 145.8,9; Nm 1.7; Rm 2.4; Mt 45; Sl 31.19; At 14.17.

3. Amor – amor é o atributo do qual ele deseja relação pessoal com aqueles que possuem a sua imagem e, mui especialmente com aqueles que foram santificados em caráter, feito semelhante a ele.

4. Paciência – Nm 14.18; Sl 86.15

5. Justiça – Sl 97.2; 1Jo 1.9; Rm 3.26 .Deus é justo- Justiça é a santidade em ação. É a santidade de Deus manifesta no tratar retamente com suas criaturas – Gn 18.25- Justiça é obediência a uma norma reta. Deus utiliza a Justiça quando: a)Livra o inocente; b)Condena o ímpio c) Exige que se faça justiça

II. DEUS É RETO E JUSTO

O Deus Santo é distinto e separado da humanidade pecaminosa. Mesmo assim, Ele permite que nos aproximemos de sua presença. Essa concessão acha-se baseada no fato de que Ele julga o seu povo com retidão e com justiça (Sl 72.2). Ambos os conceitos são freqüentemente combinados entre si para ilustrar a maneira como Deus se apresenta a nós.

Retidão – Conformidade com os verdadeiros princípios – Sl 58.1 Sl 106.3

Tsedaqah – Retidão de Deus é tanto o seu caráter ético moral e, portanto, serve como padrão para determinar qual a nossa posição em relação a Ele.

Justiça – Mishpat - É através dela que Ele exerce o seu governo.

Os sistemas democráticos modernos de governo separam os deveres do Estado em várias ramificações que se equilibram mutuamente e que prestam contas umas às outras ( o poder legislativo para elaborar e aprovar as leis; o executivo para obrigar o cumprimento das leis e para manter a ordem; o poder judiciário para garantir a consciência das leis e para penalizar os transgressores).

  • "mishpat" de Deus coloca todas essas funções dentro do caráter e do domínio do único Deus Soberano ( Sl 89.14).

  • Nossas Bíblias freqüentemente traduzem esse termo hebraico por juízo, que enfatiza um dos múltiplos aspecto da justiça ( Is 61.8; Jr 9.24; 10.24; Am 5.24).
  • A justiça de Deus inclui a penalidade do Juízo mas subordina essa atividade à obra global de estabelecer a sua justiça amorosa ( Dt 7.9,10)
  • Padrão com que Ele se apresenta a nós é perfeito e reto Dt 32.4
  • Por isso, não podemos, por nós mesmos, ser aprovados por esse padrão, que Deus usa para avaliar-nos pois todos nós ficamos em falta Rm 3.23

III . A JUSTIÇA

1. Divina Jo 5.30; Rm 2.2

  1. aplicadas aos oprimidos Sl 103.6; Pv 16.11; Is 45.21
  2. A todo novo dia Sf 3.5

2. Ordenada Dt 16.20; Is 56.1

  1. a favor do fraco Sl 82.3
  2. É melhor do que sacrifício Pv 21.3

3. É imparcial

  1. Na concessão de favores Lv 19.15; Jó 34.18,19; Mt 5.45;

At 10.34,35; Mt 20.14; Rm 10.12

IV. O SENHOR JUSTIÇA NOSSA

1) Jeremias = O Senhor designa ou estabelece

2) Autor

A formação de Jeremias é toda envolvida com profecia. Por esse motivo sabe-se mais da vida pessoal desse profeta do que qualquer outro.

3) O Perfil

  1. Nasceu em 647, em Anatote, uma cidade sacerdotal distante cerca de 5Km a nordeste de Jerusalém. Era filho de Hilquias, que foi provavelmente o sumo sacerdote na ocasião da reforma de Josias. Hilquias foi também o bisavô de Esdras.
  2. Foi constituído profeta pelo Senhor antes do seu nascimento 1.5, e chamado pelos Senhor no 13º ano do reinado de Josias, aos 20 anos, 1.2
  3. Foi proibido de se casar, Ter filhos ou filhas 16.1ss
  4. Foi proibido de ir a enterro 16.5 e evitar celebração festivas 16.8-9
  5. Ministrou em Jerusalém durante 40 anos aproximadamente (627 –586) e no Egito durante cinco anos ( Jr 43-44)
  6. Foi homem compassivo e profundamente sensível
  7. Foi considerado um traidor
  8. Não viu conversão ao longo do seu ministério de mais de 40 anos
  9. Foi considerado, depois de desprezado, no exílio, mais tarde, o herói popular dos restantes judeus exilados

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