quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Jesus, Após Sua Morte Foi Para o Céu ou Desceu ao Inferno?

Jesus desceu até o inferno?

Paulo declara que Jesus desceu ao inferno "até as regiões inferiores da terra" e o Credo dos Apóstolos declara que, depois de ter sido morto, Jesus "desceu ao inferno". Entretanto quando Cristo estava morrendo, entregou seu espírito nas mãos do Pai (Lc 23.46) e disse ao ladrão que este estaria com ele no "paraíso" (Lc 23.43), ou seja, no "terceiro céu" (2 Co 12.2,4). Para onde Jesus foi então: para o céu ou para o inferno?

Há duas posições a respeito do lugar para onde Jesus foi durante os três dias em que o seu corpo permaneceu no túmulo, antes da ressurreição: uns defendem que ele foi para o Hades; outros, que ele foi para o céu.

Para o Hades. Os partidários dessa posição afirmam que o espírito de Cristo foi ao mundo espiritual, enquanto o seu corpo permanecia no túmulo. Crêem que Jesus "pregou aos espíritos em prisão" (1 Pe 3.19), que estavam num lugar de cativeiro temporário, aguardando a sua chegada para "levar cativo o cativeiro", isto é, levá-los para o céu.

De acordo com essa posição, havia dois compartimentos no Hades (ou sheol), um para os salvos e outro para os perdidos. Eles estavam separados por "um grande abismo" (Lc 16.26), que ninguém podia ultrapassar. A seção dos salvos era chamada de "o seio de Abraão" (Lc 16.23). Quando Cristo, "sendo Ele as primícias" da ressurreição (1Co 15.20), ascendeu, Ele levou esses santos do Antigo Testamento consigo pela primeira vez.

Para o Céu. Esse parecer sustenta que as almas dos crentes do Antigo Testamento foram diretamente para o céu no momento de sua morte. Em favor disso tem-se os seguintes argumentos. Primeiro Jesus afirmou que o Seu espírito esta indo diretamente para o céu, quando disse: "Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito" (Lc 23.46).

Segundo, Jesus prometeu ao ladrão na cruz:" Hoje estarás comigo no paraíso" (Lc 23.43); mas, "paraíso" é definido como sendo o "terceiro céu" em 2 Coríntios 12.2,4.

Terceiro,quando os santos do Antigo Testamento deixaram esta vida, foram diretamente para o céu. Deus tomou Enoque para si (Gn 5.24); cf. Hb 11.5), e Elias foi tomado "ao céu" quando partiu (2Rs 2.1).

Quarto, o "seio de Abraão" (Lc 16.23) é uma descrição do céu. Em nenhum ponto ele é descrito como sendo inferno. É o lugar para onde Abraão foi, que é o "reino dos céus" (Mt 8.1).

Quinto antes da cruz, quando os santos do Antigo Testamento apareciam, era do céu que vinham, como aconteceu com Moisés e Elias no Monte da Transfiguração (Mt 17.3).

Sexto, os santos do Antigo Testamento tiveram de esperar a ressurreição de Cristo para que seus corpos fossem ressuscitados (1 Co 15.20; cf. Mt 27.53), mas suas almas foram diretamente para o céu. Cristo foi o Cordeiro morto "desde a fundação do mundo" (Ap 13.8), e eles para lá foram pelos méritos que Deus sabia que Cristo cumpriria.

Sétimo, a expressão "até as regiões inferiores da terra" não é uma referência AP inferno, mas ao túmulo. Até mesmo o ventre de uma mulher é descrito como sendo "profundezas da terra" (Sl 139.15). Essa expressão significa simplesmente covas, túmulos, lugares fechados na terra, em oposição a partes altas, como montanhas. Além disso, o inferno não se localiza nas partes mais baixas da terra – mas "debaixo da terra" ( Fp 2.10).

Oitavo, a frase "desceu ao inferno" não constava do Credo Apostólico primitivo. Ela foi acrescentada somente no século IV a. D. Além disso, um credo como tal não é inspirado, mas apenas uma confissão humana de fé.

Nono, os "espíritos em prisão" não eram salvos, mas seres perdidos. Na verdade, essa pode ser uma referência a anjos, não a seres humanos.

Finalmente, quando Cristo "levou cativo cativeiro", não estava levando "amigos" para o céu, mas trazendo inimigos a uma prisão, e, "levando cativo quem estava detido em cativeiro", a saber, os salvos que morreram no Antigo Testamento. É uma referência à Sua vitória sobre as forças do inimigo, bem como a transferência, dos salvos a um lugar que Ele mesmo inaugurou com Sua morte e ressurreição.

 

 

 

 

17 comentários:

  1. meu amigo a Paz do Senhor.
    que saudade de te dar um abraço... e até aqui voce andou um pouco sumido...

    bom sobre o que postou... sem comentários conheço bem quem escreve... e só aprimorei mais os meus conhecimentos. Obreiro forte e de excelente ensino teológico.

    Um abraço, será que te vejo sábado dia 20 na coordenadoria no Lins?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amado Gualter o senhor está está equivocado em algumas partes: 1° o paraíso para os remidos não é o terceiro céu, mais aguarda no terceiro céu porque é a cidade da nova Jerusalém confira Apoc 2 - 7 ; Apoc 22 - 2 ( a árvore da vida está no paraíso ), 2º para entrar na nova Jerusalém precisa ressuscitar primeiro. 3º os justos do antigo testamento não iam diretamente para o céu leia e entenda Heb 11 - 14, 15 e 16. 4º o seio de Abraão era um local onde os santos aguardavam suas redenções seus espíritos Sal 49 -15. 5º ninguém subiu ao céu senão o desceu Jesus João 3 - 13. 6º está equivocado na interpretação de Apoc 13 - 8 veja a forma correta de se escrever em Apoc 17 - 8. 7º a expressão a partes mais inferiores da terra é uma referencia ao inferno Isaías 14 - 15. 8º Jesus não foi ao Hades para resgatar almas dos perdidos mas para proclamar a sua vitória. 9º A Biblia diz que Jesus despojou as potestades pisando a cabeça da serpente, ou seja, Ele venceu a morte Heb 2 - 14, além disso quando subiu ao 3º céu ele levou a chave do hades ( levou cativo o cativeiro ) agora ele tem as chave da morte e do inferno Apoc 1 - 18.

      Excluir
    2. Amado. Ninguém subiu ao céu corporalmente. Elias e Enoque subiram para lá.

      Excluir
  2. Olá amado Pr Gualter. Como vai meu amigo?
    Espero que estejas muito bem. Infelizmente preciso atender uma agenda no sábado, então, não dará para ir a reunião da cordenadoria.
    Nos veremos em breve.
    Tenho lido seus post´s que edificam muitas vidas.
    Que o Senhor te abençoe.
    A PAz do Senhor.

    ResponderExcluir
  3. Muito interressante o tema abordado. Mas qual seria a sua posição alternativa 1 ou 2 ?

    ResponderExcluir
  4. Meu amado Junior Lima
    A primeira posição é a que eu defendo!

    ResponderExcluir
  5. Amado pastor, coloquei um link para seu blog no Palavra que liberta.

    ResponderExcluir
  6. Caro irmão George, agradeço a deferença e, com muita consideração, disponibilizo este espaço para suas publicações, se julgar necessário.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. Lembrando ao amado irmão Georges que, o seu blog está disponibilizado nas indicações que faço de link´s e sites recomendados.

    ResponderExcluir
  8. Prezado Pastor,

    Segundo a hermeneutica a Biblia não teria que se auto explicar como pode haver duas alternativas para essa questão ?

    Obrigado..

    ResponderExcluir
  9. Pastor,

    Concordo com a primeira alternativa também e está de acordo com o seguinte artigo:
    http://www.invsc.org.br/Artigos/cristo_foi_ao_inferno.htm

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Meu prezado Mauro Cezar,
    De fato, uma das regaras da hermeneutica é de que a Bíblia se explica por si só, entretanto o que aqui se expressa não é a questão de dubialidade na Palavra de Deus, mas, dois pontos de vista, explicados à luz do texto em apreço. Também a Bíblia, nesta passagem, por assim dizer, não exposa qualquer contradição.
    Que Deus te abençoe.
    Obrigado por comentar.
    Em Cristo

    ResponderExcluir
  11. Jesus desceu ao inferno como? será que ele inauguraria o inferno? A Bíblia diz que lá não há ninguém; após o julgamento sim. Ou eu estou errado? Quando ele prega aos espeirito em prisão e toma as chaves da morte e do inferno das mãos de satanás não quer dizer que ele foi ao inferno proriamente dito. Ele desceu sim; as profundesas da terra (entenda-se como lugares fechados e possivelmente com auzencia de luz). Mas inferno? sempre tive dificuldade em absorver essa tese. Quem vai inaugurar o inferno é Satanás e seus anjos ah... a morte também. Não acredito que Jesus quisesse inaugurá-lo. Esse prazer Ele deu pro capeta.Aliás nem o capeta tá lá ainda. Digo isso sem aprofundamento de estudos o que me levaria tempo de consulta pra esposar uma posição teológica. O que expuz acima não passa de um simples pensamento que me ocorre desde criança.

    Abraço meu irmão mais pretinho!!!

    ResponderExcluir
  12. Em suma... Defendo a primeira posição, a do hades. Não confundamos com inferno. Lá será o fim de tudo.

    ResponderExcluir
  13. A paz do SENHOR. Pastor eu sou a favor da visão de que os santos do antigo testamento iam para o 3*céu pois li os argumentos bíblicos da Teologia Sistemática de Norman Geisler que favorecem a visão 2. Humildemente devo confessar que não consigo aceitar a 1. O Senhor poderia me orientar. Meu nome é Felipe.

    ResponderExcluir
  14. Olá Pastor.
    Paz do senhor Jesus!
    Eu leio sobre este assunto e penso, Jesus é puro amor. E nos ensina a sempre perdoar. Penso na fraqueza de Judas, o traidor. Será que Ele, Jesus, não desceu ao inferno para busca-lo? Jesus é puro perdão, Deus é puro amor e justiça! E Judas um pecador! Pecador que ajudou a a Jesus passar por todo sofrimento da cruz. Jesus já sabia que ia passar por tudo. Humildade pergunto Judas naum podia ser cativo no cativeiro?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valléria Mello João 17.12 Responde sua pergunta!!!

      Excluir