terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O Primeiro Culto da Alvorada

"Cantarei e Salmodiarei. Desperta, glória minha! Desperta, alaúde e harpa! Eu mesmo despertarei ao romper da alva". (Sl 57.7-8)

O ano era 1909, o lugar era o monte Roubidoux na Califórnia. NO vale ao pé da montanha, havia uma Missão cristã. Lá estava hospedado, como convidado, Jacob Riis famoso líder da ação social e pai da erradicação das favelas de Nova York.

Quando Riis olhou para o pico do monte Roubidoux, teve uma visão. No culto da noite, ele compartilhou sua idéia com Frank Miller, o proprietário, e reuniu os hóspedes:

" Eu vejo nos dias vindouros uma peregrinação anual – ou como queiram chamar – escalando o monte Roubidoux, subindo cada vez mais próximo da cruz que coroa o pico, onde os sinos ecoam sua mensagem de paz na terra e boa vontade para com os homens, reunindo-se lá para cantar canções antigas que penetram nos corações de homens e mulheres".

Riis falou como profeta, mas ele jamais sonharia com que rapidez suas palavras se tornariam verdade. O próximo domingo era o da Páscoa, e Miller decidiu tornar este evento em algo memorável. Ele convidou cem de seus hóspedes e amigos (Riis já tinha ido embora) para subirem o Roubidoux e assistirem à alvorada do dia santo escutando uma pregação simples mas marcante.

Ao alvorecer da Páscoa, o primeiro culto da alvorada foi realizado por cem "peregrinos". Hoje, o culto da alvorada tornou-se uma tradição para milhares de cristãos no mundo inteiro. Embora nem todos sejam no topo de uma montanha, o simples fato de adorar a Deus vendo os primeiros raios de sol aparecerem no horizonte elevam o espírito. Mesmo quando o dia está nublado, é maravilhoso ver os cristãos perpassem as nuvens para aquecer a terra.

Todavia, não é preciso esperar até a Páscoa. Você pode fazer todos os dias um dia santo dedicando-o ao Senhor. Que tal programar seu despertador para que você possa desfrutar do seu próprio "culto da alvorada" amanhã?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário