quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Bíblia Dake: pastor Antonio Gilberto fala a “O balido”By Judson Canto

By Judson Canto

Percebendo nos últimos dias uma série de comentários sobre a participação do pastor Antonio Gilberto na publicação da Bíblia de estudo Dake, que variam de citações a ofensas pessoais, perguntei-me: "Por que não inquirir o próprio?". Aproveitando a sua presença em Curitiba, como palestrante da 48.ª Escola Bíblica de Obreiros (EBO), solicitei uma entrevista com ele e fui atendido prontamente (ele me conhece dos tempos da CPAD).

Já de início, fiquei sabendo que ele está impedido de se pronunciar sobre o assunto, no que concerne a determinados aspectos da publicação da polêmica obra. Mesmo assim, várias questões importantes, que percebo serem do interesse da blogosfera cristã, puderam ser respondidas.

Em razão de parte das declarações do pastor Antonio Gilberto terem sido espontâneas, preferi não utilizar o formato tradicional de perguntas e respostas. Em vez disso, destaquei os assuntos:

Sobre o impedimento de se pronunciar

"O Conselho da Casa se reuniu e bloqueou o assunto. Só posso me pronunciar em reuniões, como fiz aqui [na EBO de Curitiba]. Pedi ao pastor Wagner Gaby, vice-presidente da igreja: 'Por estarmos numa escola bíblica, com gente de vários lugares, o irmão autoriza eu tomar no máximo uns cinco minutos para dar um alerta sobre uma onda de boatos sobre a Dake? Não é questão de consideração comigo. Há uma onda de rumores, de pessoas desqualificadas e desautorizadas dando palpites em blogs, na Internet'. Vendo que ele concordava, tomei os cinco minutos para dar uma rápida satisfação. Mas estou bloqueado pelo Conselho, até ele me liberar. Na primeira quinzena de março, o Conselho vai se reunir novamente (não por causa disso, é uma reunião regular), mas o assunto volta."

Sobre o seu real conhecimento do conteúdo da Dake

"Em 1969, eu era estudante na América. Antes de eu viajar para lá, o pastor Lawrence Olson, de saudosa memória, me disse: 'Irmão Gilberto, quando chegar à América, logo que puder, compre uma Bíblia de estudo Dake, que foi lançada agora'. E não foi só ele [que a recomendou]. E, de fato, logo que pude, comprei uma, mas não pude nem sequer tocar, devido ao programa do meu curso. Mas logo que retornei ao Brasil, eu a peguei por cinco anos. Foram cinco anos de estudo metódico, sem aquele negócio de pega e deixa."

Sobre a recomendação de sua publicação pela CPAD

"Há seis anos, quando a Casa estudou a possibilidade de publicá-la em português, o projeto foi enviado para mim, como consultor, para eu dar um parecer. Eu me senti tranquilo, porque conhecia tudo sobre a Dake. Então dei o meu parecer. Eu disse: 'Olha, a Bíblia é um manancial. É uma riqueza para estudantes, para pregadores, para pastores, para escritores. Mas faço algumas ressalvas, porque nela há alguns pensamentos intelectualistas, quer dizer, produto do cérebro humano. Há também alguns pensamentos racionalistas, da razão humana. Há também uma porção de pensamentos que são filosóficos. Mas o irmão Dake é falecido, a gente não pode conversar com ele e perguntar por que ele fez aquilo. Então sugiro que a CPAD obtenha licença para isentar a edição brasileira nesses pontos'. E, de fato, alguma coisa foi feita, mas, por razões que desconheço, passaram outras."

Perguntei ao pastor Antonio Gilberto o que ele queria dizer exatamente com "pensamentos intelectualistas", "pensamentos racionalistas" e "pensamentos filosóficos", mas ele não tinha nenhum exemplo em mente. Perguntei se ele havia apontado especificamente alguma heresia, e ele respondeu que estava impedido de dizer, em razão de seu acordo com a Casa.

Sobre os críticos

"Pergunto: por que é que esses irmãos que estão sendo contrários não citam o caso do Novo Testamento interpretado, que contém impropriedades? É claro, não estou falando contra Champlin, eu o conheço pessoalmente. A linha que ele adotou foi colocar diante do leitor um leque de assuntos, e o leitor que escolha, usando de sabedoria. Como eu disse aqui na reunião, não sou obrigado a comer o peixe e as espinhas, senão vou me engasgar. Mas ninguém está falando contra Champlin. Logo se vê que é simplesmente ataque."

Sobre o silêncio da CPAD

"Numa reunião do Conselho, o diretor da Casa [irmão Ronaldo Rodrigues de Souza] fez uma pergunta para mim: 'Pastor Antônio Gilberto, seja franco: o irmão, como consultor, seria favorável à publicação de um encarte com uma nota explicativa no Mensageiro da Paz?'. Minha resposta foi: 'Não, não sou favorável'."

Não fui autorizado a publicar o restante da resposta, mas posso dizer que, na opinião do pastor Antonio Gilberto, o melhor era a discussão se desenvolver e morrer por si. Ao que parece, o conselho foi acatado.

Sobre seu posicionamento hoje

Por fim, perguntei ao pastor Antonio Gilberto se ele, depois de toda essa polêmica, ainda recomendaria a Dake. Sua resposta:

"[A Dake] é uma riqueza, e eu a recomendo, com aquelas ressalvas".

Fonte:

Blog do Judson Canto

4 comentários:

  1. Meu amigo retirando a colocação da dake.... o nosso Pastor continua o mesmo "Não posso falar porque a casa..."

    a paz amigo

    ResponderExcluir
  2. Amado pastor, o senhor já deve saber de minha posição a respeito da Bíblia Dake. Muito embora o pastor Antônio Gilberto seja um verdadeiro ícone de nossa Teologia, discordo frontalmente de sua posição. Continuo defendendo que é um absurdo que uma editora confessional publique uma obra herética, e mais ainda que um homem de Deus seja proibido por uma empresa de dizer seja lá o que for.
    Com relação à sua postura em relação à publicação da Dake, sei que o Sr. é muito mais qualificado que eu para falar a respeito e tem condição mais do que suficiente de construir seu próprio juízo de valores, mas convido-o a ler o post mais recente de meu blog, onde apresento um texto de cunho racista escrito por Finis Jennings Dake, intitulado "30 Motivos para a Segregação das Raças", onde o herege distorce textos e preceitos bíblicos para justificar o seu racismo.

    Em Cristo Jesus,
    uma sua "ovelha virtual",
    Georges Nogueira.

    ResponderExcluir
  3. Meu amado Georges
    Olharei seu post sobre o referido assunto.
    Deus te abençoe.

    ResponderExcluir
  4. O que me intriga na igreja de hoje, é que o Evangelho de Cristo está a cada dia mais sofrendo detrimento por causa de contratos, ofícios, estatutos e regras institucionais e denominacionais, os homens estão mais compromissados com outros homens do que com o Dono da Igreja e aí fica esta ladainha de homens que não querem reconhecer seus erros, dizendo que não podem falar... Ao meu ver, seria tão fácil resolver este polêmico assunto da Dake, os poderosos se sentariam e chegariam numa humilde conclusão, declarando: Erramos, pois uma denominação que sempre combateu as seitas, heresias e modismos, jamais poderia deixar que uma Bíblia contendo estudos com "pensamentos intelectualistas", "pensamentos racionalistas" e "pensamentos filosóficos", fosse publicada por sua Editora... É com atitudes como esta que fazemos verdadeiros homens e obreiros de Deus, reconhecendo nosos erros e os consertando...Mas cá entre nós, a Bíblia Pentecostal, parece-me que já não vende mais como antes, pelo fato de muitos já a terem adquirido ou por concorrência com outras Bíblias de Estudos, portanto era necessário que ela fosse substituída por um produto que pudesse devolver a locupletação comercial que ela trazia, aí, trouxeram a Dake... Paulo Sabino.

    ResponderExcluir