quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Jesus Apareceu em Corpos Diferentes Depois de Sua Ressurreição

Jesus apareceu em corpos diferentes depois de sua ressurreição? Mc 16.12

De acordo com Marcos, Jesus apareceu "em outra forma". Com base nisso, alguns argumentam que depois da ressurreição Jesus assumiu copos diferentes em ocasiões diferentes, não tendo o mesmo corpo físico que tivera antes da ressurreição. Mas isso é contrário ao ortodoxo entendimento que se tem da ressurreição, como é indicado por muitos outros versículos.

Tal conclusão não tem cabimento por várias razões. Primeiro, há sérias questões quanto à autenticidade do texto envolvido. Marcos 16.9-20 não é encontrado em alguns dos mais antigos e melhores manuscritos.

E sobre a reconstrução dos textos originais disponíveis, muitos eruditos crêem que os textos mais antigos são mais confiáveis, já que são mais próximos do manuscrito original.

Segundo, mesmo admitindo autenticidade do texto, o evento do qual ele é um resumo (Lc 24.13-32) simplesmente diz que " os seus olhos, porém, estavam como que impedidos de o reconhecer" (Lc 24.16). Isso torna claro que o elemento miraculoso não estava no corpo de Jesus, mas nos olhos daqueles discípulos (Lc 24.16,31). O reconhecimento de Jesus lhes tinha sido impedido até que os olhos deles foram abertos.

Terceiro, na melhor das hipóteses, essa é uma referência obscura e isolada. E não é sábio basear nenhum pronunciamento doutrinário num texto assim.

Quarto, seja qual for o significado de "em outra forma", com certeza não é o de uma forma diferente do seu corpo material, físico, real. Pois, nessa mesma ocasião, Jesus comeu comida material (Lc 24.30), e mais tarde nesse mesmo capítulo de Lucas, ele deu uma prova de que era "carne e ossos", e não um " espírito" não-material (VS.38-43).

Finalmente, "em outra forma" provavelmente tenha o sentido de ser diferente da figura do jardineiro com que Maria anteriormente o confundira (Jo 20.15). Nesse tempo Jesus apareceu na forma de um viajante (Lc 24.13-14).

Nenhum comentário:

Postar um comentário