sábado, 11 de janeiro de 2014

A Entrada da Arca na Cidade de Davi 1Cr 15.26-29;2Sm 6.14-16


A Entrada da Arca na Cidade de Davi  1Cr 15.26-29;2Sm 6.14-16





Deus ajudou os levitas que carregavam a Arca, fortalecendo-os para que não tropeçassem durante o percurso de vários quilômetros entre a casa de Obede-Edom e Sião. Certamente neste percurso, entoavam um dos belos Salmos, apropriado.
 A procissão foi acompanhada por cânticos gritos, sons de cornetas, trombetas, címbalos, saltérios e harpas, o que era normal e natural.
 As jovens  de Israel dançavam entre os integrantes da grande procissão. Certamente aquele não foi um culto silencioso, mas de grande alegria, contentamento, emoção e entusiasmo. Davi tocava e dançava entusiasticamente diante do Senhor. Os cantores e os musicistas tocavam com toda força, afinal a Arca era o centro das atenções.
Como nós, os crentes do dia de hoje teríamos reagido a esse tipo de culto? Talvez esse cortejo fosse acusado de não ter "decência e ordem". Mas o cortejo obedecia a ordem de Deus não do homem.
No mundo todo há pessoas que celebram com grande júbilo ao perceberem a presença de Deus no meio delas. Se regozijam da mesma maneira que Davi se regozijou diante do Senhor.
Sou testemunha ocular, há anos atrás, quando percebi um crente que não sabia o que fazer ao ser tocado pelo Espírito Santo. Corria e sorria ao mesmo tempo. Foi a maneira como ele se comportou face tal situação que me fez corrigir "minha forma".

Mical -Olhando da Janela - em meio a toda alegria do Espírito Santo, alguém percebeu a cena de outra maneira. Ela demonstrou exatamente o oposto de toda a alegria e entusiasmo pelo retorno da Arca do Senhor. A filha de Saul em vez de descer com a multidão, resolveu observar tudo pela janela.
  1. Mical significa "quem é como Deus ou quem é perfeito"
  2. Era da linhagem real, uma princesa da tribo de Benjamim
  3. Foi comprada por Davi com sangue de circuncisão para ser sua esposa
  4. Salvara Davi de morrer nas mãos de seu pai, Saul.
  5. Foi tirada de Davi e dada a outro homem
  6. Foi devolvida a Davi no devido tempo
  7. Desprezou seu marido no coração e reprovou-o por ter dançado e se alegrado diante da Arca.
Que  triste! Mical poderia ter vivido de acordo com seu nome. Filha do rei, comprada com o preço de sangue e se tornou noiva de um rei da tribo de Judá. Depois de ficar separada de Davi por certo tempo, ela lhe foi restaurada. Enquanto seu marido  cantava e se alegrava diante da Arca de Deus como governante e líder de Israel, Mical observava-o pela janela e o desprezou em seu coração.
Mical deveria estar junto com a procissão, lá embaixo, louvando o Senhor e se alegrando juntamente com as mulheres de Israel,em vez de observar pela janela.

Da janela, só viu carnalidade, não foi capaz de ver a arca de Deus. O que estava em seu coração veio para fora, "a boca fala do que o coração está cheio". Reprovou com sarcasmo o comportamento de Davi, acusando-o de indecência por dançar com alegria e entusiasmo diante do Senhor.
Não conseguiu enxergar a Arca de Deus e o retorno da presença do Senhor. Não entendeu a importância de tudo aquilo que Deus estava fazendo.
Suas ações e atitudes foram reprovadas tacitamente!
Quantas "micais" existem hoje no meio do povo de Deus? Compradas com sangue, filhas do rei, entretanto, por desprezarem o culto ao Senhor e as manifestações do Espírito, elas são atingidas com esterilidade espiritual até o dia em que morrerem.

Que o Senhor nos conceda Sua Graça para , quando não entendermos as operações do Espírito Santo, calarmos e, deixá-lo agir, pois, Ele sabe bem o que faz!


Amem!

.By The Tabernacle of David

Nenhum comentário:

Postar um comentário