O SENHOR, JUSTIÇA NOSSA
Jeremias 33.16
Introdução
O que ë justiça?
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Justiça é virtude moral que inspira o respeito dos direitos de outrem e que fez dar a cada um o que lhe pertence.
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Justiça é dar a cada um o que merece.
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Justiça é um dos atributos de Deus manifesta por ele em favor das suas criaturas.
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ALGUNS ATRIBUTOS DE DEUS EM FAVOR CRIATURAS
1.Fidelidade- Ele é fiel, absolutamente digno de confiança, as suas palavras não falharão 2Tm 2.13; 2Ts 3.3; 1Jo 1.9; Sl 119.90; Ex 34.6; Nm 23.19; Dt 4.31; Js 21.43
2. Bondade- A bondade de Deus é o atributo em razão do qual concede vida e outras benções das criaturas Sl 25.8; Sl 100.5 145.8,9; Nm 1.7; Rm 2.4; Mt 45; Sl 31.19; At 14.17.
3. Amor – amor é o atributo do qual ele deseja relação pessoal com aqueles que possuem a sua imagem e, mui especialmente com aqueles que foram santificados em caráter, feito semelhante a ele.
4. Paciência – Nm 14.18; Sl 86.15
5. Justiça – Sl 97.2; 1Jo 1.9; Rm 3.26 .Deus é justo- Justiça é a santidade em ação. É a santidade de Deus manifesta no tratar retamente com suas criaturas – Gn 18.25- Justiça é obediência a uma norma reta. Deus utiliza a Justiça quando: a)Livra o inocente; b)Condena o ímpio c) Exige que se faça justiça
II. DEUS É RETO E JUSTO
O Deus Santo é distinto e separado da humanidade pecaminosa. Mesmo assim, Ele permite que nos aproximemos de sua presença. Essa concessão acha-se baseada no fato de que Ele julga o seu povo com retidão e com justiça (Sl 72.2). Ambos os conceitos são freqüentemente combinados entre si para ilustrar a maneira como Deus se apresenta a nós.
Retidão – Conformidade com os verdadeiros princípios – Sl 58.1 Sl 106.3
Tsedaqah – Retidão de Deus é tanto o seu caráter ético moral e, portanto, serve como padrão para determinar qual a nossa posição em relação a Ele.
Justiça – Mishpat - É através dela que Ele exerce o seu governo.
Os sistemas democráticos modernos de governo separam os deveres do Estado em várias ramificações que se equilibram mutuamente e que prestam contas umas às outras ( o poder legislativo para elaborar e aprovar as leis; o executivo para obrigar o cumprimento das leis e para manter a ordem; o poder judiciário para garantir a consciência das leis e para penalizar os transgressores).
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"mishpat" de Deus coloca todas essas funções dentro do caráter e do domínio do único Deus Soberano ( Sl 89.14).
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Nossas Bíblias freqüentemente traduzem esse termo hebraico por juízo, que enfatiza um dos múltiplos aspecto da justiça ( Is 61.8; Jr 9.24; 10.24; Am 5.24).
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A justiça de Deus inclui a penalidade do Juízo mas subordina essa atividade à obra global de estabelecer a sua justiça amorosa ( Dt 7.9,10)
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Padrão com que Ele se apresenta a nós é perfeito e reto Dt 32.4
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Por isso, não podemos, por nós mesmos, ser aprovados por esse padrão, que Deus usa para avaliar-nos pois todos nós ficamos em falta Rm 3.23
III . A JUSTIÇA
1. Divina Jo 5.30; Rm 2.2
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aplicadas aos oprimidos Sl 103.6; Pv 16.11; Is 45.21
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A todo novo dia Sf 3.5
2. Ordenada Dt 16.20; Is 56.1
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a favor do fraco Sl 82.3
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É melhor do que sacrifício Pv 21.3
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3. É imparcial
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Na concessão de favores Lv 19.15; Jó 34.18,19; Mt 5.45;
At 10.34,35; Mt 20.14; Rm 10.12
IV. O SENHOR JUSTIÇA NOSSA
1) Jeremias = O Senhor designa ou estabelece
2) Autor
A formação de Jeremias é toda envolvida com profecia. Por esse motivo sabe-se mais da vida pessoal desse profeta do que qualquer outro.
3) O Perfil
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Nasceu em 647, em Anatote, uma cidade sacerdotal distante cerca de 5Km a nordeste de Jerusalém. Era filho de Hilquias, que foi provavelmente o sumo sacerdote na ocasião da reforma de Josias. Hilquias foi também o bisavô de Esdras.
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Foi constituído profeta pelo Senhor antes do seu nascimento 1.5, e chamado pelos Senhor no 13º ano do reinado de Josias, aos 20 anos, 1.2
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Foi proibido de se casar, Ter filhos ou filhas 16.1ss
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Foi proibido de ir a enterro 16.5 e evitar celebração festivas 16.8-9
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Ministrou em Jerusalém durante 40 anos aproximadamente (627 –586) e no Egito durante cinco anos ( Jr 43-44)
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Foi homem compassivo e profundamente sensível
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Foi considerado um traidor
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Não viu conversão ao longo do seu ministério de mais de 40 anos
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Foi considerado, depois de desprezado, no exílio, mais tarde, o herói popular dos restantes judeus exilados
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