terça-feira, 25 de agosto de 2009

"O ENDEMONIADO GADARENO " - "O Filho de Deus Se manifestou para desfazer as obras do diabo"

 Lucas 8.30-39 

Jesus lhe perguntou: “Qual é o seu nome?” “Legião”(Legião = A maior unidade do exército romano, entre 3000 a 6000 homens, o que indicava o grande número de demônios que possuía aquele homem), respondeu ele; porque muitos demônios haviam entrado nele. E imploravam-lhe que não os mandasse para o Abismo. Uma grande manada de porcos estava pastando naquela colina.

Os demônios imploraram a Jesus que lhes permitisse entrar neles, e Jesus lhes deu permissão. Saindo do homem, os demônios entraram nos porcos, e toda a manada atirou-se precipício abaixo em direção ao lago e se afogou. Vendo o que acontecera, os que cuidavam dos porcos fugiram e contaram esses fatos, na cidade e nos campos, e o povo foi ver o que havia acontecido.

Quando se aproximaram de Jesus, viram que o homem de quem haviam saído os demônios estava assentado aos pés de Jesus, vestido e em perfeito juízo, e ficaram com medo. Os que o tinham visto contaram ao povo como o endemoninhado fora curado. Então, todo o povo da região dos gerasenos suplicou a Jesus que se retirasse, porque estavam dominados pelo medo.

Ele entrou no barco e regressou. O homem de quem haviam saído os demônios suplicava-lhe que o deixasse ir com ele; mas Jesus o mandou embora, dizendo: “Volte para casa e conte o quanto Deus lhe fez”. Assim, o homem se foi e anunciou na cidade inteira o quanto Jesus tinha feito por ele.

Vemos no endemoninhado desespero, miséria e vergonha. Às vezes é pelo poder do Malígno que uma pessoa descobre a sua miséria.

Também podemos notar a legião de demônios como figura da multidão de pecados, pois um pecado sempre gera outros: quem rouba, depois mente, e então jura para reforçar a mentira.

Primeiro Jesus pediu que o homem dissesse seu nome. Depois, que ele contasse o que Deus havia feito em sua vida. Cada pessoa que deixar Jesus operar em sua vida terá uma trajetória semelhante. Começa com aquilo que o pecado fez em sua vida.

Termina com o que Deus fez por você. Como o apóstolo Paulo, você talvez tenha que contar quem você era, o que fazia e quão longe de Deus havia chegado. Mas, depois você contará a maravilhosa transformação - tudo que Deus fez para mudar sua história.

Jesus domina os demônios, requer do homem uma confissão do seu estado,manda sair o espírito imundo,revela o gozo destruidor do pecado, muda o coração do pecador e manda testificar à sua família.

Quando foi a última vez que você contou o que Deus lhe fez? Estudar a Bíblia com pessoas, pregar da própria Palavra de Deus são coisas muito boas e necessárias. Mas, algumas das partes mais poderosas da Bíblia são as histórias de homens e mulheres como eu e você, e o que Deus fez em nossas vidas. Volte para casa, vá lá para sua turma, chegue para seus colegas e conte o quanto Deus lhe fez. Talvez você não faça idéia do quanto Jesus vai fazer ainda com você e a sua história.

www.hermeneutica.com 

com adaptações do editor do blog

 

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

QUE TIPO DE MINISTÉRIO A IGREJA DE HOJE PRECISA?

O tipo de ministério que a igreja deseja está em contraste com o ministério que ela precisa.

1. Um destruidor, um construtor e um plantador: " Olha, ponho-te neste dia sobre as nações, e sobre os reinos, para arrancares, e para derrubares, e para destruíres, e para arruinares; e também para edificares e para plantares".Jr 1.10

2.Uma cidade, uma coluna e um muro." Porque, eis que hoje te ponho por cidade forte, e por coluna de ferro, e por muros de bronze, contra toda a terra, contra os reis de Judá, contra os seus príncipes, contra os seus sacerdotes, e contra o povo da terra".Jr 1.18

3.Um acrisolador de metal e uma fortaleza:"Por torre de guarda te pus entre o meu povo, por fortaleza, para que soubesses e examinasses o seu caminho." Jr 6.27

4.Um médico:Estou quebrantado pela ferida da filha do meu povo; ando de luto; o espanto se apoderou de mim. Porventura não há bálsamo em Gileade? Ou não há lá médico? Por que, pois, não se realizou a cura da filha do meu povo?" Jr 8.21-22

5. Um sacrifício: "E eu era como um cordeiro, como um boi que levam à matança; porque não sabia que maquinavam propósitos contra mim, dizendo: Destruamos a árvore com o seu fruto, e cortemo-lo da terra dos viventes, e não haja mais memória do seu nome."Jr 11.19

6. Um pastor: " E, se isto não ouvirdes, a minha alma chorará em lugares ocultos, por causa da vossa soberba; e amargamente chorarão os meus olhos, e se desfarão em lágrimas, porquanto o rebanho do SENHOR foi levado cativo."Jr 13.17

7. Um agitador: "Ai de mim, minha mãe, por que me deste à luz homem de rixa e homem de contendas para toda a terra? Nunca lhes emprestei com usura, nem eles me emprestaram com usura, todavia cada um deles me amaldiçoa."Jr 15.10

Tomara Deus que encontremos mais Jeremias por ai, nos púlpitos e grandes congressos!

" O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO" - Parte 6

continuando

Falar em línguas estranhas é o sinal do batismo com Espírito Santo:

E todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem”.

“Porque os ouvia falar em línguas e magnificar a Deus.”

“E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam línguas e profetizavam.”

Atos 8.17 diz que com a imposição das mãos dos apóstolos Pedro e João, os novos convertidos em Samaria receberam o Espírito Santo. Não está escrito que falaram línguas, mas o versículo 18, diz que Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro. Que sinal teria visto Simão, para saber que eles tinham recebido o Espírito Santo? É natural entendermos que Simão tenha visto a manifestação do mesmo sinal manifestado em outras ocasiões semelhantes, isto é, línguas estranhas. Não quero entrar no assunto de falar línguas estranhas, porque estaria fugindo do nosso tema. Mas apenas mostrar pelas Escrituras que o falar línguas estranhas, é o sinal do batismo no Espírito Santo.

Porque deve o crente buscar o batismo no Espírito Santo? Porque o Espírito Santo dá ao crente poder para ser testemunha de Jesus: “Mas recebeis a virtude do Espírito Santo que há de vir sobre vós, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra”. 

É muito importante que os pregadores do Evangelho sejam pessoa bastante culta, e que procurem sempre aprimorar essa cultura que pesquisem, que estudem; mas é indispensável que sejam batizados com o Espírito Santo, e permaneçam cheios do Espírito Santo.

O Livro de Atos fornece cinco relatos de pessoas recebendo a plenitude do preenchimento ou do batismo no Espírito Santo, Atos 2.4; 8.14,25; 9.17,20; 10.44,48; 19.1,7. Nesses relatos, cinco fatores são manifestos:

1.      Havia uma esmagadora irrupção da presença de Deus, que foi experimentado por todos os que estavam presentes.

2.      Havia uma transformação evidente nas vidas e no testemunho dos discípulos que foram enchidos.

3.      Aquilo que foi experimentado se tornou ímpeto para o crescimento da Igreja, e "todos os dias, no templo e nas casas, não cessam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo".

4.      A evidência imediata em três dos cincos relatos era a glossolalia: "Porque os ouviam falar em línguas e magnificar a Deus". Glossolalia é um termo derivado do grego glossa ("língua") e laleo ("falar").

5. O propósito final dessa experiência era um poderoso testemunho e uma profunda dimensão do comprometimento cristão para se alcançar alegria, graça, humildade  e bons frutos.

O batismo no Espírito Santo, abre ao crente as portas para o recebimento dos dons espirituais que o torna útil para a Igreja:

O batismo no Espírito Santo abre ao crente as portas para o recebimento dos dons espirituais que o torna útil para a Igreja:

“Mas a manifestação do Espírito é dada a cada um, para o que for útil. O Espírito Santo glorifica a Jesus no crente”.

“Ele me glorificará, porque há de receber do que é meu, e vô-lo há de anunciar”.

 É uma nova experiência que o crente tem com Cristo. O Espírito Santo dá ao crente poder sobre a carne, sobre o mundo, e o diabo. O crente batizado no Espírito Santo sente um manancial de vida afluir do seu interior como as correntezas de um rio caudaloso:

“E o último dia, o grande dia da festa Jesus pôs-se em pé, e clamou dizendo: Se alguém tem sede, vem a mim e beba. Quem crê em mim, como diz a escritura, rios de águas vivas correrão do seu ventre. E isto disse ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem, porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado.”

Os crentes que ainda não são batizados no Espírito Santo o conselho de Jesus é que o busquem até receber:

“E eu vos digo a vós. Pedi e dar-se-vos-á; buscai e achareis, batei e abrir-se-vos-á. Porque quem pede recebe, e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-vos-á. E qual o pai dentre vós que se o filho lhe pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou também, se lhe pedir peixe, lhe dará por peixe uma serpente? Ou também se lhe pedir um ovo, lhe dará um escorpião? Pois vós sendo maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais dará o Pai celestial o Espírito àqueles que lho pedirem?” E aos crentes batizados com o Espírito Santo, não devem se acomodar acham do que já subiram o último degrau. Deus tem muitas bênçãos ainda para lhes dar. O celeiro celestial está cheio. Glória a Deus.

Está escrito que, após o Senhor Jesus ter sido batizado nas águas, o céu se abriu e veio sobre ele o Espírito Santo, descendo como pomba e vindo sobre ele.

Depois que veio o Espírito Santo sobre Jesus, o mesmo Espírito o conduziu para o deserto para ser tentado por Satanás.

E após a completa vitória de Jesus sobre o diabo, teve início ao seu glorioso ministério. Isto deve nos servir de ensino, que após o batismo no Espírito Santo, não cessam as lutas; mas nos conforta saber, que estamos mais preparados para a luta. Que estamos agora revestidos de poder.

Os grandes movimentos evangelísticos, que tem sido a causa da salvação de muitas almas, grandes campanhas de cura divina e libertação de oprimidos, têm surgido sempre após um período de oração, e grande derramamento do Espírito Santo.

Oxalá possamos receber uma grande avivamento espiritual e muitos crentes apáticos e acomodados possam ser sacudidos pelo poder de Deus; cheio do Espírito Santo, e se tornarem uma benção para o reino de Deus aqui na terra.

Fazer Tatuagem é Pecado? Eis o resultado da Enquete.

Conforme sugestão pelos blogueiros, eis o resultado da enquete solicitada.

Fazer Tatuagem é Pecado?

 

Responderam conforme abaixo:

Depende da Tatuagem   (3%)

 

Não Sei                  (1%)

 

Sim, é Pecado     (81%)

 

Não é Pecado    (1%)

 

Depende da religião da pessoa                (1%)

 

Eu não Usaria  (32%)

Eis o resultado da enquete para suas conclusões.

Utilizar Piercing é Pecado? Resultado da Enquete

Eis o resultado da enquete, postado conforme solicitação dos blogueiros

Utilizar Piercing é Pecado?

 Responderam conforme abaixo

Sim          (76%)

 

Não sei                  (6%)

 

Eu usaria               (0%)

 

Eu Não usaria     (40%)

 

Não é Pecado   3 (6%)

 

Depende da Religião da Pessoa               (2%)

Fca, pois aqui, o resultado da enquete, para suas conclusões e comentários.

"O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO" Parte 5

continuação

4.2 “Reunidos no mesmo lugar

Havia quase 120 discípulos, incluindo as corajosas e heróicas pessoas anônimas que tiveram participação efetiva na obra de Deus. O local era o cenáculo, em Jerusalém, onde perseveravam “unanimemente em oração e súplica” À luz do contexto, “reunidos no mesmo lugar” fala da unanimidade de propósito, esperando a promessa do Pai.

A . O que pensar dessas passagens?
O batismo com Espírito Santo é uma das maravilhosas promessas do Senhor para todos os crentes neotestamentários, isto é, para todos os crentes que vivem na dispensação da graça: “Porque a promessa vos diz respeito a vós, a vossos filhos, e a todos que estão longe: A todos quantos Deus nosso Senhor chamar.”

A dispensação da graça foi inaugurada com a ressurreição do Senhor Jesus: “Porque a lei foi dada por Moisés; a graça e a verdade vieram por Jesus Cristo.” E findará com o arrebatamento da igreja, época em que o mundo será dominado pelo Anti-Cristo, e se prepara para a inauguração do milênio, quando o Senhor vier com sua igreja glorificada:

 “Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.”

Não podemos aceitar a doutrina de que o batismo no Espírito Santo foi somente para o tempo dos apóstolos, porque em nenhuma parte das Escrituras encontramos tal ensinamento, pelo contrário, depois do derramamento do Espírito Santo no dia de Pentecostes, relatado em Atos 2.1-4, encontramos várias passagens onde esse maravilhoso evento é repetido:

 “Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a Palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo. Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus. Então lhe impuseram as mãos e receberam o Espírito Santo”.

Outra vez diz “E sucedeu que enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo tendo passado por todas as regiões superiores chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos, disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo. Perguntou-lhes então: Em que sois batizados então? E eles disseram; no batismo de João. Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.

E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus. E impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam.”

E em outra passagem, encontramos essa maravilhosa promessa alcançando os gentios:

 “E dizendo Pedro ainda estas palavras, veio o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a Palavra. E os fiéis que eram da circuncisão, todos quantos tinham vindo com Pedro, maravilharam-se de que o dom do Espírito Santo se derramasse também sobre os gentios. Porque os ouvia falar línguas e magnificar a Deus. Respondeu então Pedro: Pode alguém por ventura recusar a água para que sejam batizados estes, que também receberam como nós o Espírito Santo?”

Conforme as passagens acima, o batismo no Espírito Santo é uma segunda experiência que a pessoa tem com Cristo, a primeira é a salvação, a segunda o batismo no Espírito Santo.

Existe uma teoria que tenta provar que o batismo no Espírito Santo, não é para os nossos dias, dizendo que a pessoa recebe o Espírito Santo no mesmo instante em que recebe a salvação sendo, portanto, uma só experiência. Em parte concordamos. De fato a pessoa recebe o Espírito Santo quando se converte a Cristo. Pois quem convence o mundo do pecado é o Espírito Santo:

Todavia digo-vos a verdade, que convém que eu vá; porque, se eu não for, o consolador não virá a vós; mas, se eu for enviá-lo-ei. E quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça, e do juízo”.

Importante, porém é notar a diferença entre batismo no Espírito Santo, e selo com o Espírito Santo. Todos os salvos são selados com o Espírito Santo, mas nem todos são batizados:

Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o Evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa”.

E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção”. Então com o selo com o Espírito Santo, é dado como penhor para o dia da redenção, isto é, para o dia do arrebatamento da igreja. Jesus depois de ressuscitado soprou sobre os apóstolos, dizendo: Recebei o Espírito Santo.

Então eles receberam o Espírito Santo, no exato momento em que Jesus soprou sobre eles. Mas isto não impediu que eles fossem batizados com o Espírito Santo dez dias após a ascensão do Senhor no dia de Pentecostes.

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

"O REINO DE DEUS" - O QUE JESUS QUIZ DIZER?

De: Gisele bezerra Padrão

Para: marques_joao2004@yahoo.com.br

Assunto: Pergunta

Pastor o que Jesus queria dizer, quando pediu pros dicipulos anunciarem: é chegado o Reino de Deus?

Minha querida irmã Gisele:

“O Reino de Deus” projetava-se como um futuro brilhante para os judeus, Cf. Mc 15.43. Quando o Reino viesse, ele significaria o esmagamento dos inimigos de Deus e a confirmação de Israel como povo de Deus. Contra este pano de fundo, podemos resumir a mensagem de Marcos como segue:

·        O Reino está perto, prestes a chegar, 1.15!

·        Ele está perto porque Jesus veio, 11.10; Cf 2.18-22.

 ·        O processo que ensejará seu pleno aparecimento já foi iniciado, 4.26,30.

·        Contra toda a expectativa presente, é difícil entrar no Reino, 10.24. Esta entrada não é certamente automática. Uma ação drástica pode ser necessária, 9.47. Na realidade, a entrada está aberta somente àqueles que deixaram tudo e seguiram Jesus, 10.15,21.

O reino de Deus é o governo e o domínio de Deus com toda a bênção e desfrute que isso implica. É a meta do Evangelho de Deus e de Jesus Cristo.  Para entrar nesse reino, as pessoas precisam arrepender-se dos pecados e crer no  Evangelho, para que os pecados lhes sejam perdoados e para que sejam regenerados por Deus, a fim de terem a vida divina, uma vida que condiz com a natureza divina desse reino, Jo 3.3. 

Todos os crentes em Cristo podem partilhar do reino na era da igreja para desfrutar a Deus em Sua justiça, paz e alegria no Espírito Santo, Rm 14.17. Esse reino se tornará o reino de Cristo  e de Deus, que  os crentes vencedores herdarão e desfrutarão na era vindoura (1Co 6.9-10;Gl 5.21; Ef 5. 50, para reinar com Cristo mil anos (Ap 20.4,6). 

Então, como reino eterno, será uma bênção eterna da vida eterna de Deus, para o desfrute de todos os Seus redimidos no novo céu e nova terra pela eternidade (Ap 21.1-4; 22.1-5.14,17). Esse reino de Deus que estava próximo, no qual o Evangelho do Salvador - Servo iria introduzir os Seus crentes. 

Com vistas a esse reino, o Salvador-Servo disse às pessoas que se arrependessem e cressem no Evangelho.

Anunciando a "chegada do Reino de Deus", os discípulos estavam convidando àquelas pessoas a atenderem  às exigências do Reino.

Espero que tenha lhe esclarecido.

Deus lhe abençoe!!

"O BATISMO COM O ESPÍRITO SANTO - Parte 4

Continuação

a) Profeta Joel

Joel, um dos profetas menores, tem sido chamado de “profeta do Pentecoste”, por causa de suas profecias correspondentes ao derramamento do Espírito Santo. Em seu livro no capítulo 2, versículos 28 e 29, lêem uma das primeiras promessas referentes ao batismo no Espírito Santo: “E há de ser que, depois, derramarei o meu Espírito sobre toda carne, e vossos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos e vossos mancebos terão visões. E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”. Foi a profecia de Joel que Pedro se referiu no dia de pentecoste, para explicar às multidões o fenômeno que ocorria.

b) Profeta Isaías

Ouve outras profecias quanto a vinda do Espírito Santo, cerca de 100 anos depois do profeta Joel. Deus falando pelo profeta Isaías, disse: “Porque derramarei água sobre o sedento, e rios sobre a terra seca; derramarei do meu Espírito sobre tua posteridade, e a minha benção sobre os teus descendentes”.

c) Profecia de João Batista

Mais de 500 anos haviam-se passado desde que está profecia do Senhor fora dado a Joel, quando, pelas Campinas verdejantes da Judéia, e pelas margens úmidas do Jordão, apareceu João Batista, o precursor do salvador, anunciando: “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo”. É demais familiar a muitos estudantes da Bíblia que a palavra grega usada por João é “baptizein”, que significa “imergir”, “mergulhar”. Isto significa que os crentes foram mergulhados, envolvidos, no Espírito Santo (isso é maravilhoso!).

d) O próprio Jesus

Não tardou até que Cristo, na força do Espírito Santo, começasse o seu ministério, no desenvolver do qual, também falou sobre a obra do Espírito Santo, começando com o novo nascimento, seguindo o batismo com o mesmo Espírito. Ele próprio disse quando de sua estada numa festa dos Judeus em Jerusalém: “quem crê em mim, como diz a Escritura, rios d’água viva correrão do seu ventre”. E acrescenta o apóstolo João que “isto disse Ele do Espírito que haviam de receber os que nele cressem; porque o Espírito Santo ainda não fora dado, por ainda Jesus não ter sido glorificado”

Após ressuscitar dos mortos, noutro lugar, antes de subir para o pai, diante dos seus discípulos, outra vez disse Jesus: “Porque na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com Espírito Santo; não muito depois destes dias”.

Jesus não somente predisse, mas prometeu que enviaria o Espírito Santo de modo especial. “Eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador... O Espírito de verdade”.

Jesus, depois de ressuscitar, disse aos seus discípulos: “Ficai, porém, na cidade de Jeruzalém, até que do alto, sejais revestido de poder” .

e) A promessa do pai

O batismo no Espírito é assim chamado porque, no Antigo Testamento, o pai havia prometido o derramamento do Espírito a todos os que lhe invocassem o nome. No AntigoTestamento encontramos muitas promessas sobre a efusão do Espírito. Dessa promessa, falaram:

1) Salomão

2) Isaías

3) Joel

4) Zacarias

f) Cumprimento da promessa

O registro do cumprimento da promessa esta em Atos 2.1-13. Nosso Deus reservou o dia de pentecostes para enviar, ou melhor, presentear a humanidade ali representada com esta promessa tão comentada e esperada. Glória Deus.

A experiência do batismo no Espírito Santo já não é uma exclusividade dos membros das igrejas pentecostais. Na medida dos anos é cada vez maior o número de membros de igrejas até então fachadas para esta experiência, que estão recebendo o batismo no Espírito Santo acompanhado da experiência de falar em línguas.

4 . Dia de Pentecoste

4.1 “cumprindo-se o dia de Pentecoste

Pentecoste era uma das três principais festas judaicas, instituídas por Deus, através de Moisés. Páscoa e Tabernáculos são as outras duas. Essas festividades solenes eram significativas e apontavam para o Messias.

a) Páscoa

Era a comemoração da saída dos filhos de Israel do Egito, também chamada de Festa dos Pães Asmos (porque nela o pão era sem fermento), comemorada ainda hoje pelos Judeus. Para nós, ela se cumpriu no dia do sacrifício de Jesus, pois o cordeiro, descrito em Exodo 12.3-8, apresenta os requisitos em Cristo.

b) Festa dos tabernáculos

Chamada em hebraico de “Sucot”, comemora o período em que os filhos de Israel viveram em cabanas no deserto, quando saíram do Egito. Era a última festa do ano e durava oito dias. Era uma festividade alegre. Está mencionada em João 7.37-39. Ela representa alegria e o gozo dos crentes. O quadro profético ainda não se cumpriu: será no Milênio.Levítico 23.33-43

c) Pentecoste

É a palavra grega que significa “qüinquagésimo”, porque esta festa era celebrada 50 dias após a Páscoa . Chamada em hebraico de “shavuot”, plural de “shavua”, significa “semana”, mas é também conhecida como a Festa das Primícias, pois coincidia com o fim da colheita de trigo. O nome “Festa de Pentecoste” ficou assim conhecido, por ser realizada no qüinquagésimo dia após a Páscoa.