terça-feira, 28 de abril de 2009
"SE TIVER PRESSA, ANDE DEVAGAR"
Sombras no relógio de Sol
Há muito tempo, um rei do oriente queria fazer uma surpresa agradável a seus súditos. De uma viagem, trouxe um relógio de sol, pois eles não conheciam relógio algum. Seu presente alteropu a vida das pessoas; começaram a distinguir os períodos do dia e a dividir o tempo; tonaram-se mais pontuais, mais ordeiros, comprometidos e laboriosos. o que, por outro lado, lhes trouxe riqueza e bem-estar. Quando o rei faleceu, os súditos ponderavam como poderiam homenagear os feitos do falecido. Como o relógio de sol era o símbolo da graça do rei e aorigem do sucesso dos cidadãos, decidiram construir um magnífico templo dotado de uma cúpula dourada em torno do relógio; no entanto, quando o templo estava concluído e a cúpula arqueva sobre o relógio, o sol não mais atingia; a sombra que indicava aos cidadãos o horário havia desaparecido e o orientador coletivo estava encoberto. Um cidadão passou a se atrasar, outro passou a não ser mais responsável e um terceiro não era mais o trabalhador que sempre fora; cada um vivia seu modo.
(Nossrat Pesechkian, O comerciante e o papagaio)
Vivemos literalmente num século de velocidades, pressa, dinamismo. Velocidade nas ruas, pressa no trabalho, dinamismo veloz nos relacionamento. Até em nossas orações a Deus somos velozes, precipitados. Todo mundo com pressa!
Milhões de fiéis, em todas as cidades do mundo, queixam-se amargamente, quando os pastores, líderes, levam mais de meia hora para pregar um sermão.
_ Estes pastores de hoje não saem do lugar, dizem eles. Estudaram tantos anos e não aprenderam a sintetizar as coisas! Dicurso longo!
O próprio progresso entrou no ritmo da pressa. Já é um lugar comum afirmar-se que, nestes últimos 50, 60 anos, o mundo disparou mais do que nos 20 séculos anteriores. A História de ontem, quase estática, lenta como tartaruga em seu desenvolvimento, transformou-se numa História dinâmica, nervosa, acelerada, trepidante, quase alucinante. Muita gente perdeu-se com tanta aceleração e disparidade. Isto, em todos os níveis.
A pressa nas estradas, continua ceifando vidas preciosas. Os índices de acidentes rodoviários xcrescem de forma assustadora. Um rede de notícias, noticiou outro dia que uma série de prefeitos de cidades de européias pensa em arrancar o asfalto das auto-estradas, num retorno à buraqueira de outro. Os carros vão apanhar de novo, mas o índice de acidentes fatais será obviamente menor.... Idéia maluca, talvez. mas não descabida de todo.
Se fizermos uma retorspectiva histórica, veremos que há algumas centenas de anos havia uma alternância equilibrada entre descanso e atividade; funções rítmicas naturais determinavam o "relógio interno" dos seres humanos até que inovações tecnológicas desencadeassem a era da industrialização. Retorcedendo mais ainda, descobriremos que os relógios mecanicos são responsáveis por levarem os humanos à adoção de uma ordem temporal linear e artificial.
O resultado de tanta pressa é o stress emocional precoce, a cardiopatia crescente, um número assustador e alarmante de suicidas, impaciência contumas, desamor. Ninguém tem tempo... o dia, com 24 horas, não é mais suficiente. Se tivesse 48horas, pela ordem natural do caráter humano, também não seria suficiente.
Deus é o Único que pode esperar! Fazemos de tudo na vida. Priorizamos nossos interesses. Nosso presente, nosso futuro em todos os segmentos, é o que na verdade importa. queremos tudo ao mesmo tempo, quanto a Deus!? Ele pode esperar.Agora não tenho tempo. O céu pode esperar! Quando eu não mais ter perspectiva de vida. quando a saúde me faltar. Depois que virar bagaço, sem amigos, procurarei Deus que, estará lá me esperando, afinal Ele nada tem a fazer!
Quem o tempo criou e dele é Senhor, pede a ti conta
E que conta farás: Dividir, subtrair, somar ou multiplicar?
Mas, ah! Se os que contam com seu tempo,fizessem desse tempo alguma conta!Não chorariam, como muitos sem conta, o não ter tempo!
Deus nos ajude!
Marcadores:
ande devagar,
horário,
modernidade,
respeito,
sombras no relógio,
tempo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu, infelizmente, sou uma das pessoas que correu em busca de tanta coisa, menos de Deus. Passei a minha vida encontrando tempo para tudo, menos para buscar a face de Deus, fosse em oração, leitura da Palavra, jejum, entrega etc. Tudo era motivo para deixar Deus de lado, sempre com a mesma desculpa: "Deus me ama e Ele entende".
ResponderExcluirQuanto engano!
Ele, de fato, nos ama. Mas, a palavra de Deus diz que Ele se achegará a nós quando nos achegarmos a Ele. Portanto, nao podemos mais perder tempo. Temos que nos aproximar do Senhor, pois Ele é tudo o que nos importa. Tudo o mais é passageiro, somente Ele é eterno.
Corramos, então, a corrida que nos foi proposta, dando todo o nosso tempo Àquele que todo o Seu tempo tem dado a nós!
lindo post. a-do-rei.
ResponderExcluirAplique-o em tua vida!
ResponderExcluirDivulgue-o
Paz
Essa é a mais pura realidade,mas pelomenos comigo...eu tentei ver pq estava me faltando tempo e descobri que era falta de organização e de priorizar as coisas,pq às vezes perdemos tempo com coisas mto fúteis. bom, Jesus está trabalhando isso em mim, na questão da organização, afinal a bíblia diz que há tempo pra tudo 24 horas tem q ser mais do q suficiente.
ResponderExcluirAprendamos a dura penas, não é verdade?
ResponderExcluir